TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marcas e gestão de marcas - Resenha

Por:   •  11/5/2015  •  Resenha  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA

Marcas e gestão de marcas

Empresas e organizações estão concluindo que um de seus bens mais valiosos e a força da sua marca associada aos seus produtos.

Com a grande variedade na hora de escolher um produto contra um mundo cada vez mais corrido, onde as pessoas não possuem muito tempo para escolher uma marca forte consegue simplificar o processo de decisão do consumidor.

Por este motivo o planejamento, a implementação e o fortalecimento de uma marca e muito importante.

Para atingir o objetivo de criar uma marca que seja forte e usado os mais variados métodos de tomada de decisão gerencial como, por exemplo, princípios psicológicos.

Mas afinal de contas o que é Marca?

Conceito usado há séculos como meio de diferenciar bens e serviços de um fabricante dos bens e serviços de outro. A palavra marca vem do nórdico brandr “queimar” que surgiu com os proprietários de gado que usavam ferretes quentes para marcar e identificar seus animais.

Assim segundo a American Marketing Association (AMA), “marca é um nome, termo, símbolo, desenho ou combinação desses elementos que tem como objetivo identificar um bem ou serviço”.

Mas para muitos administradores e bem mais que isso. Definem como algo que criou certo nível de conhecimento, reputação e proeminência no mercado.

Assim sendo para criar uma marca que realmente seja eficiente e necessário encontrar um nome, logotipo, símbolo, desenho de embalagem ou outro atributo que identifique e ao mesmo tempo diferencie o produto dos demais.

Um produto é qualquer coisa que possa ser oferecido ao mercado seja para apreciação, aquisição, utilização, etc.

Uma marca é um produto que vem acrescido de outras dimensões que o diferencie de algum modo dos demais produtos que foram desenvolvidos com p propósito que satisfazer as mesmas necessidades dele. Essas diferenças podem ser racionais e tangíveis ou mais simbólicas, emocionais e intangíveis.

Uma marca pode ser representada por um bem físico, uma loja, um serviço, uma organização, uma pessoa, um lugar ou uma ideia.

Para os consumidores a marca tem funções de identificar a origem do produto de maneira a reduzir os riscos, simplificar o custo de busca, indica qualidade e vinculo com o fabricante, além dos valores e elementos simbólicos vinculadas a marca.

Já para os fabricantes a marca pode identificar e simplificar o rastreamento do produto, proteção legal para produtos exclusivos, indicar qualidade e retornos financeiros, alem da forte vantagem competitiva.

Podemos observar que Marcas podem proporcionar benefícios tanto para os consumidores quanto para as empresas.

Mas criar uma marca não e tão fácil como parece.

Para dar uma marca a um produto é necessário ensinar aos consumidores quem é o produto dando-lhes um nome e utilizando outros elementos para ajudar a identificar. Através de vários métodos que envolve toda uma construção mental que ajude ao consumidor a criar e organizar seu conhecimento sobre o produto ou serviço.

Por isso a gestão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com