TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Maiêutica Do Sócrates

Trabalho Universitário: Maiêutica Do Sócrates. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  1.731 Palavras (7 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 7

Sócrates.

O criador da Maiêutica (Sócrates) nasceu em IV A.C, em Atenas, Grécia, um vilarejo pobre, ficava fora das muralhas da cidade, filho de Safrônico escultor e Fenaretes, parteira, era um homem que tinha uma vida simples, até na forma de se vestir, andava descalço pelas ruas e nunca se preocupou quanto á isso, na época, todas as famílias, dependiam de escravos para exercerem todos os serviços, eles já faziam por si mesmos, aumentando assim as críticas alheias.

Enquanto à família, teve duas esposas, a primeira foi Xântipe e a segunda foi Mirto, teria vivido com ambas ao mesmo tempo, pois na época, era permitido, devido á falta de homens em Atenas, teve cinco filhos três com a primeira e dois com a segunda esposas.

Como trabalho, primeiramente exerceu a profissão do pai, mas na verdade, mais atrapalhava do que ajudava, sendo criticado pelos seus amigos, em um dia foi levado junto de sua mãe a realizar um parto difícil, vendo o trabalho da mãe Sócrates "filosofou" sobre o assunto e concluiu que de certa maneira ele também era um parteiro, pois o conhecimento está dentro das pessoas e ele poderia fazer nascer tal conhecimento, não demorou muito e sua real vocação falou mais alto, partiu então a aprender filosofia, onde foi discípulo de Anaxágoras e Arquelau, onde ele conhecia as doutrinas dos mesmos e de Parmênides, Heráclito, além dos sofistas. Seu talento logo se destacou sendo considerado, o mais sábio de todos os homens. Por testemunhos de toda a antiguidade, foi considerado o mais esclarecedor e virtuoso dos filósofos, sendo também, fundador da filosofia moral na Grécia, aprendeu música e literatura.

Inteiramente dedicado à filosofia, Sócrates não se distraia com os trabalhos domésticos e nem com a política, era movido por um comportamento ético e íntegro, a elevada cultura ateniense do período fez com que sua educação fosse baseada na meditação, ele acreditava não ser possível filosofar se as pessoas não tivessem um conhecimento avançado, conhecendo assim seus limites e imperfeições, em sua trajetória atraiu para ele muitos discípulos, de todas as idades, ensinava aos jovens, respeito e piedade aos deuses, incitava o quanto podia a temperança e ao distanciamento da volupiluosidade, fazendo-os enxergar o quanto priva o ser humano do mais precioso tesouro da liberdade.

Não se sabe ao certo, qual trabalho teve Sócrates, além da filosofia e se é que teve. Mesmo com tanta pobreza, não tinha recompensa nenhuma em suas meditações e filosofia, seu ensinamento era de tal profundidade, inigualável, dizia ele que era infinito, pois seus pensamentos, nunca deixariam de fazer sentido, tanto no passado, presente e futuro, e realmente sabia o que falava, pois seus pensamentos estão presentes até os dias de hoje. Sócrates era muito rígido com sigo mesmo, mas de uma humildade e gentileza, complacente com os demais. O método de vida de Sócrates gerou polêmica na época, com sua liberdade de opinião, suas críticas, ironia e sua maneira de educar provocou descontentamento, inimizades pessoais e hostilidade popular, por ser visto como um homem que não seguia as idéias de Atenas, ele teve que se defender dos juízes e da justiça humana, sobre acusação de perverter os jovens e de inventar deuses desconhecidos de sua terra natal. Ele se negou a se defender dessas acusações pois não queria desobedecer as leis humanas então resolveu aceitar e se humilhar, recusando inclusive a ajuda de fuga providenciada por seu discípulo Criton, preferindo então à morte. Acreditava que

seus ensinamentos eram imortais, nunca seriam compreendidos e aceitos naquele momento em vida terrena.

Assim foi condenado à morte e morreu aos 71 anos de idade em 399 a.C, e as suas últimas palavras ditas aos seus discípulos antes de morrer foram: “Devemos um galo Euculápio”, é que o deus da medicina tinha-o livrado do mal da vida com o dom da morte.

A Maiêutica.

A Maiêutica origina-se da arte do parto, que em comparação ao parto, trás uma vida ao mundo e seu ensino trás o conhecimento de dentro de cada um, o nascer de ambos.

A Maiêutica em si trata-se da arte de dar a luz, a descoberta da verdade que está no interior de cada pessoa, tinha esse parto, dois tempos, primeiramente colocava o assunto em discussões e depois duvidando de si mesmo, em seguida, obtinha novas opiniões, tudo isso, dentro de assuntos simples, mas dentro de um contexto específico, pois a Maiêutica, era a luz das idéias complexas, baseada na idéia de que o saber é algo escondido na mente de todo ser humano, podendo ser encontrado pelas respostas, as perguntas propostas de forma sabia, levando a verdade eterna ou princípios, pois pensava Sócrates, que o processo de formar um indivíduo, devia começar pela educação do corpo, que permite controlar o físico.

Segundo Sócrates, para achar a natureza e a essência dos indivíduos, deve-se a indução em que consiste comparar vários seres de uma mesma espécie, descartar suas diferenças individuais, as qualidades notáveis e tirar-lhes, somente o elemento comum e interno. Sócrates aplicava em situações promissoras, ao um adversário ou um de seus seguidores, a ser instruído, do inimigo, Sócrates, assumia a humildade e a atitude de um aprendiz, e ia entendendo as perguntas, mesmo já sabendo, para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com