TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MERCADO DE CAPITAIS

Casos: MERCADO DE CAPITAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  3.157 Palavras (13 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1. Introdução....................................................................................................... 4

2. Mercado De Capitais...................................................................................... 5

2.1. Conceito........................................................................................... 5

2.2. Estrutura Do Mercado De Capitais................................................... 6

2.3. Tipos....................................................................................... 6

3. Bolsas De Valores.......................................................................................... 7

4. Ações.............................................................................................................. 9

4.1. Conceito................................................................................. 9

4.2Tipos De Ações................................................................................ 10

4.3. Resultados Econômicos Das Ações............................................... 10

5. Risco De Mercado De Ações........................................................................ 11

5.1Tipos de risco.......................................................................... 11

6. Comissão De Valores Mobiliários – CVM.................................................... 13

6.1 Conceito................................................................................. 13

6.2 Estrutura................................................................................ 13

6.3 Legislação................................................................................... 15

7. Conclusão............................................................................................ 17

8. Referência Bibliográfica................................................................................ 18

1. INTRODUÇÃO

Desde a quebra da Bolsa de Nova Iorque em 1929, muita coisa mudou no mercado financeiro mundial, novas crises vieram e países até então considerados blindados viram‑se em uma crise sem precedentes, que afetou suas economias e fez a população dessas nações ter de aprender a lidar com uma realidade dura, causada pelo advento da globalização.

Com o processo de globalização, que resultou em intenso intercâmbio entre os países, o mercado acionário adquire crescente importância no cenário financeiro internacional. Seguindo essa tendência, os países em desenvolvimento procuram abrir suas economias para poder receber investimentos externos. Assim, quanto mais desenvolvida é uma economia, mais ativo é o seu mercado de capitais.

O mercado de capitais foi extremamente fortalecido pelo processo de globalização, em que a velocidade da informação tornou necessário criar um mercado que propiciasse a velocidade de investimentos que os investidores buscam, fazendo com que esse mercado, além de ganhar notoriedade, constituísse uma fonte de investimento muito procurada. Essa modalidade foi, sem duvida, a que mais se desenvolveu nos países emergentes, como é o caso do Brasil, principalmente em razão do fato de os recursos internacionais serem captados mais facilmente. Quanto mais desenvolvida a economia de um pais, mais ativo é o seu mercado de capitais.

2. MERCADO DE CAPITAIS

2.1 CONCEITO

De acordo com a Wikipédia – Enciclopédia livre, Mercado de capitais pode ser definido como “um sistema de distribuição de valores imobiliários que proporciona liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabiliza o processo de capitalização”. O mercado de capitais é constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas e um dos principais títulos negociados nesse mercado são as ações e seus respectivos processos de subscrição. A origem dos mercados de capitais surgiu com a necessidade de os homens realizarem negócios ente si e obterem lucros.

O Mercado de Capitais teve início em Roma ou na Grécia Antiga ou em outras civilizações, na compra e venda de mercadorias. No Brasil teve início com a criação da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, através da Lei nº 317. Antes da década de 60, os brasileiros investiam principalmente em ativos reais (imóveis), evitando aplicações em títulos públicos ou privados. O sistema de regulação do mercado de capitais no Brasil é formado por cinco organismos: Conselho Monetário Nacional, o Banco Central do Brasil, a Comissão de Valores Imobiliários, Comissão Técnica da Moeda e do Crédito e a Superintendência de Seguros Privados.

Seu objetivo é canalizar as poupanças (recursos financeiros) da sociedade para o comércio, a indústria e outras atividades econômicas. Distingue-se do mercado monetário que movimenta recursos a curto prazo, embora tenham muitas instituições em comum.

Nos países capitalistas mais desenvolvidos os mercados de capitais são mais fortes e dinâmicos. A fraqueza desse mercado nos países em desenvolvimento dificulta a formação de poupança, sendo um sério obstáculo ao desenvolvimento, obrigando esses países a recorrerem ao mercado de capitais internacionais.

2.2 ESTRUTURA

O Mercado de Capitais é constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas. É subdividido em Mercado Primário e o Mercado Secundário.

No Mercado Primário é onde se negocia a subscrição de novas ações ao público, isto é, onde os valores mobiliários circulam pela primeira vez e onde a empresa obtém o capital para seus empreendimentos, pois o dinheiro da venda vai para a empresa.

O Mercado Secundário são as demais negociações com esses títulos, como simples trocas de possuidores, pois a empresa emissora já não terá mais contato com o dinheiro proveniente dessas trocas. Esse último mercado se caracteriza também pelas negociações realizadas fora das bolsas, em negociações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com