TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing E Miopia De Marketing

Artigos Científicos: Marketing E Miopia De Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 4

A palavra Marketing não é algo desconhecido aos nossos ouvidos, durante anos ficamos sabedores de discursos onde ela é pronunciada com grande exaltação, chegamos até a ter uma familiaridade com esse termo, mas quando nos deparamos a uma situação a qual se precisa explicar o real significado que ela possui temos uma enorme dificuldade. Normalmente damos exemplos o que poderia ser o marketing, mas não conseguimos formular com exatidão uma resposta.

Esse problema toma-se de inicio por ser uma palavra de uma língua estrangeira, que ao pé da letra significa "fazendo o mercado". Certo, essa é sua definição, mas ainda não conseguimos formular com clareza em nossa mente do que se trata. Automaticamente o relacionamos a vendas ou a publicidade, não é uma afirmativa errônea, mas precipitada. Ambos tem relação com o marketing, mas não o define, esses são apenas um dos caminhos que ele possui.

O marketing é uma sequência de processos que visa atender as necessidades de um determinado mercado, ele possui em sua essência passos para que seja feito com êxito. O primeiro deles é manter-se atento as necessidades que o seu cliente possui, é valido ressaltar que não há como criamos essas necessidades, o que se faz é estimular os seus desejos, motivá-lo a criar por si só. Essas necessidades variam de pessoa para pessoa dependendo de sua localização geográfica, cultura e ideologias. Muita das vezes, nem mesmo o próprio consumidor tem noção do que ele precisa, então o marketing tem como função antever futuros desejos e executá-los com tanta eficiência que o produto venda por si só.

Podemos então dizer que o marketing tem a função de prever o mercado, ou adequar-se a ele trazer algo de diferente e até mesmo, renovar um produto já existente. As novidades geram curiosidade aos consumidores e quando suas expectativas são atendidas aumenta-se a confiança em determinado produto, serviço e/ou empresa.

Quando se tem o desejo atendido a credibilidade em experiência em relação a determinado produto e serviço aumenta. E assim chega-se a outro ponto crucial do marketing, a relação com o seu cliente. Não se trata apenas de vender e pronto,

trata-se de fazer uma pesquisa para detectar as necessidades e executá-las com eficiência, fazer uma divulgação de seu produto, vendê-lo e manter um relacionamento com o cliente. Esta é de total importância para que haja uma fidelidade, manter os laços sempre trazem bons frutos e bons lucros.

Nota-se essa pratica sendo executada por meio de redes sociais, empresas e organizações usam do meio virtual para que os seus clientes estejam sempre próximos e atentos a novidades, fazendo ainda que eles participem por meio de comentários na melhoria de seus produtos.

Então podemos dizer que o marketing não passa de um jogo sadio o qual ambos acabam ganhando, a organização com o lucro e a conquista de clientes e o individuo com suas necessidades atendidas com satisfação.

Empresas devem sempre lembrar-se qual é a essência do marketing para que não ocorra a miopia de marketing, muitas vezes, tão seguros de si e dos seus produtos esquecem-se dos seus clientes e acabam perdendo credibilidade por falta de inovações. É de sabedoria que o novo é atraente, gera curiosidade, mas a visão curta dos administradores das empresas impede que estas sejam executadas, acreditando sempre no potencial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com