TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing - ciclo de vida do produto

Projeto de pesquisa: Marketing - ciclo de vida do produto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.354 Palavras (6 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Marketing – ciclo de vida de um produto 5

2.1.1 Definição do produto. 5

2.1.1.1 Mix de comunicação e suas definições. 6

2.1.1.1.1 Negociação – Variáveis ambientais que influenciam no processo de negociação. 6

3 CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho visa compreender as ferramentas e estratégias da pesquisa de mercado, os compostos de marketing e suas variadas funções e de que forma aplicados podem contribuir no sucesso de uma organização, assim como as variáveis ambientais que podem influenciar no processo de negociação, tendo como base a empresa Microsoft.

2 DESENVOLVIMENTO

Muitas empresas acomodam com a posição que conquistam como pioneiros no mercado com anos de sobrevivência e não investem em novas tecnologias passando apenas por algumas ou poucas mudanças, atualizações. A Microsoft é umas das organizações mais antigas na área de tecnologia da informação, no passado de dez computadores vendidos nove estavam equipados com o sistema Windows, porém, com a chegada dos tablets e smartphones esse número reduziu.

A mobilidade e a facilidade de acesso à comunicação é sem dúvida o maior interesse que um consumidor quer hoje em dia, tudo tem que funcionar de forma ágil e prática. Com poucos toques na tela de um smartphone ou tablet pode-se enviar um e-mail, responde-lo, postar uma foto ou informação em uma rede social, dentre outras infinidades de funções.

No caso da Microsoft não houve mudanças significativas em seus produtos e serviços, os usuários ficaram acomodados às funções antigas que um PC oferecia e uma atualização rápida para acompanhar o mercado atual dos smartphones seria um tanto agressiva e de difícil aceitação por parte dos usuários adeptos ao sistema tradicional da Microsoft quase sempre o mesmo sem muitas modificações desde sua versão Windows XP até a atual o Windows 8 que é uma tentativa de adaptação ao mundo “touchscreem”.

Não se pode dizer com toda certeza se a falta de pesquisa ou estar sempre um pé a frente da evolução da tecnologia, ou até mesmo a acomodação por se considerar líder mundial em fabricação de software e com maior número de usuários. O fato é que a pesquisa de mercado iria auxiliar a empresa no desenvolvimento de estratégias, a encontrar novos clientes novas oportunidades e ainda poderia ter oferecido à empresa uma antecipação para o avanço da sua própria tecnologia, antes do concorrente instalar a sua no mercado, isso faria com que os clientes não deixassem a marca atual já inovada, atualizada por outra com as mesmas características, porém, emergente no mercado.

A melhor ferramenta em uma pesquisa de mercado para a Microsoft seria sem dúvida a antecipação perante o concorrente, em outras palavras um pé a frente da própria tecnologia e uma coleta de informações para uma posterior análise para identificar a melhor solução a fim de trazer benefícios para a empresa.

2.1 MARKETING – CICLO DE VIDA DE UM PRODUTO

Um dos conceitos de marketing de acordo com KLOTER com base no mercado concorrente faz referência ao ciclo de vida de um produto que compreende em: desenvolvimento do produto, introdução do produto no mercado; crescimento que é a fase de aceitação no mercado; a maturidade onde ocorre a diminuição das vendas com o surgimento de novos produtos ou similares, até a fase do declínio quando este sai do mercado.

Estar atento ao concorrente é antecipar ante seu lançamento, verificar novas estratégias, ferramentas e consideráveis mudanças, atualizações no produto, uma competição saudável em que se verifica o concorrente a fim de realizar melhorias no próprio produto e/ou serviço, para manter e conquistar clientes, estar um passo adiante perante a concorrência pode ser fundamental no mercado cada vez mais competitivo.

2.1.1 Definição do produto.

Segundo KOTLER produto é qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para a atenção, aquisição, uso ou consumo e que possa satisfazer a um desejo ou necessidade.

Podemos ainda classificar um produto como sendo tangíveis ou intangíveis. Utilizando a empresa Microsoft como exemplo, esta oferece produtos e serviços como o CD de instalação com o sistema operacional e depois de instalado em um equipamento apropriado, este estará equipado com softwares que oferecem um leque de serviços a quem o opera seja este um notebook ou desktop. A Microsoft não fabrica computadores, apenas softwares, sua parceria com fabricantes de hardware é o que oferece ao consumidor uma vasta opção de produtos das mais variadas marcas.

2.1.1.1 Mix de comunicação e suas definições.

O mix de comunicação de marketing utiliza-se de meios de comunicação para chegar até o cliente, para atrair sua atenção. Um composto desse mix é também um dos mais famosos, a propaganda caracterizada como apresentação e promoção de produtos e/ou serviços, através de panfletos, painéis eletrônicos, propaganda na TV, redes sociais, no vasto conteúdo da internet, dentre outros. Ainda na mesma linha de raciocínio, existe a promoção de vendas que visa incentivar, encorajar as pessoas a experimentar, utilizar, até mesmo comprar o produto ou serviço, muitas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com