TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATEMATICA FIANCEIRA

Ensaios: MATEMATICA FIANCEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2014  •  940 Palavras (4 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITARIO ESTACIO FIC

CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTABEIS

PROF (a): CHARLES WASHINGTON

ATIVIDADE ESTRUTURADA DE ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS COMO APOIO AO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÕES.

ALUNA: EMMANUELLE PEREIRA LIMA DE OLIVEIRA

FORTALEZA 2014

01 – Qual o papel que o Contador deve desempenhar nas organizações, no que tange elaboração das Demonstrações Financeiras (no que se refere às orientações do Conselho Federal de Contabilidade)?

Verificar as movimentações realizadas pela empresa em um determinado período, analisar também o mercado financeiro externo, de forma que ele consiga analisar através de dados contábeis a suas demonstrações, que irão fornecer informações da situação financeira da empresa, dando suporte na tomada de decisão por parte do administrador.

02 – Que características profissionais o Contador deve possuir no papel de Analista das Demonstrações Financeiras?

Em relação ao seu perfil, é necessário obter características pessoais e profissionais, para desenvolver sua profissão com sucesso. Dentre as pessoais destacam-se: a potencialidade adequada, a função, auto motivação, estabilidade emocional, empatia e diplomacia, habilidade de ouvir com atenção, dentre outras. Tratando-se de habilidades profissionais, as principais são: nível de escolaridade superior, conhecimentos na área de Economia, Contabilidade, Direito, Matemática Financeira, ótima capacidade de redigir e conhecimentos específicos dos negócios relacionados à área de atuação.

A responsabilidade profissional do Analista é de interpretar as informações disponíveis e emitir seu parecer, cabendo a ele analisar com cautela as situações duvidosas, ocorridas pelo fato das informações não serem suficientemente claras, procedendo assim, nesse caso, a uma reclassificação de contas dentro de forma conservadora.

03 – O que é importante se observar sob a ótica da Ética Profissional, e pronunciamentos do Conselho Federal/Regional de Contabilidade, no que se refere à atividade de Analista das Demonstrações Financeiras?

Exercício da profissão

Sigilo sobre o que souber em razão do exercício profissional lícito.

Comunicar eventuais circunstâncias adversas que possam influenciar as decisões dos seus clientes.

Exatidão das informações.

04 – Porque as empresas necessitam de um Contador na atividade de Análise das Demonstrações Financeiras?

Dentro de uma empresa que tenha porte para haver, é importante que haja um profissional que seja responsável especificamente pela análise dos demonstrações contábeis, um analista de demonstrações contábeis. Após analisar cuidadosamente os demonstrações contábeis este profissional deve escrever um relatório, no qual estará incluído a análise da estrutura e da composição patrimonial da empresa, juntamente com o levantamento dos índices que o fizeram chegar àquela conclusão determinada. Estes relatórios podem servir para a empresa internamente e também para a publicação e divulgação de resultados à terceiros interessados.

Um analista de demonstrações contábeis deve ser sempre um profissional formado em contabilidade, só ele tem a habilitação para execução desta função. O analista de demonstrações contábeis tem que ter certeza que os dados apresentados a ele para a realização de demonstrações contábeis são dados reais que representam de fato a realidade da empresa ou entidade, para que a análise de balanço possa ser feita corretamente.

05 – Quais os indicadores mais utilizados na Análise das Demonstrações Financeiras?

Dentro da análise financeira, os indicadores de uma empresa podem ser agrupados em quatro categorias:

• Indicador de rentabilidade

Margem operacional

Margem EBITDA

Margem Líquida

Retorno sobre patrimônio

• Indicadores sobre Estrutura de capital

Endividamento Total/ Patrimônio

Cobertura de Juros

• Indicador de Liquidez

Liquidez corrente

• Indicador de Atividade

Giro de Caixa

06 - A análise de Balanços tem sido muito usada na avaliação de concessão de créditos às pessoas físicas e jurídicas, dessa forma, muito eficaz é a utilização do “Cálculo do Fator de Insolvência”. Exemplifique o uso do respectivo cálculo para três empresas.

Empresa 01 Balanço 200X:

X1 = 0,59/ X2 = 1,87/ X3 = 0,03/ X4 = 1,34/ X5 = 1,07

Insolvência = 1,40

Empresa 02 Balanço 200X:

X1 = 0,33/ X2 = 0,14/ X3 = 1,51/ X4 = 1,56/ X5 = 1,11

Insolvência = 3,59

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com