TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferencie REVOLUÇÃO INDUSTRIAL de EVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Tese: Diferencie REVOLUÇÃO INDUSTRIAL de EVOLUÇÃO INDUSTRIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  Tese  •  630 Palavras (3 Páginas)  •  676 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTÕES PARA O APROFUNDAMENTO DOS TEXTOS

1. Diferencie REVOLUÇÃO INDUSTRIAL de EVOLUÇÃO INDUSTRIAL.

Considera-se a Revolução Industrial como um momento em que um novo modo de produção se instalou, não há como negar que o processo é revolucionário. Já Processo de evolução industrial se reside pela industrialização que ocorreu na Inglaterra como ‘’evolução’’, dentro de um prisma puramente tecnológico.

2. Além do aspecto técnico , qual a razão para a existência da fábrica?

Tradicionalmente se acreditou que o sistema de fábricas passou a existir em função das necessidades tecnológicas: como as máquinas eram gigantescas e dependiam da geração de energia, era necessário reunir os operários num mesmo local. Alguns autores, como o historiador brasileiro Edgar S.de Decca, procuraram ver a introdução de sistema de fábrica muito mais como um aspecto da dominação de uma classe por outra do que por necessidade tecnológicas.

3. Analise os conceitos de alienação no processo produtivo.

O processo produtivo de alienação é caracterizado pelos hierarquizados, disciplinados, submetidos a uma divisão de trabalho intensa, os trabalhadores se alienam fundamentalmente , por onde residem nas relações de uma produção: a divisão social do trabalho e a apropriação individual dos meios coletivos de produção provocam uma situação infra-humana em que o homem é explorado pelo homem.

4. Analise a situação dos trabalhadores narrada nos textos e compare com a atualidade.

Pode-se dizer que as narrações que prescindia-se á situação dos trabalhadores neste mesmo , era a evolução ténica ocorrida , que gerou milhares de desempregados , como pela qual situação se repete-se hoje . Atualmente a carga horária , a legalização de idade para entrar em um mercado de trabalho foram alteradas, em questão de exploração ao trabalhador o sistema ainda é redimido pela hierarquia das fábricas, empresas , mas dentro da legalizações de seu país.

5. A ‘’evolução’’ técnica gerou milhares de desempregados. Tal situação repete-se hoje. As causas são as mesmas ou há novos elementos? Quais? Comente.

De acordo com o texto é reciproco dizer que as causas de milhares de desempregados são as mesmas sim, mas de acordo com a atualidade existem novos elementos que modificaram as áreas de trabalho, onde o cidadão precisa ser pontual , organizado , disposto á se redimir aos costumes da empresa , sabendo que haverá manipulação á ser pagar , muitos são demitidos pela falta de comprometimento aos alicerces da empresa e acabam não se dando lucro ,por este e outros fato são dispensados.

6. Analise o texto de Shelley e faça um texto comentando a mensagem(reflita sobre ele)

Shelley um poeta de grande porte , um dos representantes do romantismo na literatura inglesa esbanje sensibilidade á sua obra , seu pensamento ao se expressar no poema é de muita importância á vida. No ponto de vista são só alguns detalhes para serem esclarecidos melhor... Os empreendedores do sistema fabril, não apenas deram trabalho as crianças como as exploraram a ponto de essas se tornarem a base da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com