TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MONOPOLIO

Casos: MONOPOLIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  823 Palavras (4 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 4

FACEM – FACULDADE DO ESTADO DO MARANHÃO

CURSO: ADMINSTRAÇÃO

ECONÔMIA DE MERCADO

SÃO LUIS- MA

2010

FACULDADE DO ESTADO DO MARANHÃO – FACEM

CURSO: ADMINSTRAÇÃO; PERIODO: 8º

ECONÔMIA DE MERCADO

MONOPOLIO

MANOEL GRÊDSON NUNES RIBEIRO

SÃO LUIS- MA

2010

INTRODUÇÃO

O presente tem por objetivo fazer explanação breve de o que é Monopólio, conceituando também suas características e práticas diretas no mercado econômico concorrente perfeito e suas definições dentro das barreiras impostas a novas empresa e seus produtos.

MONOPOLIO

Monopólio (um único vendedor) existe quando há um vendedor no mercado para um bem ou serviço que não tem nenhum substituto e quando há barreiras na entrada de empresas que tencionem vender o mesmo bem ou um bem substituto. É simplesmente uma empresa que pode estabelecer preços sem pensar nas estratégias de nenhum concorrente real ou potencial. Quando o monopólio aumenta os preços, a demanda pode cair, porém esse fato é interpretado como se os consumidores estivessem mudando para bens diferentes, em vez de concorrentes. Tal como no caso de concorrência perfeita.

Concorrência Perfeita

Existência de grande número de vendedores, cada um dos quais incapaz de forçar a baixa nos preços por não poder fornecer uma quantidade maior de produtos do que os demais todo os compradores e vendedores com mais completam conhecimento dos preços e disponibilidades do mercado local e de outras praças inexistência de significativa econômica de escala, de modo a nenhum vendedor pode crescer a ponto de dominar o mercado inexistência de qualquer barreira à livre movimentação dos fatores de produção e dos empresários.

A estrutura monopolista só se mantém porque só há uma empresa em seu mercado, ela é única. O monopólio somente conseguirá se manter se ele efetivar as barreiras anteriormente citadas, impedindo que outras empresas concorrentes entrem no mercado. Segundo os professores Spínola e Troster (2004), diversos fatores podem corroborar com a manutenção do monopólio, dentre eles se relevam: a dimensão reduzida do mercado. (Como ocorria, por exemplo, no mercado de café orgânico); a existência de patentes, que impede a produção de um dado produto por empresas concorrentes (Como ocorre, por exemplo, no mercado do medicamento Viagra); a proteção oferecida por leis governamentais. (Como ocorre, por exemplo, no mercado de extração de urânio e o fornecimento de energia elétrica); o controle das fontes de matérias-primas para a produção de seu produto. (Como ocorria com o mercado de telefonia fixa, onde somente a Telebrás tinha autorização para fornecer os serviços de telecomunicações e detinha a matéria prima para a oferta de seu serviço).

Para que a estrutura de certo mercado seja classificada como monopolista, deve ele ser formado de alguma destas maneiras: ser o setor constituído de uma única empresa; a empresa produz um produto para o qual não existe substituto próximo; ou existe concorrência entre consumidores.

Segundo o professor Rossetti (2000), as condições que caracterizam o monopólio são:

Unicidade

Há apenas um vendedor, dominando inteiramente a oferta. O monopolista detém o mercado em suas mãos, influenciando-o ao seu bel prazer.

Insubstitutibilidade

O produto do monopolista

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com