TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística De Transporte

Monografias: Logística De Transporte. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2014  •  1.718 Palavras (7 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 7

LOGÍSTICA DE TRANSPORTES

RESUMO

O sistema de transporte de bens e serviços é bastante antigo, porém com o tempo novas tecnologias foram criadas para facilitar e dar segurança a este transporte. O uso da logística no transporte é a peça chave para a diminuição de custos, segurança no transporte de produtos de alto valor e com isso o aumento da satisfação dos clientes. Atualmente com a concorrência das empresas de transporte, estas implantam sistemas de gestão informatizados cada vez mais modernos, com isso aumenta o diferencial entre estas empresas. Os sistemas de gestão informatizados e a logística de transporte devem ser implantados não somente para criar um diferencial entre as empresas de mesmo ramo, mas para a diminuição de custos, a segurança dos produtos transportados, principalmente quando estes são produtos de alto valor agregado, como numerários e também a realização do serviço em menor tempo possível e com qualidade para que o cliente se sinta satisfeito com o serviço contratado. Quando clientes contratam empresas de transportes estes querem que a mesma mantenha a integridade e a segurança do produto transportado desde sua coleta até seu local de entrega, com isso clientes visam empresas que possuam eficiente controle de transportes, como o auxílio da logística e dos sistemas de gestão informatizados, para que desta forma a empresa torna-se destaque na hora da escolha pelos clientes.

Palavras-chave: Logística de transporte. Sistema de gestão informatizado. Transporte de produtos.

1 INTRODUÇÃO

Não sabemos exatamente quando o homem começou a transportar coisas, uma vez que a arqueologia não consegue determinar com precisão quando foi que o homem criou o primeiro equipamento de transporte. Na verdade à medida que o ser humano foi dominando os recursos da natureza e o avanço da tecnologia, iniciou-se um processo de desenvolvimento que demandou o transporte de bens de um lugar para outro.

Aplicar novas tecnologias no auxílio da logística dos transportes é uma peça fundamental para que produtos sejam disponibilizados rapidamente aos clientes, principalmente quando estes se tratam de numerários. O transporte se insere no sistema logístico, uma vez que o fluxo de bens e serviços somente é possível a partir da atividade de transporte, ou seja, o transporte é responsável pelo fluxo físico de bens ou serviços, desde um ponto de origem até um ponto de destino.

Descrever o transporte sob a ótica dos sistemas logísticos é necessário para que se mantenha a integridade do que se está transportando, visando garantir que a mercadoria esteja em condições de uso/consumo por ocasião da entrega. A logística e um sistema eficiente são bastante importantes principalmente quando se trata de produtos de grande valor agregado. No decorrer do trabalho será apresentado e explicado sobre a importância da logística e de um sistema de gestão informatizado principalmente no transporte de produtos de alto valor como numerários.

2 O PAPEL DOS TRANSPORTES NA CADEIA DE ABASTECIMENTOS

A logística de abastecimentos é um ramo da logística que administra o transporte dos bens, abrangendo desde os fornecedores da empresa até o seu cliente final.

Deverão ter impactos logísticos as operações, conforme Razzolini Filho (2007, p. 23):

De seleção e de aliança com fornecedores, escolha de roteirizadores, software de gestão, administração de custos de transportes, métodos e custos de armazenagens, manuseio de produtos, dimensionamento de estoques, análise dos ativos, localização e layout dos armazéns, dimensionamento do quadro de funcionários, turnos e organograma funcional, pesquisas de satisfação de clientes.

“O sistema logístico é a peça chave para a para sustentar uma maior competitividade de empresas ao permitirem o atendimento dos pedidos dos clientes com a necessária qualidade, rapidez e confiabilidade” (RAZZOLINI FILHO, 2007, p. 28).

“É a globalização dos mercados que atualmente forçam as organizações a se prepararem para otimizar os seus transportes, minimizando custos e aumentando a eficiência da cadeia de abastecimento”. (BERTAGLIA, 2003, p. 94).

Segundo Bertaglia (2003, p. 94), “o modo de transporte normalmente já é conhecido pela empresa, uma vez que, a definição está ligada diretamente ao tipo de produto, distância, custos e faz parte da estratégia logística”.

Para sincronizar a cadeia, os clientes devem ter acesso às informações importantes que lhes interessam, como programação de entrega, situação do pedido, ao mesmo tempo em que o fabricante deve acessar informações de demanda de seus clientes. No outro extremo da cadeia, a relação com o fornecedor deve ser similar, e as informações de programação de entregas e consumo devem ser compartilhadas. A internet é o elemento que pode facilitar essa interação entre os vários participantes do processo. (BERTAGLIA, 2003, p.93).

Segundo (PAOLESCHI, 2008, p. 173) o transporte logístico é:

O deslocamento de bens de um ponto a outro da rede logística, respeitando as restrições de integridade da carga e de confiabilidade de prazos. Não agrega valor aos produtos, mas é fundamental para que eles cheguem ao seu ponto de aplicação, de forma a garantir o melhor desempenho dos investimentos dos diversos agentes econômicos envolvidos no processo.

“A cadeia de abastecimento consiste no conjunto de processos requeridos para obter matérias, agregando valores, disponibilizando os produtos para o lugar (onde) e para a data (quando) os clientes desejarem, variando o processo de acordo com as características do negócio”. (BERTAGLIA, 2003, p. 92).

3 O PAPEL DOS TRASPORTES PARA OS SISTEMAS LOGÍSTICOS

Para entender como o transporte se insere nos sistemas logísticos, é necessário compreender o que é logística e qual sua função nos sistemas empresariais.

Logística é definida pelo (CSCMP)1 como, conforme (RAZZOLINI FILHO, 2007, p. 66):

A parte do processo da cadeia de suprimentos que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento, a jusante e reverso, eficientes e eficazes dos bens e serviços, bem como as informações relacionadas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com