TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOTIVAÇÃO DO TRABALHO

Tese: MOTIVAÇÃO DO TRABALHO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2013  •  Tese  •  3.122 Palavras (13 Páginas)  •  772 Visualizações

Página 1 de 13

MOTIVAÇÃO DO TRABALHO

Sinara Ap. Lorenzetti de Souza

Professor- Flávio Brustoloni

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Curso (EMDO168) – Planejamento de carreira

20/10/2011

RESUMO

Este artigo trata de contextualizar a evolução exigências do mercado de trabalho no mundo das profissões, assim como, a importância do desenvolvimento, orientação e o comportamento da empregabilidade.

Mostra o planejamento de carreira, possibilitando aos indivíduos o seu auto-conhecimento tão necessário para o ingresso e manutenção do seu trabalho

Palavras-Chave: Mercado de Trabalho. Planejamento de Carreira. Empregabilidade

1 INTRODUÇÃO

O objetivo principal deste artigo é apresentar um modelo de orientação profissional capaz de identificar competências. O mundo vem sofrendo várias transformações no desenvolvimento do trabalho em todas as áreas de atuação. Atualmente não basta somente o conhecimento adquirido no curso de formação técnica ou universitária para garantir a colocação de um profissional em determinada empresa e muito menos, sua permanência durante alguns anos.

O plano de carreira incentiva à busca de uma carreira profissional pelo estagiário ao novo contratado em alcançar objetivos pessoais e profissionais. Dentro de casa organização devido à política adotada em cada empresa todos os profissionais deverão estar prontos a aceitar mudanças principalmente o estagiário pro estar em fase de preparação profissional.

Há empresas em que a mudança de cargas ou de departamentos é necessário para dar sequência no plano de carreira. O plano de carreira é muito importante dentro de uma empresa pelos seguintes motivos: com ele o funcionário sente-se motivado, com isso ele produz mais na empresa, pois tem expectativa de crescimento, o mesmo também procura estudar e fazer cursos de aperfeiçoamento. Além de um crescimento de corpo gera também uma motivação pelo salário que com uma promoção ira aumentar.

2

2 DESENVOLVIMENTO

O planejamento e gestão de carreira podem ser trabalhados a partir da necessidade do desenvolvimento de competências, habilidades e comportamentos apropriados, levando o individuo a atender as necessidades impostos pelo mercado de trabalho.

Esse planejamento pode ser elaborado ainda na fase acadêmica, onde o funcionário poderá prospectar seus anseios em termos de vivenciar a teoria aprendida, em empresas que disponibilizam oportunidades de estágios. Com isso, também terá a oportunidade de planejar e desenvolvimento de comportamentos e atitudes apropriados porá o relacionamento interpessoal. Para tanto, devera participar de cursos extra- curriculares que possibilitam a preparação adequada para o ambiente de trabalho, utilizando- se de técnicas especificas para comunicar-se com a equipe, relacionar-se, apresentar-se desenvolver habilidades de gestão e outras que o mercado exige.Quanto mais ações de desenvolvimento pessoal, profissional e conhecimento agregado ele absorver, maior poderá ser a chance de encontrar uma posição vantajosa quando se trata de ingressar ou manter-se num emprego.

Para Dutra (1996), a resistência ao planejamento individual é ainda muito grande no Brasil, as pessoas tendem a guiar suas carreiras mais por apelos grande no Brasil, as pessoas tendem a guiar suas carreiras mais por apelos externos, tais como remuneração, status e prestígios do que por preferências pessoais. Para ele, as pessoas tornam-se naturalmente mais preocupados em planejar suas carreiras, buscando orientação métodos e instrumentos que os ajude nesse processo, em momentos de crise e escassez de emprego.

Percebe-se portanto a importância do planejamento de carreira na vida profissional do individuo mas como salienta Dutra (1996), há por parte das pessoas uma natural resistência ao planejamento de suas vidas profissionais, tanto pelo fato de encararem a trilha profissional como algo dado quanto pelo fato de não terem tido qualquer estimulo ao longo de suas vidas. Outro fato estimula o planejamento de carreira é antevisão da pressão do ambiente social sobre as pessoas, seguindo alguns argumentos como: aumento da diversificação das oportunidades profissionais ocasionadas pelo

3

movimento de maior complexidade organizacional e tecnológica das empresas de visão das estruturas organizacionais e da diversificação do mercado de produtos e serviços,

exigindo das pessoas posicionamentos cada vez maior da idéia de que as pessoas são capazes de influenciar suas carreiras tanto no setor publico quando no setor privado e a

valorização social do continuo crescimento da mobilidade e da flexibilidade. Esse tipo de valorização pressiona as pessoas a competirem consigo mesmos e estarem sempre revendo suas expectativas e necessidades.

Dutra desperta a atenção para a importância da utilização dos pontos fortes e pontos fracos desempenhados nas atividades profissionais. Os pontos fortes podem traduzir- se em uma habilidade, em um comportamento, saber relacionar-se, comunicar-se. Em um dom (artístico, esportivo e intelectual) ou em uma mistura de habilidade, comportamento social e dom.

O individuo tem que usar seus pontos fracos, então estará experimentando o desconfortos quanto a sua realização profissional. Sendo assim, os pontos fortes devem ser propulsores da carreira, além de serem utilizados com prioridade para o desenvolvimento do auto-conhecimento e do aprimoramento das competências. Para efetivar um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com