TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mcdonald's Chain

Trabalho Universitário: Mcdonald's Chain. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 3

No final do séc. XX, com o aumento das opções tecnológicas, maior velocidade dos meios de comunicação e facilidade de transporte, o mundo começa a experimentar um processo chamado Globalização. É um fenômeno gerado pela dinâmica do capitalismo, onde os países que têm seu mercado interno saturado, ou seja, quando a demanda de algum produto está próxima do limite, se vêem com a necessidade de exportar seus produtos a outros países. Dentre as áreas que a globalização exerce influência, está a alimentação. Este estudo pretende analisar as formas utilizadas pela rede McDonalds para adaptar-se à cultura local e à realidade econômica dos países Brasil, Rússia, Índia e China. Para isso, será determinado o conceito de consumo e identificado as barreiras encontradas pela empresa foco desse trabalho ao implantar suas atividades aos fatores regionais.

Após todo embasamento teórico, e todas as pesquisas feitas sobre o processo de adaptação do McDonalds nos países pertencentes ao grupo BRIC, é possível observar que a empresa teve sim diversas dificuldades para ganhar o público, porém essas dificuldades surgiram de fontes diferentes. No caso do Brasil, o país em que a rede obteve o maior sucesso dentre os observados, a maior dificuldade da empresa foi educar a população ao padrão de comida fast-food típica americana, no país do feijão com arroz, não foi nada fácil mudar os hábitos de consumo para hambúrgueres e batata frita, ainda fazendo concorrência com as barraquinhas de cachorro-quente. O McDonalds tinha grande interesse no país pela abertura comercial a outros países da América do sul, superando assim, a concorrência interna deste país. No caso da Rússia, que ainda integrava a antiga URSS, o modelo econômico adotado pela União não permitia a diversificação e personalização das linhas de produção, a própria rede de restaurantes teve que construir um complexo de fábricas para atender a própria demanda, o McComplex, existente até hoje, suprindo assim a necessidade de fornecedores, que foram surgindo gratativamento com o desenvolvimento da indústria Rússa após o término da URSS. Já na Índia o fator da adaptação se agravou ainda mais por causa da religião, que não permitia o consumo de carne bovina. Todo o cardápio da empresa foi adaptado para o frango e produtos vegetarianos, a comunicação é muito bem estudada antes de ser veiculada, sendo separado os itens vegetarianos dos que contém carne, para não ofender a cultura local. Se no Brasil um dos problemas era a concorrência interna, na China, o McDonalds vive uma disputada acirrada contra a rede internacional KFC, que obteve maior sucesso em adaptar seu cardápio aos gostos locais, sendo assim o McDonalds planejou modificar o cardápio e a “cara” da marca, para abrir mais mil restaurantes até 2013, tornando a China, atualmente, o país onde o McDonalds tem o maior ritmo de crescimento, ou seja, entrar forte para aumentar a competitividade.

Dessa maneira, é possível concluir que o fator de adaptabilidade do McDonalds foi fundamental para que a empresa se tornasse a maior rede de restaurantes do mundo, não importando o tipo de governo, religião, economia e população, o McDonalds obtém seu sucesso modificando o conteúdo de seu

36

cardápio, linha de produção, fornecedores e comunicação com intuito de preservar as características regionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com