TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEG Aplicado

Artigo: MEG Aplicado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  976 Palavras (4 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 4

The report is based on the verification of the use of MEG (management excellence model) in the company Bonita Brazil LTDA - ME, which was made a consultancy based on the description and a questionnaire about the processes and procedures implemented by the company after the question was scored from the rules of MEG assessing the degree of maturity of the management, pointing management processes and organizational outcomes. The results of this process, together with a sequence of possible improvements were passed to managers of the company.

Sumário

1. Introdução 6

2. Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) 6

3. Perfil Organizacional: Brasil Bonita LTDA –ME 8

3.1 Descrição da Organização 8

3.1.1 Instituição propósitos e porte da organização 8

3.1.2 Produtos e processos 8

3.1.3 Sócios, mantenedores ou instituidores 8

3.1.4 Força de Trabalho 8

3.1.5 Clientes e mercados 8

3.1.6 Fornecedores e insumos 8

3.1.7 Sociedade 8

3.2 Concorrência e ambiente competitivo 9

3.2.1 Ambiente Competitivo 9

3.2.2 Desafios estratégicos 9

3.3 Organograma 9

4. Pontuação e nível de maturidade 9

4.1 Liderança 9

4.2 Estratégia e Planos 9

4.3 Clientes 9

4.4 Sociedade 10

4.5 Informações e conhecimento 10

4.6 Pessoas 10

4.7 Processos 10

4.8 Resultados 10

4.9 Nível de maturidade 11

5. Considerações Finais 11

Anexo 1 – Questionário MEG (Adaptado) 12

Anexo 2 – Folha de detalhamento do questionário 31

1. Introdução

A Fundação Nacional da Qualidade ou FNQ é uma instituição brasileira sem fins lucrativos cuja finalidade é desenvolver os Fundamentos da Excelência da Gestão.

Foi criada em 1991 por 39 organizações, privadas e públicas, cujo objetivo é disseminar os Fundamentos da Excelência da Gestão para organizações de todos os setores e portes, para o aperfeiçoamento da gestão, o aumento da competitividade das organizações e, consequentemente, para a melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro. Atribui anualmente o Prêmio Nacional da Qualidade.

O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) é baseado em 13 fundamentos e oito critérios. Como fundamentos, podemos definir os pilares, a base teórica de uma boa gestão. Esses fundamentos são colocados em prática por meio dos oito critérios.

Fundamentos: pensamento sistêmico; atuação em rede; aprendizado organizacional; inovação; agilidade; liderança transformadora; olhar para o futuro; conhecimento sobre clientes e mercados; responsabilidade social; valorização das pessoas e da cultura; decisões fundamentadas; orientação por processos; geração de valor.

Critérios: liderança; estratégias e planos; clientes; sociedade; informações e conhecimento; pessoas; processos e resultados.

2. Modelo de Excelência da Gestão® (MEG)

A figura representativa dos Critérios de Excelência simboliza a organização, considerada como um sistema orgânico adaptável ao ambiente.

O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) reflete a experiência, o conhecimento e o trabalho de pesquisa de diversas organizações e especialistas do Brasil e do Exterior.

No Modelo de Excelência da Gestão®(MEG), os Fundamentos da Excelência são expressos em características tangíveis, mensuráveis quantitativa ou qualitativamente, por meio de ações gerenciais propostas na forma de questões e de solicitações de resultados.

As questões, em alguns casos, solicitam complementos importantes para a excelência da gestão. O entendimento dessas questões e seus complementos, bem como das solicitações de resultados, é apoiado por meio de orientações e inclui evidências que deveriam existir para sustentar uma avaliação utilizando os Critérios. O Sistema de Pontuação possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados organizacionais.

Com o objetivo de facilitar o entendimento de conteúdos relacionados no Modelo, e reproduzir, de forma lógica, a condução de temas essenciais de uma organização, essas questões são agrupadas em Itens, e estes em Critérios, que garantem à organização uma melhor compreensão de seu sistema gerencial, além de proporcionar uma visão sistêmica da gestão, do mercado e do cenário local ou global onde a empresa atua e se relaciona.

Essas questões trabalham juntas, como uma estrutura única e integrada para gerir o desempenho da organização de forma sistêmica. Responder às questões auxilia a organização a alinhar seus recursos; identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria; aprimorar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com