TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado de roupas e vestuário

Tese: Mercado de roupas e vestuário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  Tese  •  1.362 Palavras (6 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 6

2. Análise do Mercado

2.1 O Mercado de Vestuário e a Art Fardas

A indústria de Vestuário, no qual se enquadra a empresa estudada, é, segundo o Sindivestuário (2013) (união dos 3 maiores sindicados de vestuário do Brasil), uma das mais antigas e tradicionais do Brasil, e é um dos marcos do próprio início da industrialização do país. São mais de 20.000 indústrias formais no Brasil, que em 2008 devem ter faturado mais de 34 bilhões de dólares, dos quais, pela carga tributária que temos hoje no Brasil, cerca de 40% serão recolhidos como impostos.

De acordo com a Associação Brasileira do Vestuário (ABRAVEST) (2013) a mão-de-obra empregada diretamente é de 1.183.490 de postos de trabalho, atingindo indiretamente um contingente de 4.600.000 de pessoas. As indústrias vestuário, em 2010, produziram 6,43 bilhões de peças confeccionadas com um faturamento anual equivalente a US$ 47 bilhões. Dividindo a produção anual por sexo do público-alvo, tem-se que 1,48 bilhão de peças no Setor Infantil (sendo 494 milhões somente Bebês), 1,29 bilhão de peças no Setor Masculino e 3,57 bilhões de peças no Setor Feminino.

Se tratando de Ceará, o setor de vestuário é responsável por 21,49% dos empregos formais da indústria cearense, segundo dados da FIEC (2009). Das empresas da indústria de vestuário, em dezembro de 2008, 2.200 (82,4%) eram microempresas, 418 pequenas, 49 médias e 3 grandes. Em dezembro de 2000, o número de estabelecimentos da indústria têxtil do vestuário e artefatos de tecido era de 1.851, no mesmo período de 2005 aumentou para 2.390 e para 2.984 em 2010, aumento de 61% em relação a 2000. Para o IBGE (2001) o “comércio de tecidos e artigos do vestuário” apresenta forte presença das micro e pequenas empresas no comércio varejista.

2.2 - Mercado consumidor e o Posicionamento da Art Fardas

A Art fardas está inserida nos mercados de fardamento escolar dos Colégios Sete de Setembro e Antares, além de 9 colégios menores, no mercado de fardamentos corporativos por encomenda, e no mercado de fardamento para doméstica.

Neste caso os principais produtos da empresa estão no mercado de fardamento escolar e são blusa (manga normal, manga longa e para esportes), calça, short de atividade física e casaco. Estes produtos são voltados para o público alvo que abrange as idades, desde o mini maternal (2-4 anos) até o pré-vestibular (17-18 anos) na cidade de Fortaleza (CE), geralmente pertencentes a classe A e B. Devido à característica do mercado de possuir uma demanda extremamente concentrada no início do ano letivo, a empresa adentrou no mercado de confecção de fardamento para secretárias ou empregadas domésticas; roupas de dormir, e outros produtos da mesma linha. Podendo, assim, continuar suas atividades na baixa-estação.

Pode-se considerar que a empresa, possui 2 clientes para um mesmo produto/venda, o Pessoa Jurídica (por ser o ramo principal, vamos usar o exemplo dos Colégios) e o Pessoa Física (no caso, os alunos). O primeiro, se insatisfeito com o serviço prestado pela empresa, pode cancelar o contrato que permite que a empresa produza e venda o fardamento, portanto, a empresa deve estar atenta às demandas e condições dos Colégios, procurando sempre dialogar e buscar aproximação para sondar qualquer insatisfação. No caso dos clientes que de fato consomem o produto, se insatisfeitos com a qualidade do produto (aqui consideramos qualidade do produto como acabamento do tecido, resistência da costura, resistência à lavagem, facilidade de retirar manchas e durabilidade da tinta do tecido), pode reclamar com o Colégio ou (tentar) trocar o produto. Caso o cliente mostre que o produto de fato veio com uma qualidade inferior ao que deveria, a troca acarretará em custos que a competitividade do setor têxtil faz com que, se freqüentes, possa diminuir consideravelmente as margens de lucro. Caso o cliente reclame com o colégio, a recorrência da reclamação pode fazer com que o colégio fique insatisfeito com o serviço da empresa, ocorrendo o que foi explicado mais acima neste parágrafo. A mesma lógica pode seguir para a qualidade do atendimento (por qualidade do atendimento, consideramos que o atendimento ideal é rápido, educado, treinado para resolver problemas e de fácil comunicação), caso o cliente não seja bem atendido, além de procurar os concorrentes, pode também reclamar para o Colégio. A Art Fardas considera que seus clientes prezam bastante, além das qualidades do produto e atendimento, pela forma de pagamento, quanto melhor prazo e parcelas para o cliente, mais satisfeito este ficará.

2.3 As Necessidades dos clientes

Dentro do marketing existem os clientes do tipo pessoal e do tipo organizacional. Como já explicado no item 2.2 a Art Fardas atende aos dois, com o mesmo produto. Quanto as necessidades desses clientes, cada um possui suas especificidades.

Quanto ao cliente pessoal, de acordo com a pirâmide das necessidades de Maslow (figura 1), o fardamento/vestuário atende tanto à necessidade fisiológica de uma roupa que não aqueça o corpo no calor da cidade de Fortaleza, nem permita sentir muito frio nas salas de aula com ar-condicionado dos colégios, quanto à necessidade de auto-estima de estar vestindo algo em que se sinta bem, ainda mais se tratando de um público-alvo composto em sua maioria por adolescentes.

Quanto ao cliente organizacional, este poderia produzir o fardamento para seus estudantes, mas considera melhor que uma empresa do ramo o faça. Não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com