TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDICIPLINAR IV: Lojas Marisa S.A

Pesquisas Acadêmicas: PROJETO INTEGRADO MULTIDICIPLINAR IV: Lojas Marisa S.A. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  3.848 Palavras (16 Páginas)  •  1.850 Visualizações

Página 1 de 16

1. INTRODUÇÃO

Em 1948 iniciava um desafio com a primeira loja da companhia Marisa S.A, a bolsas Marisa. Pouco a pouco, com o intuito de ampliar as oportunidades, em 1950, o grupo lançou a primeira ponta de estoque conhecida no país. Em seguida, passou a usar o nome Marisa, já com intuito de entrar em novos segmentos. Seu crescimento se deu de forma gradativa e planejada se tornando nacionalmente reconhecida como uma rede de lojas femininas. Nesse contexto, a empresa escolhida para este trabalho foi a rede de Lojas Marisa que está entre as maiores empresas do seu segmento do país.

O atual ambiente competitivo forçou as organizações a adotarem estratégias que as evidenciem e possibilitem corresponder às expectativas de mercado, levando-as a medidas mais dinâmicas quando se trata da gestão de negócios. Este novo cenário aponta para a necessidade das organizações em elaborarem uma gestão mais eficaz, buscando construir uma estratégia sólida e exclusiva.

Pensando desta forma, o presente trabalho foi elaborado através da analise das práticas de gestão organizacional da rede de lojas Marisa. A pesquisa descreve ainda os métodos utilizados pela empresa a fim de alcançar uma posição de destaque no cenário econômico, relacionando a teoria aplicada em sala de aula e a prática executada pela rede de lojas Mariza. Além disso, o presente estudo tem como finalidade, identificar quais os métodos e estratégicas empregadas na empresa, com o objetivo de fazer uma analise critica e imparcial dos resultados obtidos com o desenvolvimento do projeto.

Para executar o proposto em plano de trabalho, a observação das rotinas da empresa foi utilizada como metodologia principal, assim como consulta às informações estratégicas da empresa através de seus colaboradores. Foram coletados dados significativos da empresa acerca do tema estudado, através de questionários individuais e reuniões com os membros da empresa, complementados por pesquisa bibliográfica. A análise se deu de forma quantitativa e qualitativa.

O trabalho a seguir é resultado da avaliação sistemática da empresa , levando em consideração os objetivos propostos pela UNIP- Universidade Paulista Interativa, está estruturado com base no Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM IV, contemplando as disciplinas suprimentos de mão de obra, gerenciamento de pessoas e dinâmicas de relações interpessoais.

2. SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA:

Planejar, recrutar selecionar pessoas não é algo fácil, é uma tarefa árdua da área de recursos humanos onde todos os esforços devem ser concentrados para satisfazer as necessidades em termos de pessoas para suprir as necessidades da empresa.

Quando falamos de suprimento de mão de obra estamos nos referindo exatamente a esta questão de fornecer pessoas ideais para o local exato para cumprir determinada demanda de trabalho em uma empresa. As pessoas estando no lugar certo, na hora certa e com a competência adequada são fundamentais para o crescimento da empresa e sua prosperidade tendo base, que estes recursos são os principais agentes que levam a empresa terem um desempenho melhor em suas tarefas e consequentemente terem uma produção mais adequada e com qualidade.

As pessoas são agentes de transformação em uma empresa, indivíduos qualificados, treinados, desenvolvidos reconhecidos e valorizados produzem melhor, bem como, pessoas que trabalham naquilo que gostam. Este fato é observado nas melhores empresas, tanto no Brasil, quanto no mundo, as empresas são dinâmicas e estão em constantes mudanças, e o papel de Recursos Humanos é o de prover pessoas que sejam capazes de satisfazer as necessidades da empresa, enquanto às pessoas que sejam capazes de dar conta das demandas de trabalho dentro da empresa.

A Empresa Marisa possui especificidades quanto ao recrutamento de pessoa que realiza, pois ocorre o chamado fenômeno da sazonalidade que ocorre em empresas que trabalham com produtos específicos para determinadas datas comemorativas no ano, por exemplo, a linha de moda para verão ou inverno, o que temos que entender é que as vendas do produto aumentam significativamente nesta data, mas, que a empresa produz o ano todo, porém nesta data o planejamento de pessoal deverá ser reestruturado pela demanda deste produto, logo, a empresa deverá contratar mão de obra temporária para suprir a necessidade de produção em massa do produto. Também em consideração devem ser levadas as datas festivas do ano, pois é outro fato de aumento da demanda de mão de obra na empresa. 2.1. Processo de Recrutamento

Recrutamento é o processo utilizado para abastecer o processo de seleção da empresa, onde a mesma utiliza de métodos para chamar, captar indivíduos para que estes venham a participar do processo seletivo a alguma vaga disponível na empresa.

Alguns autores dizem que recrutamento está ligado a atratividade que a empresa tem em trazer os indivíduos para o abastecimento da seleção, já outros comentam que se trata da captação da quantidade de indivíduos e desta forma a empresa poderá peneirar posteriormente na seleção quem será melhor para ocupar a vaga.

O que deve ser observado é que o recrutamento poderá ser feito tanto internamente, como externamente, ou ainda de ambas as formas, vai depender de como o planejamento foi montado de acordo com a estratégia estabelecida pela empresa. Conforme Chiavenato (2004) “atração das pessoas é a capacidade da empresa em atrair pessoas para efetuar os trabalhos necessários”.

2.2. Etapas do recrutamento de pessoal

Conforme Chiavenato (2004)

“Recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É basicamente um sistema de informação, através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de RH oportunidades de emprego que pretende preencher”.

A primeira etapa a ser observado em um processo de recrutamento é o planejamento de pessoal, ou seja, quais as reais necessidades que a empresa tem em relação às pessoas para ocupar determinadas vagas na empresa, a questão é o quanto a empresa deve procurar em termos de pessoas no mercado de RH? Quais os caminhos mais fáceis de conseguir estes profissionais? E quanto vou gastar com esta logística?

Para conseguir estes indivíduos eu devo utilizar uma série de técnicas para captação de pessoal no mercado, alguns itens devem ser observados abaixo conforme Chiavenato (2004);

“1 – Fazer o planejamento e a previsão da força de trabalho para determinar as vagas a serem preenchidas; 2 – Formar um conjunto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com