TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATEMÁTICA FINANCEIRA

Dissertações: MATEMÁTICA FINANCEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  1.514 Palavras (7 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Mostraremos nesse trabalho a importância da Calculadora Financeira HP12C, explicando as principais teclas e ajudando na utilização dessa máquina.

O Excel é uma poderosa planilha que pode ser imaginada como uma grande folha de papel dividida em 256 colunas e 16.384 linhas nas quais podemos armazenar textos e números. Mas a grande vantagem do Excel esta no fato de que os valores e textos armazenados nele pode ser manipulados na forma que o usuário achar melhor para o seu propósito, através de um grande numero de formulas disponíveis para serem usadas a qualquer momento que se fizer necessário.

APRESENTAÇÃO DA CÁLCULADORA FINANCEIRA HP12C

1.OPERAÇÕES BÁSICAS

1.1 - LIGA E DESLIGA

Para ligar e desligar a sua calculadora basta pressionar a tecla ON.

1.2 - CASAS DECIMAIS

Essa calculadora pode separar as partes fracionárias de um número de duas formas, utilizando o . ou a ,. Para mudar de uma forma para a outra, desligue a máquina, pressione e segure a tecla ON e com essa tecla acionada pressione a tecla ., em seguida solte a tecla ON e depois solte a tecla ., pronto já mudou.

1.3 - LIMPANDO O VISOR E A MEMÓRIA DA MÁQUINA

Para limpar apenas o que está aparecendo no visor basta pressionar a tecla CLX. Agora se você já tiver feito um cálculo, e precisar realizar outro cálculo, para que não haja erros você precisa apagar toda a memória de cálculos anteriores e para isso basta pressionar a tecla F e a tecla CLX.

1.4 - ESCOLHENDO O NÚMERO DE CASAS DECIMAIS

Para escolher a quantidade de casas decimais que terá após a vírgula ou ponto, em uma operação, pressione a tecla F e em seguida o número de casas que deseja, ou seja (1,2,3,4,5,6,7,8).

1.5 - TROCA DE SINAIS

Para deixar um número negativo, em sua calculadora, pressione a tecla CHS e em seguida o número que deseja ser negativo.

1.6 - CONHECENDO AS TECLAS F E G

Na HP12C a maioria das teclas agrupam mais de uma função, para ser mais preciso uma tecla da calculadora pode realizar até três funções, conforme abaixo:

- A função normal, é escrita na cor Branca, na face superior da própria tecla.

- A função amarela, escrita na cor AMARELA, acima da tecla.

- A função azul, escrita em cor AZUL, na face lateral inferior da própria tecla.

Para realizarmos a função amarela de cada tecla, basta pressionarmos a tecla F e a tecla desejada. Para realizarmos a função azul de cada tecla, basta pressionar a tecla G e a tecla desejada. Se logo após o acionamento de qualquer uma dessas duas teclas houver a necessidade de eliminar sua atuação, basta acionar F e ENTER.

1.7 - MEMÓRIA REGISTRADORA

A máquina HP12C dispõe de quatro memórias registradoras especiais (X, Y, Z, T) que são usados para armazenar os números durante os cálculos, para entender esse funcionamento devemos visualizá-los em forma de pilha como abaixo:

X

Y

Z

T

Quando digitamos algum número, ele ocupa o registrador X, que é o único cujo seu conteúdo aparece no visor. Quando o cálculo é com apenas um número ele ocupa o registrador X, quando o cálculo é com dois números ele ocupa o registrador Y. E os registradores Z e T são usados principalmente para a retenção automática dos resultados intermediários de cálculos em cadeia. Os conteúdos dos registradores especiais são movimentados quando os valores são colocados dentro da calculadora através da tecla ENTER, quando são efetuadas operações aritméticas por meio das teclas +; -; x; ÷ e quando as teclas R com a seta para baixo, ou X<>Y forem acionadas.

1.8 - TECLA ENTER

Se essa tecla for pressionada desencadeará as seguintes transferências entre os registradores;

- O conteúdo de X é transferido para Y e mantido em X.

- O conteúdo de Y é transferido para Z.

- O conteúdo de Z é transferido para T.

- O conteúdo de T é perdido.

1.9 - TECLA R COM A SETA PARA BAIXO

Essa tecla serve para promover trocas entre os conteúdos dos quatro registradores, se essa tecla for acionada quatro vezes consecutivamente, será possível conhecer o conteúdo dos quatro registradores (X,Y,Z,T) trazendo-os para a posição inicial.

1.10 - TECLAS +, -, X, ÷.

São as teclas responsáveis por aquelas operações matemáticas mais conhecidas, adição, subtração, divisão e multiplicação, porém com a calculadora HP12C essas simples operações se tornam um pouco mais complicado, como veremos no exemplo a seguir:

1.11 - COMO REALIZAR A OPERAÇÃO 4 + 10 NA CALCULADORA HP12C.

HP12C

F CLX (apaga dados e memórias anteriores)

4 ENTER ( estamos colocando esse número na memória da máquina)

10 + (estamos adicionando o número 10 ao número que foi salvo na memória da máquina)

14 (resultado)

1.12 - TECLA X><Y

Essa tecla é responsável por trocar os números que estão no registrador X pelos números que estão no registrador Y, e vice- versa.

Exemplo: 60÷5

HP12C

F CLX

5 ENTER

60 X><Y ÷

Resultado: 12

1.13 - TECLA Y ELEVADO A X.

Essas teclas são usadas no cálculo da potenciação e radiação.

Exemplos: 5 ²

HP12C

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com