TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mix De Marketing - Preço E Produto

Trabalho Universitário: Mix De Marketing - Preço E Produto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  1.485 Palavras (6 Páginas)  •  858 Visualizações

Página 1 de 6

Grande parte da população define marketing apenas como publicidade ou propaganda, mas antes de avançar para o mix de marketing é necessário que haja um entendimento básico sobre as funções do marketing.

Para Felippe Júnior (2007, p.12):

É função do marketing reconhecer as necessidades e desejos não atendidos e satisfazê-los. As empresas pesquisam as necessidades das pessoas e procuram oferecer produtos e serviços que satisfaçam essas necessidades e tornem a vida mais fácil, contribuindo para elevar o padrão de vida da sociedade.

Já Las Casas (2001, p.26) cita marketing como:

A área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar determinados objetivos de empresas ou indivíduos e considerando sempre o meio ambiente de atuação e o impacto que essas relações causam no bem-estar da sociedade.

Marketing para Philip Kotler (2000, p.30) nada mais é que “um processo social por meio do quais pessoas e grupos de pessoas obtém aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros.”.

Já para Dias (2006, p.2):

O conceito de Marketing pode ser entendido como uma função que cria continuamente valor para o cliente e gera vantagem competitiva duradoura para a empresa, por meio da gestão estratégica das variáveis controláveis de marketing: produto, preço, comunicação e distribuição.

A partir das ideias apresentadas pelos autores, pode-se perceber que o marketing é visto como uma troca de serviços e/ou produtos entre os consumidores e as empresas a fim de satisfazer as necessidades e desejos que ainda não foram atendidos.

De acordo com Gracioso (1997) depois de definido o posicionamento e o segmento da empresa, passa-se a trabalhar na montagem do market-mix, que é a combinação entre Produto/Serviço, Preço, Distribuição e Comunicação com o Mercado.

Os 4Ps do marketing ou mix de marketing é uma ferramenta muito conhecida e utilizada que foi aprimorada pelo Prof. Jerome McCarthy no início dos anos 60.

Conforme Richers (2000, p.158) o Mix de Marketing é “um componente estratégico que acrescenta eficácia à empresa e ajuda a melhorar e a atingir seus objetivos a médio ou longo prazo da maneira mais racional possível”.

Já para Kotler (2000, p.37)

Mix de marketing (ou conjunto de marketing) é o conjunto de ferramentas de marketing que a empresa utiliza para perseguir seus objetivos. McCarthy classificou essas ferramentas em quatro grupos amplos que denominou 4Ps do marketing: produto, preço, praça(ou ponto de venda) e promoção( do inglês Price, Place, Promotion, Product ).

Conforme citado por Kotler essas ferramentas são classificadas em quatro grupos amplos e funcionam na abordagem do mercado alvo, conforme mostrado na Figura 1.

Figura 1: 4Ps do marketing e mercado alvo

Fonte: Arquivo da autora

Das quatro variáveis do mix de marketing, tomamos como base o primeiro deles, o produto, segundo Tuleski (2009, p.01)

Produto é qualquer coisa que possa ser oferecida e que satisfaça necessidades e desejos de um mercado. Produto inclui não só bens ou serviços, mas também marcas, embalagens, serviços aos clientes e outras características. Não necessariamente o produto precisa ser físico. Eles podem existir fisicamente, mas também podem ser serviços, pessoas, locais, organizações, idéias, etc.

Para João (2008, p.7) produto “É a ferramenta mais básica do mix e inclui qualidade, design, atributos, marca, embalagem e também serviços de apoio (entrega, assistência técnica).”

A partir das ideias apresentadas percebe-se que o produto se torna dentro das organizações o ponto chave no processo de tomada decisão. Segundo Fernandes (2003/2004,p.2) “Os principais pontos a ter em conta relativamente aos produtos são: a estratégia do produto, a marca, o patrocínio, as famílias, a extensão e a estratégia de marca.”.

Já para Bispo

Um produto ou serviço é dito certo ao consumidor quando atende às necessidades e desejos de seus consumidores-alvo. Um produto certo deve ter:

a. Qualidade e padronização – em termos de características, desempenho e acabamentos;

b. Modelos e tamanhos – que atendam às expectativas e necessidades;

c. Configuração – a apresentação do produto em termos de apresentação física, embalagem, marca e serviços. (BISPO,2006,p.16)

Outro componente do Mix de marketing é o preço, que segundo Kotler e Keller (2006, p. 428)

o preço é o único elemento do mix de marketing que produz receita: os demais produzem custos. Ele é também um dos elementos mais flexíveis: pode ser alterado com rapidez, ao contrário das características de produtos, dos compromissos com canais de distribuição e até das promoções.

O preço é um fator de extrema importância no marketing dos produtos para a maioria dos segmentos, como diria Fellipe Júnior (2007) as pessoas compram um bem ou utilizam um serviço quando “sentem” que o preço é justo, e o mesmo pode variar em função do que se oferece, como a qualidade, durabilidade, acabamento, status e pela satisfação pessoal.

Conforme publicado em artigo por Abukawa, Lopes e Reis (1996, p.5)

Dentre as variáveis controláveis pela empresa, o preço é provavelmente a mais facilmente comparável pelo consumidor no momento da compra. Entretanto em uma situação inflacionária ou recessiva (ou ambas, como ocorre frequentemente na economia brasileira), o apreçamento acaba por se tornar uma tarefa bastante confusa.

Conforme citado, o apreçamento acaba se tornando uma tarefa árdua, onde devem ser levadas em conta muitas variáveis mercadológicas, pois as decisões de preço não se originam só das necessidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com