TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado De Capitais

Ensaios: Mercado De Capitais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2014  •  232 Palavras (1 Páginas)  •  265 Visualizações

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Finanças

Mercado Financeiro

Ações

Títulos e Obrigações

Corretoras de Valores

Forex

Derivativos

Commodities

Debêntures

Bônus de subscrição

Certificado de depósito

Comissão de Valores Mobiliários

Classificação de crédito

Imóveis

Sistema Bancário

Banco Central do Brasil

Lista de bancos do Brasil

Depósito

Empréstimo

Fachada da Bolsa de Valores de Nova Iorque

Fachada da Bolsa de Valores de São Paulo

Mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários que proporciona liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabiliza o processo de capitalização. É constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas.

Os principais títulos negociados (título mobiliário) representam o capital social das empresas, tangibilizado em suas ações ou ainda empréstimos tomados pelas empresas, no mercado, representado por debêntures que são conversíveis em ações, bônus de subscrição e outros papéis comerciais. Esta constituição permite a circulação de capital e custeia o desenvolvimento econômico.

No mercado de capitais ainda podem ser negociados os direitos e recibos de subscrição de valores mobiliários, certificados de depósitos de ações e outros derivativos autorizados à negociação.

Seu objetivo é canalizar as poupanças (recursos financeiros) da sociedade para o comércio, a indústria e outras atividades econômicas. Distingue-se do mercado monetário que movimenta recursos a curto prazo, embora tenham muitas instituições em comum.

Nos países capitalistas mais desenvolvidos os mercados de capitais são mais fortes e dinâmicos. A fraqueza desse mercado nos países em desenvolvimento dificulta a formação de poupança, sendo um sério obstáculo ao desenvolvimento, obrigando esses países a recorrerem ao mercado de capitais internacionais.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com