TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado De Capitais

Casos: Mercado De Capitais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  986 Palavras (4 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

Introdução ................................................................................................... 3

Etapa 2 .................................................................................................... 4

Passo 1 ............................................................................................ 4

Passo 2 ............................................................................................ 4

Conclusão ................................................................................................... 7

INTRODUÇÃO

Nesta etapa iremos fazer uma breve introdução ao sistema financeiro brasileiro e qual a sua importância no mercado econômico nacional.

Também faremos uma abordagem sobre os direitos dos acionistas minoritários de uma companhia de capital aberto e os deveres dos administradores de acordo com a Lei das S.A.

ETAPA 2 – Introdução ao Sistema Financeiro

Passo 1- Qual o papel do Banco Central do Brasil?

O Banco Central do Brasil ou BACEN é uma autarquia federal componente do Sistema Financeiro Nacional. Foi criado no ano de 1964 através da Lei de n. 4.595, sendo regido pelas normas do Conselho Monetário Nacional com o objetivo de reorganizar o sistema financeiro nacional. No ano de 1985 foi instituindo limites e responsabilidades do Banco Central, Banco do Brasil e Tesouro Nacional.

Dentre as atribuições do BACEN está a de controlar as políticas monetárias, cambiais, controlar as relações financeiras externas, supervisionar o Sistema Financeiro Nacional e emitir o papel moeda nacional.

Devido a forte globalização econômica, é de extrema importância ter um Banco Central forte, com independência que ofereça autoridade monetária para manter o equilíbrio na administração econômica e estabilidade nacional. Essa situação coloca o país em boa posição diante dos olhares internacionais.

Por agir diretamente na economia nacional, sem que muitos percebam ou ao menos saibam, o BACEN interfere diretamente na vida de todo cidadão brasileiro, pois administra juros, inflação e taxas utilizadas no país.

Exemplificando, pode-se dizer que o tamanho da importância deste órgão é proporcional ao tamanho do país, pois regulamenta e controla o sistema financeiro e a economia nacional, isso quer dizer que detém o monopólio econômico podendo acelerar ou desacelerar a economia do país através da imposição de taxas que impulsionem tais fatos, e assim afetando a vida de todos os brasileiros.

Passo 02 – Caderno da Comissão de Valores Mobiliários.

DIREITO DE FISCALIZAÇÃO

De acordo com a Lei das S.A. todo acionista de uma companhia tem o direito de fiscalizar a diretoria dos negócios, desde que, na conformidade da própria Lei.

O Conselho fiscal existe em todas as companhias, porém, quando estabelecido este órgão em estatuto social, seus membros deverão ser eleitos em Assembléias Gerais Ordinárias.

Se também estabelecido em estatuto que o Conselho Fiscal não seja permanente, e a empresa estiver devidamente registrada na CVM, em qualquer Assembléia poderá ser feito o pedido pelos acionistas que representem um percentual mínimo de acordo com seu capital social conforme Instrução CVM n. 324/00.

O Conselho Fiscal terá de 3 a 5 membros. O detentor de ações preferenciais sem direito a voto ou com voto restrito e acionistas minoritários detentores de ações ordinárias, cujas ações representem no mínimo 10 % do capital social, podem eleger um membro em votação separada.

Empregados ou membros da administração da companhia, cônjuges ou parentes de até terceiro grau, condenados por crimes falimentares e demais pessoas enquadradas no ato da CVM (art. 162 § 2° e art. 147 §§ 1° e 2° da Lei das S.A) são considerados inelegíveis para o cargo de conselheiros fiscais.

A formação do Conselho Fiscal é de extrema importância dentro da companhia, sobretudo nas de capital aberto, tendo em vista que os acionistas minoritários não conseguem estabelecer essa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com