TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia

Trabalho Escolar: Metodologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/2/2014  •  1.767 Palavras (8 Páginas)  •  818 Visualizações

Página 1 de 8

Todos nós temos elaborado um conceito sobre o que é pesquisa, visto que ela faz parte de nosso dia-a-dia. Entretanto, existe uma diferença entre o conceito de pesquisa feita no cotidiano e a pesquisa científica.

Pode-se afirmar que:

I. Uma pesquisa científica se distingue daquela realizada no cotidiano pelos métodos e técnicas utilizadas.

II. Uma pesquisa científica é aquela realizada unicamente pelos cientistas.

III. Na pesquisa científica existe uma forma adequada de se comunicar os resultados obtidos.

IV. Uma pesquisa científica é aquela que sempre envolve uma experimentação, normalmente, realizada em laboratório.

São verdadeiras apenas as afirmações contidas em:

a.

I e II

b.

I, II e IV

c.

I e III

d.

II e IV

e.

III e IV

0,8 pontos

PERGUNTA 3

Em uma pesquisa na qual o autor* analisa o comportamento de consumidores de alimentos orgânicos, na Introdução de seu trabalho, escreveu o texto abaixo.

“Num cenário de mercado tão competitivo como o alimentício, espera-se que os produtos orgânicos possam concorrer diretamente com outros produtos de linhas diferentes como ligth, diet, naturais e principalmente os tradicionais, que conta com toda uma estrutura de comercialização consolidada através das grandes indústrias do consumo. O esperado é que os orgânicos tenham um grau de qualidade na comercialização e posicionamento no mercado próximo ao dos seus concorrentes, sobretudo nas informações das embalagens e demais estratégias de comunicação.

Uma busca na literatura nota-se que ainda existe pouca informação sobre como se comporta o consumidor de alimentos orgânicos, quais são as suas preferências, qual o processo de decisão de compra, que atributos são mais valorizados. A literatura sobre comportamento do consumidor destaca os fatores que influenciam os consumidores para a compra, como aspectos culturais, sociais, pessoais e psicológicos, a reação dos consumidores após a compra.

Estudos realizados no Brasil e no exterior, mostram que consumidores procuram por alimentos orgânicos para obter mais bem estar através da segurança que tais alimentos possibilitam.

A relevância da presente pesquisa é subsidiar políticas públicas orientadas para conservação do meio ambiente, numa perspectiva de desenvolvimento sustentável. Ao mesmo tempo, a pesquisa pode oferecer subsídios à iniciativa privada interessada em atuar o mercado de alimentos orgânicos, além do aprofundamento dos estudos acadêmicos por outros pesquisadores que queiram continuar a investigação.”

*CASEMIRO, Aroldo Dias. Alimentos orgânicos: estudo de fatores que interferem na decisão de compra do consumidor. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) – Universidade Estadual de Santa Cruz. Ilhéus. 2007.

Pode-se afirmar que o texto se refere:

a.

Aos objetivos da pesquisa.

b.

Ao problema da pesquisa.

c.

Às justificativas da pesquisa.

d.

À fundamentação teórica.

e.

À definição da população da pesquisa.

0,8 pontos

PERGUNTA 4

Analise as afirmações sobre o método qualitativo e assinale a alternativa correta:

I Ocorre o emprego da quantificação tanto nas modalidades da coleta das informações quanto no tratamento delas por meio de técnicas estatísticas.

II Adota amostras reduzidas.

III O instrumento de coleta de dados é estruturado.

IV Como não emprega instrumentos estatísticos, ocorre a valorização da interpretação, com a descrição da complexidade dos comportamentos, hábitos e atitudes.

V Ocorre a valorização do conteúdo psicossocial dos dados coletados.

As afirmações I,II, III e IV estão corretas.

Apenas a afirmação II é correta.

As afirmações I,II e III estão corretas.

As afirmações II, IV e V estão corretas.

Apenas a afirmação V é correta.

0,8 pontos

PERGUNTA 5

No último feriado, você se programou para viajar, assim, está saindo da Cidade de São Paulo de carro em direção ao interior e pretende acessar a Marginal Tietê. Observa que a grande maioria das vias pelas quais passou está congestionada devido ao excesso de veículos, assim, conclui que a “Marginal Tietê está toda parada”. Esse é um raciocínio

a.

Indutivo

b.

Dedutivo

c.

Dialético

d.

Hipotético dedutivo

e.

Probabilístico

0,8 pontos

PERGUNTA 6

Em matéria veiculada pela Agência FAPESP (11/09/2013) Toledo destaca a inovação introduzida pela Revista PLoS One no universo acadêmico. Criada em 2006, a revista possui acesso livre, publica artigos de todos os campos da ciência e da medicina. Seu caráter inovador pauta-se pela democratização do acesso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com