TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOTIVAÇÃO BÁSICA E QUESTÕES DE RECOMPENSA

Trabalho Escolar: MOTIVAÇÃO BÁSICA E QUESTÕES DE RECOMPENSA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2014  •  1.235 Palavras (5 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 5

MOTIVAÇÃO BÁSICA E QUESTÕES DE RECOMPENSA

Nesta seção abordaremos algumas das questões básicas para criar sistemas de motivação e recompensa que maximizem o desempenho. Começaremos considerando as diferentes necessidades que dirigem o comportamento humano.

Quais necessidades básicas as pessoas procuram satisfazer?

Referenciais teóricos tem procurado identificar as necessidades básicas que as pessoas buscam satisfazer. O tema comum a esses referenciais é que a motivação é provocada por deficiências em uma ou mais necessidades ou grupos de necessidades.

Provavelmente a abordagem mais conhecida da motivação é a hierarquia das necessidades, de Abraham Maslow. A hipótese que Maslow formulou é de que dentro de todo ser humano existe uma hierarquia dos cinco conjuntos seguintes de necessidade:

• Necessidades fisiológicas. Inclui fome, sede, abrigo, sexo e outras necessidades de sobrevivência.

• Necessidades de segurança. Inclui segurança, estabilidade e proteção contra danos físicos e emocionais.

• Necessidades de associação. Inclui a necessidade de interação social, afeição, companheirismo e amizade.

• Necessidades de estima. Inclui fatores internos de estima, tais como autorrespeito, amor-próprio, autonomia e realização; e fatores externos de estima, como status, reconhecimento e consideração.

• Necessidades de auto-realização. Inclui crescimento, autossatisfação e realização do potencial pessoal.

Maslow caracterizou os três primeiros conjuntos como necessidades de carência, porque devem satisfazer as necessidades como saúde e segurança. As duas últimas foram chamadas de necessidades de crescimento, por se relacionarem ao desenvolvimento e a realização do potencial de cada pessoa.

Embora, segundo Maslow, todas as pessoas tenham a mesma estrutura de necessidades, elas podem se encontrar em níveis diferentes na hierarquia. E, à medida que cada uma dessas necessidades é substancialmente atendida, a necessidade imediatamente superior torna-se dominante. Ou seja, Maslow estava afirmando que, embora nenhuma necessidade jamais seja plenamente satisfeita, uma necessidade que já foi realizada não exerce mais o poder de motivação. Assim, se desejarmos motivar alguém é preciso entender em qual nível da hierarquia essa pessoa se encontra no momento.

- A hierarquia das necessidades de Maslow

Teoria ERC

Apesar da popularidade do referencial de Maslow sobre a hierarquia das necessidades, as tentativas de confirma-lo por meio de pesquisas não tem obtido muito sucesso. Em um esforço para abordar algumas das limitações, Clayton Alderfer, propôs uma versão resumida com algumas premissas modificadas.

Clayton afirmou que existem três grupos de necessidades centrais- existência, relacionamento e crescimento-daí o rótulo ERC. O grupo ‘existência’ diz respeito aos requisitos materiais básicos á nossa existência, incluindo os itens que Maslow considerou como necessidades fisiológicas e de segurança. O segundo grupo inclui necessidades de ‘relacionamento’- o desejo que temos de manter relações interpessoais. Esses desejos de sociabilidade e status exigem interação com os outros para serem satisfeitos e corresponde com a necessidade de associação criada por Maslow. Alderfer distinguiu as necessidades de ‘crescimento’- um desejo essencial de crescimento pessoal, compostas da categoria da estima e da auto-realização.

A teoria ERC não é tão rígida como a de Maslow, onde uma necessidade inferior deve estar satisfeita para que uma pessoa possa seguir adiante. Uma pessoa pode, por exemplo, estar crescendo mesmo que algumas das necessidades não estejam sendo atendidas.

Alderfer afirmou também que a incapacidade de satisfazer uma necessidade como, por exemplo, de relacionamento, faz com que se aumente o desejo de satisfazer outra necessidade como, por exemplo, ganhar mais dinheiro.

Alguns testes mostram que a teoria ERC é mais sustentada comparada com a de Maslow por explicar o porquê de tantas pessoas passarem a se concentrar exclusivamente em necessidades de ordem inferior, por sentirem-se frustradas por não satisfazer as necessidades de ordem superior elas concentram-se em realizar apenas as inferiores, como emprego e um salário razoável, não buscando muito o reconhecimento profissional ou a motivação dentro da área onde atuam.

Teoria das necessidades manifestas

Há 60 anos Henry Murray desenvolveu sua teoria. Apesar dos passar dos anos , a obra de Henry ainda oferece algumas observações importantes sobre a ligação entre necessidades e motivação.

Em primeiro lugar Henry identificou que as necessidades possuem dois componentes – DIREÇÃO e INTENSIDADE. Esses termos fazem parte da definição de motivação. Em segundo, Henry identificou mais de 20 necessidades que as pessoas podem possuir, tais como, realização, afiliação, autonomia, mudança, ordem e poder. Em terceiro, em contraste direto com Maslow, Henry afirmava que a maioria das necessidades era aprendida, mais que herdadas e que não eram ativadas por estímulos do ambiente de um indivíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com