TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microeconomia E Macroeconomia

Artigo: Microeconomia E Macroeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  1.576 Palavras (7 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 7

Este trabalho foi feito com intenção de demostrar de maneira ampla, clara e objetiva ideias referentes ao campo administrativo, abordando os assuntos relacionados a macroeconomia e microeconomia dentro das suas diferenças e inter-relações. Explorar os métodos quantitativos á gestão empresarial e suas vertentes em variados graus de complexidade, que juntos se entrelaçam, formando um conceito sólido e fornecendo uma visão abrangente. Assim também foi exposto o conceito de ética empresarial inserido no contexto de manutenção do sistema empresarial e os seus limites referentes ao estímulo de consumo.

Abordando a problematização do consumismo exacerbado da população e a indução das empresas, e proporcionar uma visão geral dos fatores econômicos no ambiente social e empresarial. Expondo o posicionamento da sociedade no que concerne o ambiente capitalista e consumista, equiparando com as ações sociais que realizada pelas empresas.

2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

2.1.1 INFLAÇÃO

A inflação é um processo no qual o nível de preços está subindo e o dinheiro está perdendo valor. Popularmente inflação significa o aumento exagerado dos preços no mercado. Podemos verificar a influência desta sobre a economia através da mídia. Por exemplo, Mariana Sallowicz, repórter de economia da folha de São Paulo publicou, no dia 22 de agosto de 2013, uma matéria revelando que com a inflação em patamar elevado, a renda média dos trabalhadores teve a quinta queda consecutiva em julho, informou nesta quinta-feira o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O rendimento em julho ficou em R$ 1.848,40, 0,9% abaixo do registrado em junho.

"Há uma influência da inflação e da perda no poder de compra [dos trabalhadores] por outros motivos, como correções [menores] e reduções de salários", afirma Cimar Azeredo, coordenador de trabalho e rendimento do IBGE.

Observamos no texto acima que num processo inflacionário o poder de compra da moeda cai. A inflação é muito ruim para a economia de um país. Quem geralmente perde mais são os trabalhadores mais pobres que não conseguem investir o dinheiro em aplicações que lhe garantam a correção inflacionária.

2.1.2 TAXA DE JUROS

A taxa de juros é um índice utilizado em economia e finanças para registrar a rentabilidade de uma poupança ou o custo de um crédito. Chama-se taxa de juros aos diferentes tipos de índice que se empregam na medida de rentabilidade das poupanças ou que se incorporam ao valor de um crédito.

De acordo com publicação da Folha de São Paulo de 28 de agosto de 2013, se os juros caem muito, a população tem maior acesso ao crédito e consome mais. Este aumento da demanda pode pressionar os preços caso a indústria não esteja preparada para atender um consumo maior.

Por outro lado, se os juros sobem, a autoridade monetária inibe consumo e investimento que ficam mais caros, a economia desacelera e evita-se que os preços subam, ou seja, que haja inflação.

Com a redução da taxa básica de juros (Selic), o BC também diminui a atratividade das aplicações em títulos da dívida pública. Assim, começa a "sobrar" um pouco mais de dinheiro no mercado financeiro para viabilizar investimentos que tenham retorno maior que o pago pelo governo. Se a taxa sobe, ocorre o inverso.

É por isso que os empresários pedem cortes nas taxas, para viabilizar investimentos, ainda mais em tempos de crise, como agora. Nos mercados, reduções da taxa de juros viabilizam normalmente migração de recursos da renda fixa para a Bolsa de Valores.

Em um cenário normal, é também por esse motivo que as Bolsas sobem nos Estados Unidos ao menor sinal do Federal Reserve (BC dos EUA) de que os juros possam cair.

Quando o juro sobe, acontece o inverso. O investimento em dívida suga absorve o dinheiro que serviria para financiar o setor produtivo.

A taxa de juros é o instrumento utilizado pelo BC (Banco Central) para manter a inflação sob controle ou para estimular a economia.

2.1.3 TAXA DE CÂMBIO

Taxa de câmbio é a medida de conversão da moeda nacional em moeda de outros países. De acordo com a finalidade, nós encontramos dólar comercial e dólar turismo com variação no preço de compra e venda. Podemos verificar a influência desta sobre a economia através da mídia. Por exemplo, Bancos estariam manipulando a taxa de câmbio de moedas pelo mundo, bancos internacionais estariam manipulando de forma coordenada a taxa de câmbio de moedas pelo mundo, num novo escândalo que atinge o setor. Segundo reportagem do jornal O Estado de São Paulo, esta manipulação estaria influenciando também os valores das moedas de países emergentes, como o real. Esta situação poderia afetar no país as exportações de manufaturados, porque eles têm maior sensibilidade ao câmbio, uma taxa muito elevada gerada por manipulações, faz com que os potenciais clientes optem por outros fornecedores com preços mais atraentes em sua moeda.

2.2 MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS Á GESTÃO EMPRESARIAL

Tal método é composto por três colunas, sendo essas: Medidas Descritivas, Números-Índices e Deflação de dados.

2.2.1 MEDIDAS DESCRITIVAS

Dentro das medidas descritivas há três divisões, Medidas de Tendência Central, Medidas de Dispersão e Técnicas de Amostragem Probabilística.

As medidas descritivas exibe um conjunto de dados de forma organizada e sucinta, utilizando as suas estatísticas.

2.2.1.1 MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL

Uma das ferramentas são as medidas de tendência central, que lida com dados numéricos que observa as tendências desses conglomerados em torno de um valor central, utilizando as ferramentas de média, de moda e de mediana.

2.2.1.2 MEDIDAS DE DISPERSÃO

Já as medidas de dispersão tem a função de descrever os dados quando se refere o grau de afastamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com