TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mix Marketing

Ensaios: Mix Marketing. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  600 Visualizações

Página 1 de 2

7.5 MARKETING MIX – Os 4 P’s do marketing

O estudo mercadológico é essencial. Para tal precisa-se inicialmente analisar quatro fatores de grande relevância para atingir os resultados esperados. Grande parte dos autores intitula esses quatro pontos como sendo um composto mix de marketing. Como pode-se ver a seguir.

O marketing mix, ou composto mercadológico, é o conjunto de instrumentos através dos quais se obtém melhor ajustamento entre a oferta de uma organização no mercado e a demanda existente, onde todos os elementos do composto foram criados e estabelecidos para atender as necessidades, desejos, expectativas e potencialidades do consumidor McCarthy (1997).

Kotler (2008) explica que para entender melhor os efeitos de atividades de marketing específicas, os modelos de mix de marketing analisam dados de diversas fontes, como dados coletados no varejo, dados de expedição da empresa, dados de determinação de preço e dados de despesas com propaganda e promoções. Para aprofundar esse entendimento, análises multi-variadas são conduzidas para identificar como cada elemento de marketing influencia os resultados relevantes, tais como as vendas de determinada marca ou a participação de mercado.

De acordo com Churchill e Peter (2008) um composto de marketing é uma combinação de ferramentas estratégicas usadas para criar valor para os clientes e alcançar os objetivos da organização. Completa explicando que existem quatro ferramentas no composto de marketing: O elemento Produto refere-se ao que os profissionais de marketing oferecem ao cliente, o elemento preço, referindo-se a quantidade de dinheiro ou outros recursos que o profissional de marketing pede por aquilo que oferecem. O elemento ponto de distribuição, ou seja, como produtos e serviços são entregues aos mercados para se tornarem disponíveis para trocas. E o elemento promoção que indica como os profissionais de marketing informam, convencem, e lembram os clientes sobre produtos e serviços.

McCarthy (1997) diz que todos os quatro P’s são necessários em um composto de marketing. De fato, todos devem estar vinculados e tem a mesma importância quando um composto de marketing está sendo desenvolvido, todas as decisões finais sobre os P’s devem ser tomadas ao mesmo tempo. Completa explicando que quando desenvolvemos um produto para satisfazer aos consumidores alvos, precisamos encontrar uma maneira de atingir o ponto de venda visitado por nossos consumidores alvos. Faz-se uso da promoção para comunicar esses consumidores bem como com os intermediários sobre o produto que foi desenvolvido para eles. Estabelece-se um preço após estimar a reação esperada do consumidor em relação a oferta total e aos custos de levar o produto até ele.

Quando trata-se do comportamento do consumidor, logo há uma associação com o processo de tomada de decisão e dando continuidade a este mesmo pensamento que o composto de marketing é tão necessário para auxiliar o consumidor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com