TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância de entender os conceitos básicos de pesquisa de marketing, marketing e comércio

Pesquisas Acadêmicas: A importância de entender os conceitos básicos de pesquisa de marketing, marketing e comércio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.364 Palavras (10 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1PESQUSA DE MERCADO............................................................................. 5

2 MARKETING............................................................................................... 6

2.1ESTAR ATENTO AOS CONCORRENTES............................................... 6

2.2 DEFINIÇÃO DE PRODUTO...................................................................... 6

2.3 MIX DE COMUNICAÇÃO ........................................................................ 8

3. NEGOCIAÇÃO ........................................................................................ 11

3.1 RISCOS ................................................................................................. 11

3.2 INFORMAÇÃO ....................................................................................... 11

3.2 TEMPO................................................................................................... 11

3.3 CONCORRENCIA.................................................................................. 11

CONCLUSÃO.............................................................................................. 13

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA ................................................................ XX

INTRODUÇÃO

Os consumidores impulsionados pela demanda por mobilidade exigem das empresas constante atualização. Para se manter no mercador as empresas estão cada vez mais se aprofundando e conhecendo os fundamentos da Pesquisa de Mercado, Marketing e Negociação.

Três pilares fundamentais para a empresa que pretende crescer e se desenvolver em seu mercado de atuação. Portanto, o estudo busca focar nesses três grandes temas, pois os conceitos acima se bem aplicados podem contribuir para o sucesso de uma empresa.

1. PESQUISA DE MERCADO

¨Para avançar, é necessário somente avançar. Na teoria parece simples, porém no caso de uma empresa como a Microsoft é mais que isso. O passado ficou para trás, não se nega o histórico da empresa, mas não é possível manter-se arraigado a princípios, projetos, serviços e produtos que já não condizem com a realidade. Neste mundo da Microsoft e outras empresas avançar é muito pouco, é necessário criar, reinventar , modificar, transformar e quando se pensa que avançou, que reinventou mais , é preciso começar novamente..

Um dos percalços , segundo o texto, seriam os clientes corporativos, muitas vezes resistentes a mudanças radicais, mas para com eles faz-se necessário um trabalho diferenciado, especial, no qual esses sejam informados, auxiliados, apresentando as inovações e mantendo-os sempre informados das mudanças. Com um bom trabalho, com esses parceiros, através de um atendimento diferenciado e exclusivo e que atende as individualidades, peculiaridades e filosofias de cada empresa, pode-se sair desse impasse e termos esses próprios clientes como os alavancadores da saída do ontem para o amanhã, pois em se tratando de tecnologia não existe o hoje, pois esse já não supre as necessidades do amanhã. A Microsoft com todo seu potencial, com sua história pode ressurgir, trazendo o novo , o melhor, ou um produto competitivo, que faça frente aos concorrentes e possa sobressair-se. Porém, para isso o passado fica para trás, o que existe é o futuro, é a necessidade de inovar e avançar sempre.

Quando uma empresa está em alta, seus produtos dominando, há uma tendência para o comodismo, clientes certos e que não exigem muitas mudanças, levam o grupo a parar um pouco, mesmo não planejado, porque tudo está ocorrendo bem. O produto tomando conta do mercado, estampado em todas as lojas, os consumidores comprando tendem a acomodar as empresas. Neste momento começam os problemas, as empresas estão sempre trabalhando, o ser humano é insatisfeito por natureza e daí a necessidade de sempre coisas novas, diferentes, melhores e, diante dessa realidade que pede mudanças e evoluções à todo momento, a empresa que parar para respirar , pode não dar o segundo respiro, pois as outras continuaram em busca de inovações, de projetos e pesquisas para apresentar ao consumidor. Ninguém se mantém no topo, sem um trabalho intenso e diário, em busca de melhorias e novidades. A Microsof, certamente, parou um pouco, por achar, que estando no auge, com os melhores produtos era impossível baixar, ou perder em qualidade para os concorrentes.

O que talvez a empresa tenha se esquecido é de que sucessos passados não são garantia de um sucesso futuro. Não deve basear-se totalmente a postura de uma empresa, quando em um novo processo (produto) em táticas bem-sucedidas no passado, a preparação para lançamento de um novo produto envolve cuidados especiais que buscam esclarecer os objetivos a serem alcançados e as alternativas caso o objetivo principal não possa ser atingido. Alavancagem, é isso que a Microsoft precisa, ou seja, elevar, fazer subir, mudar de posição para o alto, prover, estimular, incrementar positividade em todos os setores, principalmente, incrementar , agregar qualidade ao produto, tornando-o melhor e consequentemente, mais competitivo no mercado.

2. MARKETING

2.1. ESTAR ATENTO AOS CONCORRENTES.

Marketing social, é preciso saber o que os concorrentes estão vendendo, saber sobre seus produtos, e com isso, conseguir vender produtos melhores, acima das necessidades dos consumidores, melhorando a qualidade de vida dos mesmos. Não pode-se ignorar a capacidade dos concorrentes, pois quando não se está atento a eles, eles estão entrando no nicho de mercado e oferendo produtos melhores, como no caso da Microsoft, que achou que seus produtos estavam satisfatórios e não atentou para os concorrentes, que estavam oferecendo produtos muito superiores e com isso perderam mercado.

Tem dois pontos fundamentais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com