TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matemática Financeira

Trabalho Escolar: Matemática Financeira. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  1.308 Palavras (6 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE GESTÃO FINANCEIRA

RIBEIRÃO PRETO – SP

2014

ROTEIRO DA MATÉRIA DE MATEMÀTICA FINANCERA

Trabalho (Roteiro de Matemática Financeira) referente à Atividade Prática Supervisionada (ATPS), apresentado à Faculdade Anhanguera – Uniderp, como requisito parcial para a obtenção de média semestral na disciplina de Gestão Financeira, sob a orientação do Tutor Rodrigo.

___________________________________

Prof.

Introdução

Matemática Financeira é o ramo da matemática que tem por objeto de estudo do comportamento do dinheiro ao longo do tempo. Avalia se a maneira como este está ou será empregado de maneira a maximizar o resultado, com as ferramentas deste estudo também poderá fazer comparativos dentre as varias situação relacionadas ao emprego do dinheiro.

A matemática financeira engloba procedimentos matemáticos para facilitar operações monetárias, na atual economia globalizada não se concebe quis quer projetos seja a área que for a que o aspecto financeiro não seja uns dos mais relevantes para execução.

No dia a dia das famílias este fenômeno também se faz presente temas como inflação, deflação, a famosa SELIC, dentre outras taxas estas são fundamentais para entendimento da matemática financeira.

Etapa I

Com diversas aplicações no mercado econômico a matemática financeira faz se presente na rotina diária de indivíduos, especialmente no cotidiano de gestores, profissionais da área contábil, dentre outros vários os quais necessitem da mesma para tomada de decisões.

A matemática financeira também pode ser aplicada em diversas situações cotidianas, como na aplicação de dinheiro em poupança, ou em uma compra a vista mediante saque da aplicação, ou do capital de giro da empresa ou se acolhe o financiamento, as ferramentas da Matemática Financeira vão indicar a melhor decisão.

No regime de juros simples a taxa percentual de juros é calculada de acordo com o capital principal.

As mais corriqueiras e usuais utilizações do regime de juros simples se aplicam nas situações de cheque especial quando o período de capitalização é inferior a um mês. Em atrasos no cartão de crédito quando pagos dentro do mês vigente, descontos em faturas, troca de cheques ou duplicatas no banco também se aplica juros simples.

Juros compostos são aqueles em que o juro se incorpora ao capital, constituindo um novo capital a cada mês. Esse tipo de rendimento é muito benéfico sendo o mais usual pelo atual sistema financeiro. As instituições financeiras utilizam esse método de capitalização nas aplicações financeiras, como na elaboração de financiamentos,

O regime de capitalização composta está mais ligado aos casos em que o período de capitalização é superior á um mês. Como por exemplo empréstimos disponibilizados por instituições financeiras, financiamento de imóvel ou veiculo e a remuneração das aplicações capitalizadas mensalmente dentro de um ano .

Muitos softwares foram desenvolvidos para otimizar e maximar o cálculos financeiros um dos mais usuais no mercado é a calculadora HP 12c.

Tal ferramenta possui algumas particularidades e se demonstra um pouco complexa mas com algum estudo de tal ferramenta ficará fácil alguns cálculos financeiros. Cálculos financeiros que demandariam grande tempo de resolução em papel ou até mesmo com a calculadora cientifica se torna de fácil resolução com essa ferramenta. Apesar de ser uma calculadora de elevado valor em comparação a outras calculadoras se mostra muito eficiente

Caso A.

I)

Valor do terno, sapatos,vestido da noiva 12X256,25 = 3.075,00

Buffet entrada de 25% = 2.646,50

Restante do Buffet pago para o amigo = 10.000,00

Restante da festa pago em cheque especial =7.072,62

Calculo do cheque especial

6.893,17 ENTER

0,08 ENTER

10 ENTER

30 /

X

1 +

X

7.072,62

Valor total da Festa 22.794,12

II)

7.939,50 CHS PV

10.000,00 FV

10 N

i 2.3342

Taxa efetiva do empréstimo do amigo 2.3342.

III)

Cheque especial

PV=6893.17

FV=7.072,62

6.893,17 ENTER

7.072,62 -

179,45

Não o valor foi de cobrado foi de 179.45 R$

Caso B

6.893,17 PV

10 N

0,2603 i

7.167,00

Empréstimo a juros composto

Cheque especial.

O calculo a juros simples foi efetuado acima totalizando 7.072,62, a juros compostos o valor atingiria valor de 7.167,00 então se tivessem optado pela outra opção eles pagariam mais juros.

Valores a associar 3 e 5

Etapa II.

Sequência de pagamentos uniformes ou serie de pagamentos é a formação de um montante ou da liquidação de uma dívida através de pagamentos parcelados (prestações).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com