TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microeconomia

Tese: Microeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  Tese  •  1.086 Palavras (5 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

A macroeconomia para exercer sua análise exige um instrumental estatístico bastante complexo que países subdesenvolvidos podem oferecer. Este caso supõe como dadas certas condições que se apresentam como metas longínquas para muitas sociedades subdesenvolvidas: um grande estoque de capital, força de trabalho especializado, mercados financeiros eficientes etc. Essas condições impuseram um relativo atraso à elaboração de modelos macroeconômicos em países com as características do Brasil – que a partir de1956 dispôs de dados estatísticos mais precisos, elaborados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que só em 1964 começou a construir modelos macroeconômicos.

Microeconomia tradicional sub-ramo da teoria econômica que estuda, analisa, teoriza, constrói o comportamento dos agentes econômicos individuais ( consumidores, produtores, empresários, trabalhadores, donos proprietários dos recursos ). O outro componente tradicional da teoria das chamadas ciências econômicas é a macroeconomia. Aqui vale lembrar como uma doutrina é um corpo de idéias a ser transmitido ou ensinado.

DESENVOLVIMENTO

Ao contrário, teoria é uma doutrina muito especial: é um sistema dedutivo, ou seja, um corpo de idéias organizado logicamente. Mais precisamente, uma teoria é um conjunto de preposições, todas referentes a um dado assunto. A microeconomia como toda a teoria econômica, se quer passar de doutrina e assumir o status teoria, tem que se organizar de forma lógica e, se aspira ser a teoria científica, Ter suas proposições verificadas empiricamente. Sem dúvida para tal papel verificador é fundamental o emprego da econometria.

“A teoria do preço, ou microeconomia trata da atividade econômica de unidades econômicas individuais, tais como consumidores, proprietários de recursos e firmas comerciais.. Preocupa-se com o fluxo de bens e serviços das firmas ou empresas comerciais para os consumidores, com a composição do fluxo e com avaliação formação de preço das partes componentes do fluxo. Preocupa-se também com o fluxo dos recursos produtivos ( ou seus serviços ) dos seus proprietários para as firmas comerciais, com sua avaliação com a distribuição entre os empregos alternativos. Geralmente, a teoria do preço pressupõe economia estável sem grandes flutuações para baixo ou para cima e razoável pleno emprego dos recursos."

“A microeconomia, ou teoria de preços, é a parte da teoria econômica que estuda comportamento das famílias e das empresas, e os mercados nos quais operam. A microeconomia preocupa-se mais com a análise parcial, com as unidades ( consumidores, firmas, mercados específicos ), enquanto a macroeconomia estuda os grandes agregados ( produto nacional, nível geral de preços etc.)"

" A teoria geral de preço trata, fundamentalmente, dos fluxos de bens e serviços das empresas para as famílias para as empresas, da composição de fluxos e da formação dos preços dos componentes dos fluxos. O estudo de tais fluxos conduz a definição tradicional do problema econômico, isto é, de recursos escassos entre usos alternativos. A verdadeira economia consiste em obter a máxima satisfação das necessidades com os recursos disponíveis"

De muitos manuais consultados, os autores não definem a microeconomia. De fato definir é uma operação sobre o conceito de difícil execução. VARIAN (1993;1) começa o seu manual afirmando a adequabilidade do habito de se por no primeiro capítulo dos livros de microeconomia seu alvo e método, por mais interessante que isto pareça. Evita falar na definição. E assim procede porque acha difícil alguém apreciar tal discussão antes de ver em execução alguns exemplos análise econômica.

Esta rápida passagem pela literatura dá para Ter uma ideia de que notas ou atributos se faz uso definir a disciplina, portanto sua compreensão , e a que campos ela se aplica, sua extensão.

Inflação de Custos: processo inflacionário é gerado, ou acelerado pela elevação dos custos de produção, especialmente dos salários e/ou dos preços das exportações.

Inflação de Oferta: é um processo de elevação persistente do nível de preços, provocada por uma retração da oferta agregada (insuficiência de oferta), provocada por retrações persistentes da oferta de bens e serviços. É acompanhada de recessão e queda do nível de emprego. A seguir destacaremos alguns tipos de inflação:

Inflação Híbrida: consiste de um aumento persistente no nível de preços provocado pela interação dos mecanismos de inflação de demanda e de oferta, em função da tentativa dos agentes econômicos de recuperar rendas corroídas pela inflação dos períodos anteriores.

Inflação Estrutural: é baseada na hipótese de inelasticidade ou rigidez da oferta de bens e serviços,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com