TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado De Capitais

Exames: Mercado De Capitais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 3

Questões sobre mercado de capitais

1) Defina Política Monetária, objetivos e principais instrumentos.

Resposta: Política monetária é o conjunto de medidas adotadas pelo governo visando adequar os meios de pagamento disponíveis às necessidades da economia do país, bem como, controlar a quantidade de dinheiro em circulação no mercado e que permite definir as taxas de juros. Os principais instrumentos são: depósito compulsório, operações de redesconto e Open Market (operações de mercado aberto).

2) Defina COPOM, objetivos e sua composição.

Resposta: COPOM é um órgão criado pelo Banco Central em 20 de junho de 1996, por meio da circular 2.698, e tem como objetivo estabelecer as diretrizes da política monetária e de definir a taxa básica de juros. Ainda, tem a competência específica de manipular a liquidez econômica, por meio dos instrumentos de política monetária.

O Copom é composto pelos oito membros da Diretoria Colegiada do Banco Central e é presidido pelo presidente da autoridade monetária Também integram o grupo de discussões os chefes de departamentos, consultores, o secretário-executivo da diretoria, o coordenador do grupo de comunicação institucional e o assessor de Imprensa.

3) Explique a relação entre taxa de juros e taxa de câmbio.

Resposta: A taxa de juros é o preço do dinheiro. Quanto maior os juros, maior o custo do dinheiro\capital, a taxa de câmbio em contrapartida é o preço da moeda estrangeira em moeda nacional.

4) Defina Balança de Pagamentos e explique sua composição.

Resposta: É o registro das transações de um país com o resto do mundo. É composta pela conta corrente, que engloba a balança comercial, a conta de serviços e rendas e as transferências unilaterais e a conta de capitais, que registra o saldo líquido entre as compras de ativos estrangeiros por residentes no Brasil e a venda de ativos brasileiros a estrangeiros.

5) Explique Política Fiscal.

Resposta: É o conjunto de medidas adotadas pelo governo, dentro do orçamento do Estado, que visam obter as rendas indispensáveis à satisfação das despesas públicas, ou seja, quanto ira arrecadar o governo e de que forma irá gastar os recursos.

6) Explique o PIB pela ótica do dispêndio.

Resposta: Resulta da soma dos gastos em consumo das unidades familiares e do governo, mais as variações de estoques, menos as importações de mercadorias e serviços e mais as exportações. Sob essa ótica, o PIB é também denominado Despesa Interna Bruta.

7) O que é taxa SELIC?

Resposta: É um índice pelo qual as taxas de juros cobradas pelo mercado se balizam no Brasil. É a taxa básica utilizada como referência pela política monetária.

8) O que é TJLP?

Resposta: É o custo básico dos financiamentos concedidos pelo BNDES.

9) Defina IPCA e explique sua composição.

Resposta: É o índice oficial do Brasil para inflação, utilizando como meta de referência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com