TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macro Economia

Ensaios: Macro Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2013  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  648 Visualizações

Página 1 de 2

Parte 2

1) Esta afirmação está correta e é uma boa crítica ao PIB, uma vez que é uma medida basicamente econômica e desconsidera não apenas a poluição do ar, sonora, visual entre outras, mas também não leva em conta o conforto, o lazer e os maus causados à saúde em decorrência do uso de determinados produtos, como o cigarro. Para indicar a piora ou melhoria no bem-estar da população de um país são necessários outros indicadores, como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Este leva em conta diversos aspectos da vida social que são dispensados no cálculo do PIB, mostrando mais afundo a real condição da população.

2) Em anexo.

3) Consideram-se bens e serviços. No cálculo do PIB a preços de mercado consideram-se apenas os valores agregados, para evitar o problema da dupla contagem: quando valores gerados na cadeia de produção aparecem contados duas vezes na soma do PIB. Por exemplo: na produção do automóvel, contabiliza-se o valor do automóvel, mas não o do aço usado na sua produção, uma vez que este já está incluso no preço do produto final. Se fosse contabilizado também o preço do aço, estaria contando duas vezes (dupla contagem) e fazendo com que a medida do PIB perdesse ainda mais precisão.

4) A ótica do Dispêndio leva em conta as compras ou gastos de consumo das famílias; investimentos das empresas; gastos do governo e exportações líquidas. Sendo calculado da seguinte forma:

Demanda agregada = consumo das famílias + investimentos + gastos públicos + exportações líquidas.

Os fatores determinantes são:

I) Consumo privado -> de bens duráveis, bens de consumo não duráveis, serviços. Depende da renda disponível (renda – impostos) e do nível de preços (inflação).

Quanto maior a renda, maior o consumo e quanto maior a taxa de inflação, menor o consumo, uma vez que o poder de compra do consumidor é corroído pelo aumento dos preços dos produtos.

II) Gasto público -> serviços à sociedade (defesa, saúde, educação) e na construção de estradas, parques, etc. Não são levados em consideração pagamento de juros e transferências de renda e benefícios à população.

III) Investimento -> investimento na planta e equipamentos das empresas (construção de fábricas aquisição de máquinas) e construção residencial. Depende das expectativas sobre o futuro e da taxa de juros (quanto menor a taxa de juros – maior acesso ao crédito – maiores são os investimentos.

IV) Exportações líquidas de bens e serviços ->

Exportações – Importações.

Depende da renda mundial, do grau de competitividade da economia e das vantagens competitivas do país.

5) Agregados macroeconômicos são grandezas econômicas que quantificam as operações que todos os agentes de uma economia efetuam durante um ano. São importantes pois permitem determinar o valor da produção realizada num país e a demanda do mercado, fazendo assim com que as metas possam ser traçadas pelos produtores.

6) Em anexo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com