TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing e Comercio Eletrônico

Por:   •  29/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.290 Palavras (6 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 6

Unidade de Aprendizagem: Marketing de Relacionamento

Curso: Sistemas para Internet

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Assista aos dois breves vídeos e leia o texto a seguir, sobre a empresa Flores Online, e responda às questões.

1)VÍDEO 1 - Empreendedorismo: Flores Online com Marcelo Casarini , Parte 1

http://www.youtube.com/watch?v=mvuq8TjZ8qw&feature=relmfu

2)VÍDEO 2 - Empreendedorismo: Flores Online com Marcelo Casarini , Parte 2

http://www.youtube.com/watch?v=r9n-t3M6aRI&feature=relmfu

A procura de novas fronteiras 19.10.2006 - Revista Exame, por Fabrício Marques

A floricultura virtual Flores Online surgiu há oito anos, em plena bolha da internet, e transformou-se num negócio bem mais amplo do que o proposto no figurino original. A empresa continua a fazer o que sempre fez ¿ produzir arranjos, comercializá-los pela internet e entregá-los em poucas horas. Mas hoje as flores respondem por quase um terço do faturamento, que deve atingir 10 milhões de reais neste ano ¿ 30% mais que em 2005. O negócio das Flores Online, agora, é mais complexo. Nos últimos anos, a empresa vem investindo muito em vendas de arranjos associados a outros presentes. A experiência começou em 2001, com a oferta de flores com caixas de chocolates. Desde então, a lista de opções cresceu e inclui doces, livros, perfumes, jóias, vinhos e cosméticos. "Descobrimos que muitos clientes gostariam de dar presentes mais duradouros, além das flores", diz Eduardo Casarini, de 30 anos, sócio da empresa.

A venda conjugada multiplicou os valores. Um arranjo de 45 reais com uma caixa de trufas, por exemplo, sai por 72 reais. Na companhia de um bom vinho, sobe para cerca de 120 reais. Diversificar é um caminho clássico para o crescimento de pequenas empresas. (...)

Mas junto com o crescimento que a diversificação pode permitir costumam vir alguns riscos, que pequenas empresas, como a Flores Online precisa dosar muito bem. "A estratégia da Flores Online caminha no fio da navalha", diz Alberto Antonioli, da consultoria Value Partners. "A ç~~~~adosa na escolha dos itens que entram ou não. "Só escolhemos produtos que dêem lucros compensadores", diz Casarini. "Estamos deixando de vender CDs, por exemplo, porque a margem é muito pequena."

A Flores Online nasceu do talento da mãe do empresário, Fátima, que fazia arranjos para festas. Das flores à decisão de diversificar houve um período de amadurecimento. "Foi preciso primeiro fortalecer nosso negócio principal para que estivéssemos entre as líderes em floriculturas virtuais", diz Casarini. Isso aconteceu em 1998, quando a empresa centralizou em sua sede, em São Paulo, a fabricação dos arranjos e a distribuição para todo o Brasil ¿ depois de descartar a idéia de trabalhar com parceiros locais. "Nossos arranjos têm qualidade e design diferenciados", diz ele. "Não dava para delegar a produção para floriculturas de outras cidades, que, no final das contas, acabariam se tornando nossas concorrentes." Hoje, todas as entregas são feitas por Sedex e por empresas especializadas.

Quatro anos atrás foi dado o primeiro passo rumo à diversificação, com um primeiro teste de venda de chocolates, que podiam ser adquiridos juntamente com as flores ou separadamente. "O resultado da venda isolada foi decepcionante", diz Casarini. "Mas as promoções de arranjos com chocolate tiveram boa aceitação." Nos meses seguintes, a empresa dedicou-se a entender quais itens poderiam ser somados às flores. Surgiram doces, livros, discos. Hoje, há 50 opções de presentes. A decisão abriu a possibilidade de fazer parcerias com grandes sites de varejo, como Submarino, Lojas Americanas e Pão de Açúcar Delivery.

Durante um bom tempo, os chocolates Godiva foram o carro-chefe das vendas dos produtos alternativos. Há dois anos a empresa belga saiu do Brasil e deixou a Flores Online órfã de seu principal fornecedor. "Fomos então buscar vários parceiros para não ficarmos tão dependentes", diz Casarini. Hoje, há vinhos da distribuidora Mistral, cristais Swarovski, bolos da doceria Amor aos Pedaços. Nas últimas semanas, chegou um reforço ¿ as linhas de sabonetes, óleos e outros cosméticos da francesa Anna Pegova. "Tive a idéia de vender nossos produtos com flores pela internet e a escolha da Flores Online foi uma decorrência natural", diz Henri Robert Mouracade, responsável pela área de novos negócios da Anna Pegova. "No começo da diversificação, nós corríamos atrás de parceiros", afirma Casarini. "Agora também estamos sendo procurados."

1. Descreva detalhadamente o Composto de Marketing (também chamado Marketing Mix ou Composto Mercadológico) da empresa Flores Online.

Observação: Caso algum dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (58.1 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com