TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado De Capitais

Artigo: Mercado De Capitais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  707 Visualizações

Página 1 de 2

MERCADO DE CAPITAIS

O mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários, que tem o objetivo de proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização. O Mercado de Capitais é constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas. O mesmo é subdividido em Mercado Primário e o Mercado Secundário.

No Mercado Primário é onde se negocia a subscrição de novas ações ao público, isto é, onde os valores mobiliários circulam pela primeira vez e onde a empresa obtém o capital para seus empreendimentos, pois o dinheiro da venda vai para a empresa.

Já o Mercado Secundário são as demais negociações com esses títulos, como simples trocas de possuidores, pois a empresa emissora já não terá mais contato com o dinheiro proveniente dessas trocas. Esse último mercado se caracteriza também pelas negociações realizadas fora das bolsas, em negociações que denominamos como mercado de balcão, trazendo dessa forma mais liquidez para esses ativos financeiros.No mercado de capitais ainda podem ser negociados os direitos e recibos de subscrição de valores mobiliários, certificados de depósitos de ações e outros derivativos autorizados à negociação.

Seu objetivo é canalizar as poupanças (recursos financeiros) da sociedade para o comércio, a indústria e outras atividades econômicas. Distingue-se do mercado monetário que movimenta recursos a curto prazo, embora tenham muitas instituições em comum.

Todo investidor busca a otimização de três aspectos básicos em um investimento: retorno, prazo e proteção. Ao avaliá-lo, portanto, deve estimar sua rentabilidade, liquidez e grau de risco. A rentabilidade é sempre diretamente relacionada ao risco. Ao investidor cabe definir o nível de risco que está disposto a correr, em função de obter uma maior ou menor lucratividade. As crises financeiras recorrentes nos últimos anos no Brasil, resultaram em

substancial aumento de incertezas com relação ao mercado financeiro,

principalmente o de capitais. Neste sentido, o presente trabalho

procurou objetivar

um dos principais assuntos estudado em

finanças, sobretudo, com relação ao

mercado acionário que tem sido um atrativo

para os investidores, desde meados da

década de 1990. O objetivo deste trabalho é

analisar o comportamento do mercado

de capitais e os impactos

gerados sobre a preferência

dos investidores à medida

que este mercado evoluiu. Portanto, será

realizado um trabalho de caráter teórico-

empírico e descritivo, com vistas a realizar uma análise preliminar, descrevendo as

principais variáveis que envolvem o mercado de capitais, sobretudo, as relacionadas

à compra e venda de ações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com