TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo De Gestão De Processos

Artigos Científicos: Modelo De Gestão De Processos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  1.949 Palavras (8 Páginas)  •  739 Visualizações

Página 1 de 8

Processos

Definição, a análise e a melhoria dos processos principais do negócio e dos processos de apoio. Também aborda o estabelecimento de relações e o estímulo ao melhor desempenho dos fornecedores, destacando o desenvolvimento da sua cadeia de suprimento. O critério aborda ainda os processos econômico-financeiros voltados para a sustentabilidade econômica do negócio.

2.8 Resultados

Resultados da organização, abrangendo os econômico-financeiros e os relativos aos clientes e mercados, sociedades, pessoas, processos principais do negócio e de apoio, assim como os relativos ao relacionamento com fornecedores. A avaliação dos resultados inclui a análise da tendência e do nível atual de desempenho, pela verificação do atendimento dos requisitos das partes interessadas e pela comparação com o desempenho de outras organizações.

3 MODELO DE EXCELÊNCIA DE GESTÃO

No modelo, os Fundamentos da Excelência são expressos em características tangíveis e distribuídos em requisitos. Estes são agrupamentos cujo objetivo maior é reproduzir de forma lógica a condução de temas essenciais de um negócio e que são denominados de critérios e de itens. O Modelo de Excelência da Gestão é representado pelo diagrama baixo, o que permite ao administrador obter uma visão sistêmica da gestão organizacional.

Figura 2: Visão Sistêmica da Gestão Organizacional

A figura representativa do Modelo de Excelência da Gestão (MEG), simboliza a organização, considerada um sistema orgânico e adaptável, que interage com o ambiente externo. Sugere que os elementos do Modelo, imersos em um ambiente de informação e conhecimento, relacionam-se de uma maneira harmônica e integrada, voltados para a geração de resultados. Embora o desenho admita diferentes interpretações, a figura que melhor descreve o Modelo utiliza o conceito de aprendizado, segundo o PDCL (Plan, Do, Check, Learn).

4 CRITÉRIO PROCESSOS

Toda organização opera como um sistema, ou seja, um conjunto de processos inter-relacionados, que interagem para o alcance de determinados fins. Eles são executados continuamente pelas pessoas integrantes da sua força de trabalho. Os produtos, que são bens ou serviços provenientes de um processo, constituem a entrada para outro ou para outros processos até a sua chegada ao consumidor para o uso.

Processo é a sequência de passos, tarefas e atividades que convertem entradas de fornecedores em uma saída. É o conjunto de atividades realizadas na geração de resultados para o cliente, desde o inicio do pedido até a entrega do produto. É a combinação dos elementos, equipamentos, insumos, métodos ou procedimentos, condições ambientais, pessoas e informações do processo ou medidas, tendo como objetivo a fabricação de um bem ou prestação de um serviço.

Um processo compõe-se de atividades inter-relacionadas que, executadas em uma sequência determinada, conduzem a um resultado esperado, transformando insumos (entradas) em bens ou serviços (saídas). Estes bens ou serviços devem assegurar o atendimento das necessidades ou expectativas dos clientes e outras partes interessadas. É comum também conceituar processos como um conjunto de meios que, operados de forma organizada, atingem determinados fins, ou efeitos planejados.

A figura abaixo mostra a estrutura básica de um processo e as suas interfaces com o fornecedor e com o cliente:

Figura 3: Estrutura básica de um Processo

4.1 Gerenciamento por Processo

A Gestão dos Processos de uma organização que busca a excelência apoia-se no fundamento orientação por processos e informações. Este fundamento indica que a organização deve ser compreendida e gerenciada por meio de processos, visando a melhoria do desempenho e a agregação de valor para as partes interessadas. Indica também que a organização compreende e agrupa logicamente o conjunto destas atividades, visando facilitar a tomada de decisões e execução das ações.

As práticas de gestão utilizadas para o gerenciamento dos processos principais do negócio, dos processos de apoio, do relacionamento com os fornecedores e dos aspectos econômicos financeiros devem apresentar características do nível de maturidade alcançado. Essas características incluem a adequação, a proatividade, a disseminação, a continuidade, o refinamento e a integração com as estratégias e objetivos, entre as áreas, com outras práticas de gestão da organização e com as partes interessadas. Essas características constituem aspectos importantes para demonstrar o estágio de maturidade da gestão de uma organização.

A Gestão por Processos traz muitos benefícios para a organização, entre eles:

• Concentra o foco no que realmente interessa: o trabalho;

• É uma ferramenta para implementação da estratégia organizacional;

• Confere simplicidade e agilidade às atividades;

• Dota a organização de flexibilidade organizacional;

• Facilita a gestão através da identificação de indicadores de desempenho e medição de melhorias nos processos;

• Permite uma visão integrada da organização;

• Instrumentaliza a aplicação de abordagens inovadoras;

• Facilita a gestão do conhecimento organizacional e a gestão de competências.

O fluxograma ilustra a sequência de etapas da metodologia de Gestão por Processos:

Figura 4: Fluxograma – Sequencia de etapas da metodologia de Gestão por Processos

4.2 - Processos Principais do Negócio e Processos de Apoio.

Este tema trata dos processos que geram os produtos e serviços da organização, entregues a seus clientes, e os processos que suportam a execução destes processos de produção dos produtos e serviços.

4.2.1 – Identificação dos Processos de Agregação de Valor

Os processos da organização precisam ser conhecidos, principalmente os de agregação de valor, para que a filosofia do fundamento da excelência Orientação Por Processos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com