TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microeconomia E Macroeconomia

Exames: Microeconomia E Macroeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 2

A Microeconomia examina as ações dos agentes econômicos e empresas nas atividades produtivas. Seu foco é a interação destes agentes no mercado, assim, dentre seus estudos, se destacam a oferta, a demanda, o equilíbrio de mercado, as estruturas de mercado, teoria da firma e a teoria do consumidor.

A Macroeconomia se ocupa de estudar o funcionamento do sistema econômico como um todo, utiliza como meio de estudo os grandes agregados econômicos, tais como produto, investimento, renda, inflação e balanço de pagamentos.

Os economistas explicam o funcionamento do sistema econômico por meio de um ciclo, chamado fluxo circular da renda. Neste fluxo temos os dois agentes econômicos: as famílias e as empresas. As famílias são proprietárias de fatores de produção e os fornecem às empresas, por meio do mercado dos fatores de produção. As empresas, a partir da combinação dos fatores de produção, produzem bens e serviços e os fornecem às famílias por meio do mercado de bens e serviços (VASCONCELLOS; GARCIA, 2004).

O fluxo circular da renda expressa a relação entre os agentes econômicos em dois fluxos, um real e um monetário (ou nominal). No fluxo real ocorrem as transações reais, ou seja, as empresas produzem bem e serviços e as famílias trabalham para as empresas. No fluxo nominal as empresas remuneram as famílias com renda (em economia renda é o conjunto de salários, juros, lucros, aluguéis e royalties) e as famílias compram com sua renda os bens e serviços das empresas.

Desta relação surgem as óticas da produção, isto é, como pode ser utilizado o dinheiro gerado na produção. Temos três óticas: do produto, da renda e do dispêndio. Na ótica do produto os recursos são utilizados para produzir bens e serviços, na ótica da renda são utilizados para remunerar os fatores de produção e na ótica do dispêndio os recursos são gastos com aquisição de bens e serviços.

A Economia, como qualquer ciência ou área do conhecimento, evolui ao longo do tempo, geralmente buscando entender e propor soluções para os problemas de sua época, ou seja, as escolas do pensamento econômico tem uma ligação histórica com os problemas de sua época. Nas linhas abaixo vamos tecer algumas considerações sobre as principais linhas do pensamento econômico, seguindo uma cronologia que vai dos mercantilistas até os desenvolvimentos mais recentes.

a) Mercantilistas: Foram os primeiros economistas a estruturar algumas observações com sentido econômico. Sua preocupação com o poder de uma nação levou-os a pregar que a acumulação de metais preciosos era fundamental para o crescimento do país. Então, incentivaram a balança comercial positiva, a exploração de outras fronteiras e o estabelecimento de colônias, além de apoiarem a centralização do poder nas mãos dos monarcas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com