TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MERCADO DE CAPITAIS

Trabalho Universitário: MERCADO DE CAPITAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  2.626 Palavras (11 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM FINANÇAS

Trabalho Final da Disciplina

Mercado de Capitais

(PGN2927/1710743) 9001

Niterói

2015

Maria da Conceição Paiva

TRABALHO

Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Mercado de Capitais para obtenção de avaliação.

Niterói

19/02/2015

TRABALHO

PROPOSTA:

Escolha uma empresa que tenha sofrido recentemente com a queda no valor de suas ações. Análise o porquê da queda do preço de seus papéis e relacione com suas respectivas causas. Ao final, apresente três cenários futuros para essa empresa (pessimista, mais provável e otimista). Para tal, utilize o referencial teórico trabalhado nas aulas online, textos recomendados e outras fontes relacionadas ao assunto.

INTRODUÇÃO

Com o processo de globalização, cada vez mais o mercado acionário vem adquirindo uma crescente importância no cenário financeiro internacional. Seguindo essa tendência mundial, os países em desenvolvimento procuram abrir suas economias para poder receber investimentos externos. Assim, quanto mais desenvolvida é uma economia, mais ativo é o seu mercado de capitais.

Dentro desse contexto, diversas ferramentas foram desenvolvidas para auxiliar o tomador de decisão, sendo a prospecção de cenários uma delas. A Prospecção de Cenários tem sido cada vez mais utilizada, com o objetivo de construir sistematicamente diversas visões de futuro para as organizações.

O processo de tomada de decisão consiste numa das maiores responsabilidades do gerente de uma organização. Segundo Lacombe e Heilborn (2003) a tomada de decisão está presente em todas as funções do administrador. Para que o processo decisório seja mais eficaz e eficiente é importante que o tomador de decisão entenda e controle no maior nível possível o ambiente no qual atua.

Para realizar o estudo de caso, foi feita uma breve revisão teórica a respeito do conceito e das características de cenários, sua implementação e barreiras, e de sua relação com o processo decisório levando em consideração a empresa Petrobras fonte de estudo.

PROCESSO DECISÓRIO

De acordo com Maximiano (2006, p.111) “as decisões são tomadas para resolver problemas e aproveitar oportunidades”.

As empresas que deixam suas decisões ao acaso, tornam-se vulneráveis em uma realidade que não admite improvisações. Assim como o tomador de decisão, “a finalidade suprema do planejador de cenários é criar uma organização mais adaptável que reconheça mudanças e incertezas e que as utilize em seu proveito” (HEIJDEN, 2004 p. 21).

Lacombe e Heilborn (2003, p. 439) afirmam que “no fundo as decisões são tomadas em função de seu custo e seu benefício. As decisões são tomadas de forma intuitiva. Muitas vezes introduzimos aspectos subjetivos nas decisões, considerando nossa experiência, preconceitos e valores”.

A prospecção de cenários é uma ferramenta utilizada para auxiliar a tomada de decisões relativas ao ambiente externo à organização, tornando o processo decisório mais ágil, menos incerto e mais abrangente.

CONCEITO DE CENÁRIOS

Segundo Schwartz (2000), a prospecção de cenários surgiu após a Segunda Guerra Mundial, como parte do planejamento militar, quando a Força Aérea norte-americana preparava suas estratégias tentando prever o que seus opositores estariam tramando.

No campo da conceituação contemporânea, a definição mais abrangente sobre cenários é a de Michael Godet (1993 apud MORITZ; PEREIRA, 2005, p. 2), “para quem a técnica de cenários é um conjunto formado pela descrição coerente de uma situação futura e pelo encaminhamento imaginado e criado dos acontecimentos que permitem passar da situação de origem à situação futura”.

De acordo com outros autores, cenários são ferramentas que têm por objetivo melhorar o processo decisório, com base no estudo de possíveis ambientes futuros. Seu foco é reunir informações de grande importância aos tomadores de decisão, assim como determinar os elementos previsíveis e imprevisíveis do ambiente que afetam o sistema em que a organização se encontra (Schoemaker e Heijden apud MARCIAL; GRUMBACH, 2005).

ANÁLISE DAS VARIAÇÕES DE COTAÇÕES DA EMPRESA PETROBRÁS E CENÁRIOS FUTUROS

Breve apresentação da empresa escolhida:

A Petrobras é a maior empresa do país no setor de petróleo e gás. Suas atividades dividem-se em cinco segmentos principais: exploração e produção; refinamento, comercialização e transporte de petróleo e gás natural; petroquímicos; distribuição de derivados, energia elétrica, biocombustíveis e outras fontes de energia renovável.

Diretamente ou através de suas subsidiárias, a Petrobras atua na pesquisa, extração, refinamento, processamento, comercialização e transporte de petróleo de poços, xistos e outras rochas, seus derivados, gás natural e outros hidricarbonos líquidos, assim como também em atividades relacionadas a energia, promovendo a pesquisa, desenvolvimento, produção, transporte, distribuição e comercialização de todas as formas de energia.

PETR4 é o código de negociação na BM&BOVESPA das ações preferenciais da Petróleo Brasileiro S/A – Petrobras, a principal empresa estatal brasileira.

Fundada em 03 de Outubro de 1953, a maior empresa estatal brasileira passou a ser negociada no Mercado Bovespa em 27 de Agosto de 1968. Desde então, as ações da empresa pertencem à lista de ativos do Mercado Tradicional da principal bolsa de valores brasileira. Das 5.602.042.788 ações preferenciais PETR4 que compõem o capital social da Petrobras,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com