TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOTIVAÇÃO:UM GRANDE DIFERENCIAL

Tese: MOTIVAÇÃO:UM GRANDE DIFERENCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  Tese  •  1.664 Palavras (7 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 7

MOTIVAÇÃO:UM GRANDE DIFERENCIAL

VOSNIACK,Leandro Luiz.

1-Introdução

As relações humanas perpassam pelos mais diferentes e complexos níveis de compreensão, e nuca se falou tanto na busca de um elemento tão significativo e abrangente como a motivação, seja ela do campo pessoal, emocional ou, como trataremos neste trabalho, profissional.

Neste trabalho, consideramos a motivação uma mola propulsora para o bom empenho nas atividades desenvolvidas pelos profissionais, uma vez que uma pessoa feliz, realizada e motivada se sente mais capacitada e preparada para os desafios do dia-a-dia.

Um dos principais fatores que podem contribuir neste processo motivador encontra-se nas novas perspectivas das empresas, que atualmente buscam colaboradores, ao invés de empregados, e tentam expor a diferença entre um termo e outro não apenas no nível linguístico.

Algumas pessoas buscam a motivação e quase que constantemente se decepcionam por não encontrá-la.

Em nossa vida pessoal a motivação está muito ligada ao consumo e relacionamento. Estes dois fatores conseguem impulsionar a motivação, servindo diretamente como adubo para a felicidade.

Já na vida profissional a motivação está intimamente ligada a salários e reconhecimento. Porém estes dois fatores estão correlacionados e quase que dependem um do outro para causar a motivação.

Ainda no contexto corporativo, muitos profissionais se vêem decepcionados quando não alcançam um aumento salarial, ou um reconhecimento por alguma atividade exercida. Porém há vários fatores a serem analisados, como por exemplo, merecimento.

O objetivo profissional de cada um é evidentemente a busca pelo aumento salarial, e em contrapartida, o objetivo da empresa é a satisfação com os resultados que entregamos.

Por isso ao buscar seu objetivo, faça uma avaliação geral de sua performance, do quanto você agrega à área que atua e tente enxergar qual é a visão que a empresa tem a seu respeito. Isso ajudará a entender e a compor algum pedido ou, subjetivamente, um aumento salarial.

2- O que é motivação

Cada ser humano é motivado por diversas necessidades. As nossas necessidades mais básicas são inatas, tendo evoluindo ao longo de milhares de anos.

Já motivação é uma força interior que se modifica a cada momento durante toda a vida, onde direciona e intensifica os objetivos de um indivíduo. Dessa forma, quando dizemos que a motivação é algo interior, ou seja, que está dentro de cada pessoa de forma particular erramos em dizer que alguém nos motiva ou desmotiva, pois ninguém é capaz de fazê-lo. Existem pessoas que pregam a auto-motivação, mas tal termo é erroneamente empregado, já que a motivação é uma força intrínseca, ou seja, interior e o emprego desse prefixo deve ser descartado.

De acordo com Vernon (1973,p.11):

A motivação é encarada como uma espécie de força interna que emerge, regula e sustenta todas as nossas ações mais importantes. Contudo, é evidente que motivação é uma experiência interna que não pode ser estudada diretamente.

Ou seja, motivação é uma experiência interna, algo que sentimos e ninguém podem observar, mas que nos leva a agir, e por ser interna só nós mesmos a podemos sentir.

A motivação vem sendo estudada durante anos sob diferentes vertentes de análises como as da psicologia, que incluem a psicoterapia e psicometria; da educação, com a teoria de aprendizagem.

Na área da psicologia existem diversas teorias que tratam da motivação em diferentes pesrpectivas, como veremos a seguir

.

3-Teorias da Motivação

As Teorias da Motivação foram desenvolvidas na segunda metade do século XX, e estão em constante pesquisa. Muitos estudiosos caracterizam estas teorias como do estudo da “Satisfação”, pois visam medir o índice de motivação das pessoas, baseadas em suas necessidades e aspirações.

Estes anseios podem ser pessoais, no nível das necessidades internas, como explica a Teoria da Pirâmide das Necessidades de Abraham Maslow, e em nível profissional, tangível aos aspectos e ambientes externos como a teoria de Herzberg.

De acordo coma teoria de Abraham Maslow, o homem se motiva quando suas necessidades são todas supridas de forma hierárquica. Maslow organiza tais necessidades da seguinte forma:

- Auto-realização

- Auto-estima

- Sociais

- Segurança

- Fisiológicas

Como podemos representar na imagem da pirâmide abaixo:

Tais necessidades devem ser supridas primeiramente no âmbito das necessidades escritas, ou seja, as necessidades fisiológicas são as iniciantes do processo motivacional, porém, cada indivíduo pode sentir necessidades acima das que está executando ou abaixo, o que quer dizer que o processo não é engessado, e sim flexível.

Abraham Maslow identificou que os seres humanos são motivados por necessidades específicas, mas que nem sempre são iguais, variando muito de acordo com o momento vivido pelo indivíduo.

Maslow organizou estas necessidades em forma de pirâmide com o intuito de sugerir que a nossa motivação para satisfazer as necessidades do topo (necessidades de ser) só surgirá, quando as da base forem satisfeitas (necessidades de carência), altura em que a motivação para a satisfação destas descerá. Tal não implica que mesmo quando satisfeitas as necessidades do topo, a nossa motivação cesse. Pelo contrário, ela aumenta na busca de maior satisfação.

A sua teoria foi criticada porque a realidade mostra exemplos de pessoas que não seguem tão rigidamente a sua hierarquia. No entanto, a sua teoria aponta que em geral um indivíduo deverá satisfazer uma necessidade mais urgente para passar para a próxima necessidade. Por exemplo, um homem que não tem onde morar (Necessidade 1) não terá interesse em ser considerado o funcionário do mês de sua empresa (necessidade 4) e também não estará preocupado se foi descoberta a cura pra uma doença rara (necessidade 5). Assim que ele conseguir um teto para morar, ele conseguirá ver a próxima necessidade de forma relevante, pois já não terá mais aquela preocupação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com