TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOTIVAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS EM UMA EMPRESA DO COMÉRCIO

Ensaios: MOTIVAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS EM UMA EMPRESA DO COMÉRCIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  2.179 Palavras (9 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 9

1INTRODUÇÃO

O conteúdo deste trabalho está com objetivo em destacar a importância dos fatores de motivação aos profissionais no ambiente de trabalho em uma loja do comércio, mostrando as condições que podem ser oferecidas pela empresa para ter um bom desempenho das atividades relacionadas ao setor de vendas, desenvolvendo atividades que podem colaborar para tornar o ambiente de trabalho um local bom e agradável de boa convivência, e a satisfação do funcionário em relação a suas necessidades e as necessidades da empresa.

A empresa Mix modas é uma empresa do ramo do comércio, que está no mercado ha poucosanos, como comércio varejista de artigos e vestuários, na comercialização de roupas modas feminina, masculino e infantil, tendo como seu objetivo o crescimento. Através de pesquisas e entrevistas adiscussão é sobre a insatisfação dos seus funcionários em relação à vida no mercado de trabalho no comércio.

Portanto realizamos pesquisas bibliográficas complementadas pela aplicação de um questionário junto aos trabalhadores e administradores da empresa que no momento está passando por esta situação, fornecendo informações citadas acima. Pois manter seus funcionários motivados no momento tem sido sua grande busca e o seu grande desafio.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 A Empresa

A história de sucesso das Lojas Mix Modas. Começou em 1999, na cidade do Rio de Janeiro. O fundador decidiu montar um negócio para sustento da família, onde resolveu abrir uma loja de vestuário e acessório.

Em 2000, com o trabalho e a determinação dos filhos e noras do fundador, os rumos da empresa começaram a mudar. Nove anos mais tarde, em 2009, o filho mais velho do fundador da loja veio para o estado do Espirito Santo onde resolveu com sua esposa montar uma loja com mesmo nome mais independente da loja do Rio de Janeiro.

O objetivo traçado era ir muito além da loja existente na época. A partir daí, a Loja Mix Modas não pararam mais de crescer. Quatrofiliais foram inauguradas no Espirito Santo com absoluto sucesso, gerando empregos, aumentando a arrecadação de impostos e fortalecendo comércio local.

A Mix Modascomércio varejista é uma loja de roupas e acessórios, que atua no mercado há quatro anos e atende as necessidades do público masculino e feminino, adulto e infantil. Seu maior fluxo de vendas é para o público infantil.

Está inscrita no CNPJ 10.088.095/0001-32, com sede em Campo Grande– Cariacica possuiquatro filiais situadas nos municípios de Cariacica, Vitoria e Serra.Objeto de estudo do presente projeto é a unidades de Campo grande - Cariacica, localizada na Avenida Expedito Garcia, fundada em 09/10/2009.

Já com quase cinco anos de atuação no mercado, faturando em média duzentos e quarenta e quatro mil reais ao mês. A Mix Modas têm vinte e cinco funcionários registrados na sua sede.

2.2 ASituação

A situação que iremos abordar é sobre a desmotivação dos funcionários da Mix modas.A sua liderança têm notado que os funcionários não produzem mais como antes. Por tanto a empresa produz menos do que acostumavam produzir mensalmente e em épocas comemorativas.

Durante a pesquisa feita aos funcionários (anexo 1) foi possível estabelecer um mapa da desmotivação. Trabalhar em uma loja do comércio na opinião dos colaboradores da Mix Modas é um stress.

Alguns funcionários demonstraram uma insatisfação em relação ao tempo que está na empresa exercendo a mesma função, por não ter benefícios além que o exigido pelo Ministério do Trabalho e Sindicato, horários que a empresa possui, abre nos feriados principalmente em datas comemorativas, muitas vezes tem que trabalhar além do horário, nem fazem horário de almoço completo se o fluxo de clientes for muito grande.

A insatisfação em relação à liberdade de expressar suas opiniões e ideias para mudanças e inovações no departamento em que atuam, acreditam que para seus lideres hierárquicos seus problemas e assuntos pessoais não são importantes quanto suas metas e aumentos de vendas, que são cobrados todos os dias em suas reuniões antes de começar o dia de trabalho.

Para os trabalhadoreso número de funcionários é reduzido para a grande quantidade de clientes que a loja possui, e principalmente no final de semana (sexta e sábado) que aumenta o fluxo de clientes. Gerando comisso uma grande desmotivação e insatisfação profissional epessoal.

Para a elaboração de tal levantamento, realizamos um questionário ao proprietário da loja (anexo 2) - liderança e motivação–e nesta pesquisa foi possível compreender que a desmotivação no ambiente da loja não somente é importante, como também se constitui em um fator indispensável para as lojasque almejam resultados positivos a partir de uma equipe incentivada e comprometida.

Desde as condições de ambientee até os relacionamentos interpessoais, passando pelastécnicas e estratégias adotadas pelos administradores, em tudo se pode notar oportunidade de implantar a motivação. Direta ou indiretamente, ela contribui efetivamente no desempenho dos funcionários da organização.

O resultado geral da pesquisa citada acima, encontra-se abaixo:

Fonte: Desenvolvido pelos autores.

A situação acima não obtém valores, devido não haver como saber se é pela falta de motivação que caíram as vendas da loja, uma vez que suas vendas podem ter caído devidas o andamento no mercado.

2.3Levantamento literário

Segundo Palma (2011, p. 9)

As organizações exercem uma influencia considerável na vida do ser humano,pois modelam o comportamento dos seus membros,influenciam suas necessidades e motivos em diferentes organizações. As organizações se utilizam de uma variedade de recursos técnicos,administrativos e de gestão para atingir objetivos e metas. Para tanto,necessitam que o seu atinja objetivos e metas. Para tanto,necessitam que o seu grupo de funcionários seja motivado a atingi-los. Para melhor entender e utilizar esses recursos técnicos, administrativos e de gestão,torna-se necessário ao profissional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com