TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Micro E Macro Economia

Casos: Micro E Macro Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  796 Visualizações

Página 1 de 3

A Economia é o estudo da maneira pela qual a humanidade realiza a tarefa de organizar suas atividades de consumo e produção, a mesma pode ser dividida em: Economia Descritiva, Teoria Econômica e Economia Aplicada. A Teoria Econômica se divide em duas grandes áreas a Microeconomia e Macroeconomia. Este presente trabalho tem como objetivo aborda de forma pratica estes dois temas e falar o conceito, as diferença e semelhanças, curiosidades e exemplos de cada um.

Microeconomia: é um ramo da economia que trata do comportamento individual dos agentes econômicos. Também é denominada como Teoria dos Preços.

Macroeconomia: estuda o comportamento dos grandes agregados e oferece uma visão global dos aspectos que envolvem toda a economia.

Os agentes econômicos são: Famílias, Empresas e o Governo. Portanto na Microeconomia cada um desses agentes são abordados individualmente, enquanto que na Macroeconomia se estudam os aspectos globais que afetam todos os agentes econômicos.

A Microeconomia volta sua atenção ao mercado, onde ocorrem à formação de preços de diversos produtos e serviços, preços ditados pela ação simultânea da oferta e demanda.

A Microeconomia é dividida em três teorias para explicar como é fixado o preço e seus fatores de produção:

• Teoria do Consumidor: Estuda a preferência do consumidor analisando seu comportamento, suas escolhas, as restrições quanto a valores e a demanda de mercado.

• Teoria de Empresa: Estuda a reunião do capital e do trabalho de uma empresa a fim de produzir produtos conforme a demanda do mercado e a oferta dos consumidores dispostos a consumi-lo.

• Teoria da Produção: Estuda o processo de transformação da matéria-prima adquirida pela empresa em produtos específicos para a venda no mercado. A teoria da produção se refere os serviços como transportes, atividades financeiras, comércio e outros.

A Microeconomia também estuda as práticas de mercados:

Monopólio

- Quando há no mercado apenas um vendedor, que domina inteiramente o mercado.

- o produto da empresa monopolista não tem substituto próximo. Não há alternativas para os consumidores.

- a entrada de concorrentes no mercado é praticamente impossível.

- tem poder total sobre a formação dos preços.

- os monopólios não têm transparências. Suas operações e transações são uma espécie de caixa preta.

- Um exemplo de monopólio em Caucaia é a empresa Vitória.

Oligopólios

É a forma moderna da grande empresa. Tem as seguintes características:

- É formado por um pequeno grupo de grandes empresas que dominam um ou vários ramos de produção e dividem entre si o mercado.

- Há grandes obstáculos para a entrada de concorrentes

- Quando há

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com