TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA: GESTÃO DE MARCAS, CO-BRANDING X DIGITAL BRANDING

Por:   •  13/8/2018  •  Abstract  •  1.381 Palavras (6 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 6

RESENHA CRÍTICA

GESTÃO DE MARCAS, CO-BRANDING X DIGITAL BRANDING

CHAIANE NUNES RAISKI

No que se refere à marca, é fundamental uma gestão com base em argumentos específicos, afim de apresentar a realidade do produto ao qual se quer demonstrar. Partindo desta hipótese, essa resenha será desenvolvida com o objetivo do leitor encontrar no decorrer deste, informações sobre gestão de marcas, co-branding x digital branding, entendendo a importância de gerenciar as mesmas. Partindo desse pressuposto, iremos apresentar a seguinte questão: Qual a vantagem de duas empresas de grandes sucessos se unirem para lançarem um único produto?

Para descrevermos o mesmo, o autor Melo (2014, p.243) afirma que: “Branding não diz respeito apenas à criação da marca, mas também à gestão, gerenciamento e eficiência da marca no mercado”, ou seja, pode-se dizer em poucas palavras que, em um ambiente globalizado onde grandes marcas então inseridas têm-se lugar para todos, e um desentendimento entre as empresas com co-branding pode gerar um tumulto enorme e, conseqüentemente, manchando suas marcas ou até mesmo um determinado produto.

Partindo daí, pode-se dizer que a gestão de uma marca é importante, pois assim permite que a mesma se amplie no mercado e, conseqüentemente, sustente a empresa com o(s) produto(s) a qual a mesma tem a oferecer e concorrer com os concorrentes mais próximos.

Para se aplicar o co-branding é fundamental que as empresas tenham entre si um único objetivo, lançar um produto que traga rentabilidade e o nome de ambas. Mas para isso é importante que uma gestão seja aplicada, para que assim possam decidir quais resultados querem alcançar formalizados através de um planejamento, no entanto, os resultados só são obtidos com sincronismo, estratégia, gerencia das marcas e operacionalização.

E é por isso que muitas empresas hoje em dia então aderindo ao co-branding, pois segundo o site Destino Negócio (2015, p.1):

Co-branding nada mais é do que uma parceria entre duas ou mais marcas diferentes de produtos e serviços que se unem em uma ação conjunta ou para promover um único produto e serviço. Existem vários tipos diferentes de ações que podem ser classificadas como co-branding, mas a forma mais comum é quando duas organizações se juntam para criar um novo produto ou combinar dois produtos diferentes em um mesmo “pacote”. A aposta no co-branding, como toda estratégia de marketing, tem o objetivo de alavancar as vendas e aumentar o faturamento. Para ir além disso, lembramos que o co-branding bem feito é aquele que atende a uma necessidade expressa ou latente do mercado, aproveita qualidades e competências das duas (ou mais) partes envolvidas e traz benefícios para as duas empresas. Quando isso acontece, ambas marcas têm potencial para atingir pessoas além de seu público-alvo e atrair a atenção dos consumidores de outra marca já estabelecida.

O processo de unir duas ou mais empresas, ajuda no que se refere a marketing, mostrar ao público um mesmo produto com que leva o nome de ambas. Não há hoje nenhum processo que possa impedir essa união. Um exemplo claro do co-branding, que também faz parte de uma ou outra forma do marketing, pois é um processo de apresentação de serviço:

Por exemplo, quando o McDonald’s se junta a um estúdio de cinema para oferecer brinquedos temáticos de um filme como brinde de seu McLanche Feliz, eis um exemplo de co-branding. Isso ajuda na divulgação da obra e impulsiona as vendas do lanche. (DESTINO NEGÓCIO, 2015, p.1).

Esse digital branding unido com o co-branding, faz com que mesmo em lugares inesperados, às mídias tecnológicas digitais desenvolvam e integram sua marca, pois através de serviços de pesquisa online, os consumidores encontram as grandes novidades. E como se vive em torno da tecnologia, é importante trazer o novo para o mundo digital.

Todo trabalho tem como objetivo tornar sua marca (da empresa) ainda mais popular, fazendo com que os consumidores se envolvem mais com a marca, aumentando assim o marketing da mesma. A marca pode ser comparada ao nosso organismo, ou seja, se não estiver em constante movimento ele para e nada mais flui. Toda marca deve visar no que se refere a mudanças, provar ao público que, ao adquiri complementar sua marca com outra(s) marca(s) ela está ampliando seu campo de vendas.

O branding digital é importante para o crescimento e expansão da marca, pois é através do processo de desenvolvimento que a mesma se fortalecer, onde abrange desde a criação. Essa comunicação digital da empresa com o público através do digital branding ajuda a crescer a marca ou produto, mesmo que nem percebam.

O digital branding se dá através de todo meio de comunicação digital, seja ela facebook, e-mail, blogs, sites, instagram, twitter, whatsapp, Google +, e várias outras plataformas de redes sociais aos quais estão disponíveis. É assim que os consumidores tem acesso a produtos ou marcas da empresa, tornando assim mais acessível, e consequentemente mais econômico para as empresas.

Para o site Midia Boom (2016, p.3):

O objetivo principal do Branding é fazer com que um determinado produto ou marca seja uma referência em seu segmento e se destaque das demais. Atualmente, as ações de Branding visam destacar uma marca ou produto em detrimento de seus concorrentes, planejando lançamentos ou reposicionando a imagem. O objetivo principal é fazer com que clientes em potencial se tornem efetivamente consumidores e, melhor ainda, fidelizá-los. A web trouxe uma nova forma de divulgar a marca, uma vez que o processo de compra foi modificado. Anteriormente, os compradores entravam em um ‘funil’ do mercado, de modo a escolher uma marca dentre tantas outras e só depois adquiriam o produto. Todo esse processo foi modificado, tornando-se muito mais complexo. O usuário avalia as marcas e avalia seu leque de marcas sistematicamente – por isso é importante uma boa relação da marca com o público, para se manter dentro desse leque do consumidor. Assim sendo, é necessário que a marca, além de cuidar da pré-compra, também dê atenção ao comprador no pós-compra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (99.5 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com