TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mix de Marketing

Seminário: Mix de Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Seminário  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 2

1. O 4 P’s / Mix de marketing / Composto de marketing – formam um conjunto de ferramentas para se alcançar estratégias relacionadas ao mercado.

PREÇO – É o volume de dinheiro cobrado por um produto ou serviço. Gera receita. Ele deve ser suficientemente alto, para proporcionar lucro a quem o está produzindo ou comercializando, porém não pode ser tão alto que desestimule a compra.

PRAÇA ou PONTO (distribuição) – refere-se ao local que o produto está disponibilizado, podendo ser on-line ou em lojas físicas. Praças de serviços/produtos complementares (vender material esportivo em clubes ou academias). Distribuição no mercado até os pontos de vendas.

PRODUTO – Características e atributos que o produto ou serviço da sua empresa terá. É algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo.Alguns produtos são considerados "carros-chefe".

PROMOÇÃO (comunicação) – Estratégias de divulgação utilizadas (estratégias on-line ou off-line (anúncios, rádios), links patrocinados, fanpage)

Exemplo: Mercado Alvo: Clientes que estão mortos de sede em engarrafamentos ou estádios de futebol.

Produto: Água mineral com suspeita constante de ser direto da “bica”.

Preço: Entre R$1,00 e R$2,00 (dependendo da concorrência entre os ambulantes).

Praça: Os melhores engarrafamentos e filas de ingresso.

Promoção: Ignora-se a marca da água. Promoção feita pelo próprio ambulante gritando ou segurando cartazes.

2. O que é marketing? – tomada de ações que provoquem a reação desejada de um público-alvo. “Suprir necessidades lucrativamente”. A arte e a ciência da escolha de mercados-alvo e da captação, manutenção e fidelização de clientes por meio da criação, da entrega e da comunicação de um valor superior para o cliente. “A arte de vender produtos” onde a venda é apenas a pontinha do iceberg. O marketing torna supérfluo o esforço de venda.

3. Sistema de Informação de Marketing (SIM) – Conjunto de procedimentos para a coleta planejada, análise e apresentação regular de informação a ser usada em decisões de marketing. Fornece informações continuamente aos decisores.

4. Pesquisa de marketing – faz parte do SIM e visa coletar dados pertinentes e não disponíveis e transformá-los em informação. Liga o consumidor e o público ao profissional de marketing por meio da informação. Identifica e define oportunidades e problemas de mercado

5. Bens de consumo – são aqueles que comercializados diretamente para os consumidores finais e classificados como:

Tipo Preço Promoção Distribuição Exemplo

Conveniência

comprados com alta freqüência Baixo Massa Ampla alimentos, meias ou lavagem de roupas

Compra Comparada

comprado após algum esforço por parte dos clientes Médio Massa: Vendas Seletiva equipamentos eletrônicos, serviços de creche e também roupas de luxo.

Especialidade

comprados com uma menor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com