TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Miopia em Marketing

Por:   •  14/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  874 Palavras (4 Páginas)  •  1.228 Visualizações

Página 1 de 4

Integrantes do grupo:

Eduardo Ferreira de Oliveira

Pablo Leyes

1 - Em que consiste a chamada "Miopia em Marketing"? Explique com detalhes esse conceito.

"Miopia em Marketing" é a limitação de uma empresa sobre qual é o seu negócio, como por exemplo, uma empresa que define o seu produto como “cinema” em vez de entendê-lo como entretenimento. A “Miopia” acontece quando a empresa foca exclusivamente no produto, em vez de focar nas necessidades básicas dos consumidores de seus serviços e produtos, nas preferências dos clientes. Esse erro pode fazer com que se perca mercado para outras empresas que não necessariamente vendem o mesmo produto, mas que trabalham no mesmo tipo de negócio.

2 - O que uma organização, empresa, negócio ou profissional liberal deve fazer para evitar o erro da "Miopia em Marketing"?

Como as necessidades são permanentes e os produtos não, as empresas devem entender melhor as vontades de seus clientes, preocupando em entregar satisfações a eles e não somente produtos. Para evitar esse erro da “Miopia em Marketing” é necessário estar orientado ao mercado e seus concorrentes, enxergando o seu próprio negócio de maneira genérica, sempre pensando em inovação.

3 - Dê exemplos reais (no mínimo 5) de "Miopia em Marketing" que você pode encontrar nas empresas ligadas às áreas de informática, computação, tecnologia e sistemas de informação e correlatas. Explique esses exemplos com bastante detalhes.

Exemplos de “Miopia em Marketing”:

1 – Palm – PDA’s: A Palm tinha como seu principal produto os PDA’s, que funcionavam como um assistente pessoal digital. Porém eles não enxergaram e acompanharam o mercado, não atraíam mais as necessidades de seus clientes e surgiu os Smartphones, que eram praticamente um PDA que realizava ligações.

2 – Um exemplo de empresa que conseguiu se superar no mercado foi a Nintendo. Essa empresa que iniciou suas atividades no Japão, começou fabricando baralhos artesanais, e anos depois (1950) fez uma parceria com a Disney para que as cartas viessem estampadas com os seus personagens. O baralho passou a ser vendido em tabacarias de Osaka e Kyoto. As vendas foram um sucesso e na década de 1960 o presidente da Nintendo investiu em outros seguimentos, como uma emissora de TV e uma empresa alimentícia.

Após a olimpíada de Tóquio o mercado mudou e as vendas de baralho começaram a diminuir bastante e a empresa quase foi a falência. Um novo mercado de jogos eletrônicos fabricados pela Bandai e Atari surgiu, e para não falir tiveram que se adequar a essa nova tecnologia e aos desejos dos clientes. Foi aí que criaram um aparelho de jogo eletrônico chamado Game & Watch, que iniciou a empresa nesse novo mercado, onde logo depois começaram a fabricar fliperamas, esses não tiveram sucesso nos Estados Unidos.

Em 1981 um designer da Nintendo querendo mudar a interface dos fliperamas criou um jogo simples que fez um enorme sucesso (Donkey Kong), e o personagem principal que era um marceneiro (Mario) se tornou a marca da empresa. A partir desse sucesso outros jogos vieram e eles começaram a investir em consoles e foi criado o famoso Super Nintendo, que foi responsável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (50.5 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com