TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lojas Marisas

Ensaios: Lojas Marisas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  6.123 Palavras (25 Páginas)  •  892 Visualizações

Página 1 de 25

Sumário

1. INTRODUÇÃO 4

2. ANÁLISE DO SETOR 5

2.1 Análise de Produção do Setor Varejista 6

2.2 Características da Demanda Pelos Bens do Setor 7

2.2.1 Shoppings Centers 9

2.2.2 Lojas de Departamentos 10

2.2.3 E-commerce 11

2.2.4 Resultados das Mudanças do Setor 12

3. HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO 17

3.1 A Organização Atualmente 21

3.2 Destaques Operacionais e Financeiros 25

4. DIAGNÓSTICO DO SEGMENTO 27

4.1 Macro Ambiente 28

4.2 Composto de Marketing 31

5. DIAGNÓSTICO DA ORGANIZAÇÃO 33

5.1 Público Alvo 33

5.2 Governança Corporativa – Modelo de Gestão 35

5.3 Produtos e Serviços Oferecidos 35

5.4 Matriz BCG 36

3.5.2 Análise de Alto Desempenho 40

3.5.3. Estratégia do Oceano Azul 41

6. ANÁLISE E PROPOSTAS PARA ORGANIZAÇÃO 42

7. IMPLEMENTAÇÃO DAS PROPOSTAS. 43

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 44

9. INTEGRANTES DO GRUPO 45

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho foi elaborado por um grupo de alunos do Curso de Especialização de Administração de Empresas da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC– COGEAE, com o objetivo de aliar os estudos adquiridos academicamente sobre Gestão Empresarial com as atuais práticas do mercado brasileiro.

Compreendendo o crescimento do segmento varejista e a alta competitividade do setor, que faz com que as empresas de varejo busquem inovações contínuas, optamos por analisar as estratégias de mercado, de um grupo que atua neste segmento há 66 anos: Grupo Marisa S/A.

Sob este pensamento, dividimos este estudo em: Diagnóstico do Segmento (uma visão macro sobre o varejo), Histórico da Organização, Diagnóstico da Organização, onde a analisamos através de ferramentas estudadas em sala, como Matriz do Boston Consulting Group (BCG), Análise de Alto Desempenho e Estratégia do Oceano Azul, desenvolvida por Chan e Mauborgne, como a empresa planeja-se para os próximos anos e quais são as possíveis inovações estratégicas utilizadas até o momento para manter-se consolidada em seu segmento.

Nosso intuito é que este estudo possa ser esclarecedor tanto para os integrantes deste grupo, quanto para os futuros leitores deste.

2. ANÁLISE DO SETOR

“O varejo vem assumindo uma importância crescente no panorama empresarial no Brasil e no mundo. Notícias sobre varejo aparecem quase diariamente nos cadernos econômicos dos principais jornais brasileiros. Com o acelerado ritmo de consolidação que vem caracterizando as atividades varejistas brasileiras, um número crescente de varejistas aparece na relação das mais empresas do Brasil.”(Parente,p.15,2000)

O comércio é o responsável pela expansão do atual cenário econômico brasileiro. No Brasil, assim como os demais setores de atividade, o comércio vem passando por transformações relacionadas a alterações tanto como na forma de gestão, tecnologia comportamento empresarial contratação e remuneração da mão-de-obra, principalmente a partir de meados da década de 90. Diariamente relatado em jornais, revistas e tv dentro dos cadernos economia informações sobre o crescimento, formas de gestão, aquisições e fusões comprovando o atual panorama empresarial no setor varejista.

O Comércio varejista pode ser descrito como a venda de produtos ou a comercialização de serviços em pequenas quantidades, que pode ser de forma direta ao comprador ou consumidor final.

Segundo Kotler (2000, p. 540), todas as atividades de venda de bens ou serviços diretamente aos consumidores finais são definidas como varejo. Da mesma forma, todas as maneiras pela qual estes bens ou serviços são vendidos estão incluídas no conceito de comércio varejista, seja através de venda pessoal, correio, telefone, internet, catálogo ou máquina automática.

O setor de comércio varejista brasileiro tem obtido crescimento devido motivado a combinação de diversos fatores, a recuperação da economia brasileira nos últimos anos, o aumento de crédito pessoal, a queda das taxas de juros e o aumento do emprego formal.

As condições de crédito exercem grande influência no desempenho do setor varejista. Uns dos desafios o setor para impulsionaras vendas concentram-se na redução das taxas de juros e diminuição da inadimplência.

Las Casas (2006) lembra que muitas empresas atuam tanto no atacado, quanto no varejo ele considera empresas varejistas aquela que tem pelo menos 50%ou mais de vendas direta, ou seja, que suas operações decorrem de vendas diretamente ao consumidor.

Almeida (2006) ressalta que a evolução do varejo brasileiro efetivou profundas modificações, como a abertura econômica, a estabilidade da moeda, a nova dinâmica logística do setor de distribuição, as novas inovações tecnológicas disponíveis e os novos hábitos de consumo da população.

Para o Instituto para o Desenvolvimento do Varejo - IDV (2010), a importância do varejo na economia brasileiro é cada vez maior, responsável por gerar o maior número de empregos formais no País, o setor desfruta nos últimos quatro anos, indicadores de crescimento no setor e maiores indicadores de modernização”. (INSTITUTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO VAREJO, 2010).

2.1 Análise de Produção do Setor Varejista

O comércio varejista envolve de forma intensiva três fatores de produção, são eles:

 Trabalho – Por toda a cadeia necessitar de pessoas que irão intervir no processo produtivo. Desde a compra, distribuição, produção, estocagem e comercialização de produtos e serviços.

 Capital – É considerado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.4 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com