TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado De Capitais

Artigos Científicos: Mercado De Capitais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  2.716 Palavras (11 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO………………………………………….....................................3

1 DEFINIÇÃO……………………………………………………………….……..4

2 COMO FUNCIONA O MERCADO ACIONÁRIO………………………….….5

2.1 Sociedades Limitadas vs Sociedades Anôñimas……………………………....5

2.1.2 Sociedades abertas vs Sociedades fechadas……………………………….…5

3 AÇÕES…………………………………………………………………………....6

3.1 Classifiacação das ações……………………………………………………..….6

3.1.1 Tipos de acionistas…………………………………………………………....7

3.1.2 Valor das ações………………………………………………………………..7

3.1.3 Rendimentos………………………………………………………………..…8

3.1.4 Dividendos…………………………………………………………………..…9

3.1.5 Juros Sobre o Capital Próprio……………………………………….……...…9

3.1.6 Bonificação em Ações…………………………………………………………9

3.1.7 Bonificação em Dinheiro………………………………………………………9

3.1.8 Direitos de Subscrição………………………………………………………....9

3.1.9 Venda de Direitos de Subscrição……………………………………………..10

4 MERCADOS REGULAMENTADOS……………………………………….…...10

4.1 Definição…………………………………………………………………….…..10

4.1.1 Mercados de Bolsa e de Balcão…………………………………………….....10

CONCLUSÃO……………………………………………………………………....12

BIBLIOGRAFIA……………………………………………………………….……13

INTRODUÇÃO

Diante da constante inovação financeira, a definição dada ao mercado de capitais tem sido cada vez mais abrangente, além disso, devido ao processo de globalização, o mercado acionário adquire grande importancia no cenário financeiro internacional. As instituições têm procurado investir no mercado acionário, visto que esse mostra ser um meio fundamental na geração de recursos e por contribuir para o desenvolvimento da sociedade.

Portanto, é de suma importâñcia compreendermos como funciona esse mercado promissor e suas implicações no sistema financeiro. O objetivo é obter um entendimento de como podemos investir no mercado de ações, aquirir conhecimento a respeito do mundo financeiro e ter portas abertas para uma relação lucrativa com os mercados de renda variável. O primeiro passo então, é compreender o que é e como funciona o mercado de capitais, suas regras e importância para a sociedade. (BISI; FEIJÓ, 2009).

1. DEFINIÇÃO

O mercado de capitais pode ser definido como um processo no qual são distribuidos valores mobiliários que proporcionam liquidez aos títulos de emissão de organizações e viabilizam o desenvolvimento do capital. (BM&FBOVESPA, 2010).

É atraves do mercado de capitais que ocorre a realização de financiamentos do capital das empresas. Esse financiamento é possível devido ao lançamento e negociação das ações, que são tipos de valores mobiliários. As corretoras e os bancos de investimento, praticam esse tipo de operação. (BISI; FEIJÓ, 2009).

Seguindo com este autor, há uma definição mais ampla a respeito dos valores mobiliários, que podem ser compreendidas por meio da Lei nº 10.303, de 31 de outubro de 2001 onde mostra que entre estes valores estão as ações, as debêntures, as notas comerciais, cotas de fundos de investimenos, cupons e direitos. Em suma, esses valores englobam o capital das empresas, a dívida e os contratos derivativos.

Pode-se entender que as ações são parte dominante na prosperidade de uma empresa, é o que da à organização meios de crescimento e investimento, a partir desse entendimento, é possível visualizar a função do mercado de capitais.

A função básica do mercado de capitais é a de promover a riqueza nacional por meio da participação de cada agente econômico. Nesse mercado, os principais ativos negocidos são as ações, representativos do capital da empresa. (NETO, 2006, p.01).

Segundo a MB&FBOVESPA (2010), os investimentos são os impoulsores do desenvolvimento econônomico, que, por sua vez, gera melhoria nos rendimentos com aumento da poupança e do investimento. Conforme as empresas crescem, há uma necessidade maior de recursos que podem ser obtidos através de empréstimos, reinvestimentos de lucros e participação de acionistas.

Por meio de novos acionistas, a organização adiquire recursos para poder investir em equipamentos e no desenvolvimento de pesquisas, o que beneficia tambem a comunidade. “Através desse mercado, o cidadão comum tem a oportunidade de participar do processo de enriquecimento de seu país, investindo diretamente nas ações das empresas que julga promissoras”. (BISI; FEIJÓ, 2009, p.40).

2. COMO FUNCIONA O MERCADO ACIONÁRIO

2.1. Sociedades Limitadas e Sociedades Anônimas

Uma empresa necessita continuamente investir em pesquisas, novos equipamentos, novos funcionários, aquisições mais modernas, para isso, precisa de meios onde poderá gerar mais capital a fim de custear sua expansão. Por isso, é necessário que tenha fontes de recursos adicionais, como a de terceiros, por exemplo.

Há um leque de possiblidades para uma empresa buscar auxílio financeiro de terceiros. Tais recursos podem ser obtidos através dos sócios, do governo ou de terceiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com