TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado De Capitais

Trabalho Escolar: Mercado De Capitais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2013  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  828 Visualizações

Página 1 de 2

1-Sabendo-se que o Sistema Financeiro Nacional tem como principal objetivo estabelecer as diretrizes das políticas monetárias, cambial, de crédito e fiscal, pede-se: Apresente e comente no mínimo três entraves (limitações) no que se refere a adoção de uma Política Fiscal mais rígida prejudicar o Desenvolvimento Econômico e Social do país. Pesquise também informações sobre política fiscal em sites especializados, citando a fonte. Sua resposta deve ter entre 10 e 15 linhas. (3,5 pontos).

R: A politica fiscal nacional arrecada receitas e realiza despesas e tem três objetivos básicos: a estabilização macroeconômica, que consiste em um crescimento econômico sustentado, com baixo índice de desemprego e a estabilidade dos preços. A redistribuição da renda visa assegurar a distribuição justa da renda e a alocação de recursos consiste no fornecimento eficiente de bens e serviços públicos, compensando falhas do mercado.

Existem algumas limitações na politica fiscal que por muitas vezes afetam o desenvolvimento econômico e social do país. É preciso rever o espaço da política fiscal, atribuindo suas relações com as políticas monetária e cambial, enfrentar os problemas tributários, grande carga tributária no país, porém com péssima qualidade de serviços públicos e com grandes escândalos de desvios de recursos públicos. Outro problema grave é a falta de controle de gastos do governo aonde os recursos muitas vezes são distribuídos com pouco controle, cada vez mais surgem casos de obras do governo com gastos astronômicos muito acima do orçado como, por exemplo, a construção de estádios para a copa do mundo e a duplicação da BR 101 que já estão muito acima do que havia sido orçado.

Fonte: https://www.tesouro.fazenda.gov.br/pt/politica-fiscal/sobre

2- O mercado primário tem o papel de canalizar recursos a custos baixos para as empresas. Sendo assim, o país com mercado de capitais forte oportuniza maior desenvolvimento econômico e social. Apresente e descreva três vantagens e duas limitações do mercado primário de ações como alternativa de crescimento e desenvolvimento de nossas empresas de capital aberto, com ações negociadas em bolsa. Sua resposta deve ter entre 10 a 15 linhas. (3,5 pontos)

R: O mercado de capitais é uma das engrenagens do sistema financeiro, fazendo com que as empresas captem recursos para negociações. No mercado primário os investidores aplicam o seu dinheiro diretamente na empresa e os recursos são direcionados a projetos da mesma. Existem vantagens e riscos para a prática deste mercado. Algumas vantagens seriam:

Índice elevado de liquidez: pode proporcionar um retorno de alta liquidez financeira.

Captação de recursos pelas empresas: as empresas conseguem adquirir títulos para negociações em bolsa de valores.

Fortalecimento Financeiro: A empresa possui mais recursos para investimento.

Riscos:

Alto risco de rentabilidade: As ações são variáveis de acordo com o mercado o retorno financeiro é uma incerteza.

Resgate Financeiro: Não são resgatados em datas pré-definidas o que pode afastar alguns

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com