TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps evolução do setor de serviços e comércio voltado para análise de marketing

Projeto de pesquisa: Atps evolução do setor de serviços e comércio voltado para análise de marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.873 Palavras (16 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 16

1. Introdução

O tema deste trabalho é apresentar a evolução dos setores de serviço e comércio, direcionado Análise mercadológica aos estudantes do curso de Tecnologia em Gestão Comercial, onde ele será importante para ampliação dos assuntos desenvolvidos em sala de aula. Neste relatório estão descritas as informações levantadas na pesquisa efetuada pelo grupo no segmento Comércio Eletrônico

O SURGIMENTO DA INTERNET

A internet hoje está em todo lugar. Pode-se dizer que é um dos meios tecnológicos mais disseminados no mundo, mesmo com a diferença social e econômica entre os países. O acesso a esta ferramenta é global e hoje quase tudo é feito por meio dela, como conversas, estudos, trabalho, relacionamento e pagamentos de contas. No entanto, essa é uma realidade recente na vida das pessoas.

O inicio da internet remonta os anos após a Segunda Guerra Mundial, já que esta guerra foi a propulsora da criação do computador e tinha objetivos de rastreio de informações de seus inimigos. Sendo assim, os primeiros usos de redes de compartilhamento eram para uso militar e posteriormente utilizados pelas universidades como forma de promover a troca de experiência entre seus pesquisadores.

A Internet nasceu no final da década de 1960, nos Estados Unidos e interligava os laboratórios de pesquisas em rede do Departamento de Defesa do país. Até aquele momento a rede se chamava ARPAnet (Advanced Research Projects Agency) e foidesenvolvido para este departamento em meio a tensões da guerra fria.

O termo que conhecemos hoje, Internet, surgiu um pouco mais tarde, quando a tecnologia da ARPAnet passou a conectar universidades e laboratórios, primeiro nos EUA e logo em outros países como a Inglaterra e a França, que também ousaram e contribuíram para o desenvolvimento da rede.

Foi somente em 1987 que a internet passou das paredes do ambiente acadêmico e cientifico. Neste ano, a rede passou a ser comercializada nos Estados Unidos para uso residencial e corporativo. Em 1992 a rede se disseminou e ganhou força entre a população e assim começaram a surgir várias empresas de acesso a Internet.

A propulsão para popularização da Internet surgiu em 1993 com o desenvolvimento da Web. Nascida em 1991 na Suiça, o termo Web foi criado pelo laboratório CERN como uma linguagem para interligar computadores do laboratório e outras instituições de pesquisas e desta maneira expor mais facilmente documentos científicos. Daí, dois anos mais tarde, a Web se disseminou e se tornou comum entre estudantes de universidades.

Para o Brasil, o ano marco foi em 1987. Nesta data a Universidade de São Paulo realiza uma reunião com todos os pesquisadores do país para discutir o estabelecimento de uma rede nacional para fins acadêmicos e de pesquisas, com compartilhamento de acessos a redes internacionais.

Já no ano seguinte, o Laboratório Nacional de Computação Cientifica, no Rio de Janeiro, consegue acesso ao BITNET, conectado com a Universidade de Maryland, nos EUA.Em São Paulo, a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa SãoPaulo) se liga a BITNET, a HEPNET e com a Fermi National Accelerator Laboratory (FERMILAB), em Chicago, Illinois, EUA.

Em 1990, foi lançada a rede nacional de pesquisas (RNP). Este foi um projeto do Ministério da Educação para gerenciar a rede da academia brasileira que estava dispersa em iniciativas isoladas. Assim, dois anos depois, a RNP foi o principal elo de conectividade entre as universidades e centos de pesquisas no Brasil.

Já em 1994, começaram a funcionar os servidores Web do Brasil e a ser testado o acesso discado para fins comerciais. No ano seguinte, foi liberado o uso comercial da Internet no país. A rede de compartilhamento de dados começa a se expandir e o Ministério das Comunicações e o Ministério da Ciencia e Tecnologia criaram um comitê gestor Internet para acompanhar a expansão da rede. Em 2006, já somavam 13,6 milhões de usuários residenciais.

A Internet hoje é uma realidade na vida de todos e sem ela já não se vive mais. São muitos os serviços colocados a disposição na Internet, os usuários aumentam a cada dia e o acesso é muito simples e fácil. Ela está presente no trabalho, na escola e na vida das pessoas.

O COMÉRCIO ELETRONICO

Com o advento e expansão da Internet e seus vários serviços, comprar online hoje é uma realidade. O comércio eletrônico é uma realidade que veio para implementar o comércio tradicional. Hoje, com mercados tão competitivos, para uma empresa é questão de diferencial os seus produtos a disposição com mais facilidade nas redes.

As empresas não só utilizam o comércio eletrônico como diferencial, mas também como umaporta para aumentar seu faturamento, reforçar a marca, melhorar seu relacionamento com o cliente e transmitir-lhe confiança.

O uso do comércio eletrônico já é tão usual que seu crescimento é constante. No ano de 2013 é esperado que o comércio eletrônico avance 24% dos R$ 22,5 bilhões faturados em 2012 no Brasil. Entre compra de Dia das Mães, dos Pais, das Crianças, Natais e compras usuais, no ano de 2012 foram 66,7 milhões de pedidos que movimentaram o comércio eletrônico brasileiro. Já são mais de 42,2 bilhões de pessoas comprando online.

A participação do comércio eletrônico no faturamento das empresas antes era marginal. Hoje, para algumas, já se tornou potencial. No Brasil, que possui uma comunidade online gigante, traz consigo um mercado atraente e uma força inovadora. Assim, o comércio eletrônico é uma ferramenta alternativa a pequenos e médios varejistas.

Tendo isto em mente, este trabalho visa apresentar um estudo para uma empresa varejista do ramo de cosméticos e perfumarias sobre inserção ao comércio eletrônico. Este estudo deve conter informações que mostre as demandas e oportunidades que o comércio online proporciona as empresas no sentido de aumentar a clientela e alavancar os negócios da empresa.

VANTAGENS DO COMÉRCIO ELETRONICO

Para mostrar a empresa do ramo de cosméticos e perfumarias as vantagens do comércio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com