TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Management Company Process Storage Management

Tese: Management Company Process Storage Management. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  Tese  •  2.449 Palavras (10 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 10

O Processo de gestão armazenagem empresa

Os pontos abordados no decorrer deste processo envolvem todo processo de gestão de armazenagem, conteinerização de carga, recebimento e os procedimentos para recebimento de carga da AMBEV dentro de uma cadeia logística como um todo. Para entender melhor dentro desse processo de gestão de armazenagem envolve a administração dos espaços necessários para que os materiais sejam mantidos estocados na fabrica ou em armazéns, além de abranger vários processos como: localização, dimensionamento, recursos materiais e patrimoniais (arranjo físico, equipamentos. etc), pessoas especializadas, manuseio embalagens, manuseio de materiais, fracionamento e consolidação de cargas e a necessidade de recursos financeiros e humanos. O estoque gera a necessidade de armazenagem e consequentemente, do manuseio de materiais, o seu objetivo tem como finalidade garantir o fluxo de produto de maneira ordenada e eficiente, em uma cadeia de suprimentos, otimizando os custos em cada etapa do processo.

Segundo Ballou (1993), há quatro razões básicas para que uma empresa destine parte de seu espaço físico á armazenagem: redução de custos de transportes e produção; coordenação de suprimentos e demanda; auxilio ao processo de produção e auxilio ao processo de marketing.

As companhias Brahma e Antarctica até a década de 90, principais concorrentes no mercado nacional de cerveja, optaram pela descentralização da distribuição de seus próprios produtos, de forma a fortalecer suas marcas regionalmente e facilitar o abastecimento dos mercados consumidores, a empresa utilizaram os maiores números possível de distribuidores terceirizados em suas redes, numa estratégia apelidada de “pulverização do atendimento”. A intenção era, em última instância, possuir ao menos uma revenda em cada município do país. O objetivo era a aproximação entre os estoques e seus consumidores finais, a fim de evitar a falta de produto no mercado e minimizar os possíveis problemas logísticos decorrentes de estoque centralizados e menor quantidade de centros distribuidores, por buscar de um modelo de distribuição que garantisse a confiabilidade, modernização e continuidade da operação de distribuição de seus produtos, além do seu próprio e o das revendas.

No entanto, o aumento dos volumes distribuídos e das áreas atendidas, tornou a proximidade da unidade viável e a estratégia de localização dos CDDs estabelecendo o

processo de armazenagem dos produtos e próximos aos mercados consumidores, as estratégias operacionais de distribuição buscando reduzir os custos de transportes e armazenagem decorrentes de operações de abastecimento dos CDDs, onde produtos são liberados diretamente do armazém direto para o mercado consumidor, com a distribuição através de depósitos intermediários. Estes depósitos permitem um rápido fluxo de produtos, com a manutenção de estoques em níveis reduzidos, sempre que as quantidades armazenadas atinge o ponto de ressuprimento, novas transferências de mercadorias são realizadas. O transporte de mercadorias para reabastecimento, usualmente denominado “transferência” ou “puxada”, é realizado através de caminhões pesados, o que permite a movimentação de grandes quantidades, normalmente entre 20 e 28 paletes por veículos.

A AMBEV negocia a compra de aproximadamente 400 caminhões por ano em nome das empresas terceirizadas, o tamanho da operação permite renovar constantemente a frota. Contam com 3.100 caminhões, todas as empresas para evacuar de todo produtos armazenados em seu centro de distribuição que transporta cargas entre as fabricas e revendas da Ambev.

A gestão de armazenagem resume-se em garantir a existência de capacidade para armazenar controlar o fluxo adequado e eficiente de carga para dentro e para fora das aéreas, além de manter do processo onde são registros confiáveis das operações realizadas. Porem é necessário analisar a determinação das aéreas necessárias de cada caso da demanda de armazenagem, sempre sabendo as exatas características e quantidade a serem recebidas a cada momento, permitindo planejar as operações futuras com antecipação de segurança. A AmBev consegue gerenciar os armazéns reduzindo ao Maximo o tempo de permanência dos lotes armzenados, obtendo maior rotatividade (ou giro) da área e, consequentemente, atraindo o maior lucro para empresa. O fluxo de informações e o fluxo materiais físicos integrados e tratados com cada setor responsável pela operação onde garantem ao cliente um atendimento imediato, em ralação as tarifas de armazenagem, calculadas a partir de uma estrutura de custo real de operação e de manutenção.

Conteinerização de cargas é um sistema intermodal de transportes de carga geral ou produto em lotes que são pequenos demais para o sistema de transporte a granel, utilizando recipientes de ISO. As mercadorias podem ser facilmente deslocadas de um local para outro que podem ser carregados para navios, trens, aviões e caminhões.

O conceito de conteinizar é considerado como a principal inovação no campo da logística que revolucionou a movimentação de carga no século XX.

Entenda-se por unitização de cargas, o desenvolvimento de modernos sistemas para sua movimentação, que consiste em acondicionar volumes uniformes em unidades de carga, visando reduzir os custos de viagem e o tempo de permanência dos veículos transportadores nos portos de embarque e desembarque, além de conceder maior segurança à carga, eliminando seu manuseio direto.

A AMBEV trabalha com a paletização de suas cargas através de paletes para os produtos de cerveja e refrigerantes, e para os produtos de insumos é armazenado a granel. Na conteinerização de cargas temos vários tipos de equipamentos é o que vamos ver abaixo.

Pré-lingagem - a carga é condicionada em redes especiais de nylon ou corda, de forma a proporcionar fácil manuseio por guindastes, permitindo o aumento da velocidade de carregamento e descarregamento. •.

Paletização (Paletes/Pallets) - são utilizados engradados de madeira como suportes de cargas que ficam atadas a estes, os quais, possuem vãos em sua parte inferior de modo a permitir o encaixe dos garfos das empilhadeiras, gerando, desta forma, uma otimização do manuseio da carga.

Conteinerização - consiste na alocação de cargas em um receptáculo em forma de baú chamado contêiner, que proporciona maior segurança e facilidade de manuseio e transporte. Devido a sua característica intermodal, ou seja, sua capacidade de fácil e ágil transferência entre várias embarcações (terrestre, marítima ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com