TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercados De Capitais

Artigos Científicos: Mercados De Capitais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  3.865 Palavras (16 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 16

O MERCADO DE CAPITAIS

Segundo a BM&FBOVESPA (2008), o mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários, com o intuito de oferecer liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar o seu processo de capitalização, sendo constituído por bolsas de valores, corretoras e outras instituições financeiras autorizadas, tendo como principais negociações as ações das empresas.

Existem as divisões de mercado de capitais que são denominadas de Mercado Primário, que abrange a colocação inicial dos títulos no mercado e quando isso ocorre pela primeira vez no caso das ações, diz-se que a empresa está sendo listada em bolsa. Outro tipo é o Mercado Secundário, cuja especificação é a negociação desses títulos após a oferta inicial no mercado.

A abertura de capital proporciona à empresa recursos a custos mais baratos do que a captação de financiamentos bancários, traz um fortalecimento para a marca da empresa no mercado e também reforça critérios de governança corporativa, sendo seu grande atrativo o custo do dinheiro. É a oferta pública de uma parte da companhia que passará a ter ações negociadas em mercado e distribuídas entre outros acionistas através da distribuição primária ou secundária de ações.

Antes de se realizar a abertura de capital de uma organização deve ser realizada uma análise de conveniência, que vem antes de qualquer outra etapa e é fundamental para decisão de continuar ou não o processo de abertura. Serão analisados os custos, o perfil da empresa, as vantagens e as desvantagens do processo com um todo, a fim de ter a certeza da melhor decisão que será tomada. É necessário cumprir todas as obrigações antes de se tornar pública e de assegurar que a emissão estará de acordo com as chamadas leis do mercado de valores imobiliários de cada Estado e que regulamentam as vendas de valores dentro do Estado.

De acordo com Brealey e Myers (2005), sempre que uma empresa procede a uma oferta pública, tem como consequência os custos administrativos, precisando também compensar os intermediários tomadores vendendo-lhes os valores imobiliários abaixo do preço que estes esperam receber dos investidores. Os gastos variam entre cada empresa e geralmente envolvem despesas com a contratação de auditoria externa, preparação da documentação, publicações gerais, comissão do intermediário financeiro, processo de marketing, entre outros.

Apesar de um grande caminho a percorrer no processo de abertura de capital, existem vantagens que fazem com que os gestores e proprietários das organizações sejam beneficiados e se sintam interessados em entrar no mercado financeiro de capitais. Estas vantagens são: uma opção de financiamento da companhia mais barato do que empréstimos; tornar público os resultados das empresas, o que leva seus executivos a ficar constantemente atentos ao seu desempenho, a troca de informações com o mercado ajuda os executivos a refletir sobre as decisões estratégicas tomadas na companhia. Ainda tem a imagem institucional, o novo relacionamento com seus funcionários, a questão da profissionalização, liquidez patrimonial, reestruturação societária, reestruturação de passivos e a captação de recursos para investidores. Além disso, existe também, segundo o manual da BM&FBOVESPA (2008), outra vantagem que a utilização das ações como forma de pagamento de aquisições, que se torna uma alternativa de crescimento a ser considerada por empresas de vários setores.

Porém, nem só de mais valias vive a abertura de capital em uma instituição, mas também de desvantagens que podem chegar a ser um impedimento para a continuação do processo de abertura caso não sejam tratadas com habilidade, pois em todo processo que envolva dinheiro há pontos que não serão considerados vantajosos.

Podem ser considerados como desvantagens no processo de abertura de capital pela empresa seus custos para se manter aberta que podem chegar a ultrapassar um milhão de dólares por ano, a questão de a concorrência ter mais acesso às informações sobre a companhia, o que pode trazer ainda mais competitividade, a pressão dos investidores por resultados trimestrais que pode atrapalhar os planos em longo prazo. Além desses pontos citados, existem outros, como a auditoria externa, a necessidade de debater a estratégia, a distribuição de resultados aos novos acionistas, o conselho de administração e fiscal, os custos legais e administrativos do processo como um todo e também a transparência que necessita ser utilizada junto aos investidores.

Apesar de não haver uma resposta única para quais são as vantagens e desvantagens da abertura de capital, uma vez que a realidade das empresas difere muito entre si e cada caso tem que ser analisado de uma forma específica, o que foi listado acima pode generalizar e resumir os pontos mais fracos e mais fortes que serão encontrados no momento do processo que envolve o lançamento e decorrer da oferta inicial.

O primeiro passo para começar a investir é procurar uma corretora. Várias delas possuem o homebroker, ferramenta que permite que você compre e venda ações diretamente pelo sistema, de forma rápida, transparente e segura.

O homebroker é utilizado via internet, portanto você pode acompanhar o mercado e negociar suas ações de casa, no escritório e até durante uma viagem ao exterior.

Há diversas formas de investir em ações:

Individualmente: você escolhe as ações que deseja investir e as negocia pelo homebroker de sua corretora ou banco. Se precisar de apoio na hora de escolher as ações, você pode contar com sua corretora, pois nela trabalham profissionais especializados em análise de empresas e do mercado. Além disso, várias delas emitem relatórios mensais que podem te auxiliar na tomada de decisão.

Clubes de Investimento: no clube de investimentos você também investe diretamente em ações, mas compartilha a participação nas empresas com amigos, colegas de trabalho ou profissionais de sua categoria. Todos os participantes podem opinar na hora de escolher em que ações o dinheiro do clube será investido e, como o capital do clube é bem maior do que o dinheiro que cada um teria para investir sozinho, vocês podem diversificar os investimentos, ou seja, ao invés de comprar ações de duas ou três empresas, podem investir em várias delas, inclusive de diferentes setores da economia.

ETFs: os ETFs são fundos de ações compostos por empresas que integram determinados índices da Bolsa. Ao adquirir um ETF você está comprando uma série de ações de diferentes companhias, diminuindo, dessa forma, a probabilidade e o risco de perda quando optamos por negociar uma ação em especial. Além disso,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com