TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MPS.BR Ou Melhoria De Processos Do Software Brasileiro é Simultaneamente Um Movimento Para A Melhoria Da Qualidade (Programa MPS.BR) E Um Modelo De Qualidade De Processo (Modelo MPS). Voltado Para A Realidade Do Mercado De Pequenas E médias Empresas D

Casos: O MPS.BR Ou Melhoria De Processos Do Software Brasileiro é Simultaneamente Um Movimento Para A Melhoria Da Qualidade (Programa MPS.BR) E Um Modelo De Qualidade De Processo (Modelo MPS). Voltado Para A Realidade Do Mercado De Pequenas E médias Empresas D. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/12/2014  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  655 Visualizações

Página 1 de 3

O MPS.BR ou Melhoria de Processos do Software Brasileiro é simultaneamente um movimento para a melhoria da qualidade (Programa MPS.BR) e um modelo de qualidade de processo (Modelo MPS). Voltado para a realidade do mercado de pequenas e médias empresas de desenvolvimento de software no Brasil, ele é baseado nas normas ISO/IEC 12207 e ISO/IEC 15504 e compatível com o CMMI.

O projeto tem apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, da FINEP e do Banco Interamericano de Desenvolvimento. No Brasil o projeto é desenvolvido pela Softex, interagindo com as universidades e com o Governo Federal. Uma das principais vantagens do modelo é seu custo reduzido de certificação em relação as normas estrangeiras, sendo ideal para micro, pequenas e médias empresas que são a grande maioria no Brasil.

Um dos objetivos do projeto é replicar o modelo na América Latina, incluindo o Chile, Argentina, Costa Rica, Peru e Uruguai.

O MPS.BR conta com duas estruturas de apoio para o desenvolvimento desuas atividades: o Fórum de Credenciamento e Controle (FCC) e a Equipe Técnica do Modelo (ETM). Através destas duas estruturas, o MPS.BR obtém a participação de representantes de universidades, instituições governamentais, centros de pesquisa e de organizações privadas, os quais contribuem com suas visõescomplementares que agregam qualidade ao empreendimento

Exemplos de sucessos:

Empresa Driver

A Drive é uma consultoria de TI que dedica-se exclusivamente a fornecer Soluções em Sistemas para o Mercado Financeiro na área de investimentos. A empresa surgiu dentro de uma corretora de valores e suas primeiras atividades ocorreram em junho de 1983, contando apenas com o sócio e um estagiário.

Ao longo dos anos, a Drive aumentou a sua participação de mercado, e passou a ter o desafio de gerenciar de maneira eficaz os projetos, de forma consolidada, em uma única ferramenta. Os executivos também necessitavam de uma visão global de todos os projetos da empresa, acompanhando os prazos e rentabilidade de cada projeto.

A Drive obteve uma grande expansão nos últimos anos, com a contribuição da Project Builder. Atualmente, conta com mais de 100 colaboradores e atende a clientes de várias regiões do Brasil.

Cientec

Criada em 1997 por pesquisadores do Departamento de Engenharia Agrícola da UFV (Universidade Federal de Viçosa), a Cientec Consultoria e Desenvolvimento de Sistemas foi a primeira empresa incubada pela UFV. Graduou-se pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica - CENTEV/UFV em 1999. Em 2000 foi transferida para os novos sócios, que definiram um modelo de negócio que transforma pesquisas científicas para o mercado por meio da tecnologia da informação (CIENTEC, 2011).

A Cientec possui uma estrutura de fábrica de software e atua no desenvolvimento de softwares voltados para área de agronegócio e de recursos naturais, sendo pioneira neste setor. A empresa também oferece serviços de consultoria em tecnologia da informação, oferecendo a clientes treinamentos em seus sistemas (CIENTEC, 2011).

Além de estar inserida no Pólo de Tecnologia da Informação de Viçosa - MG, a Cientec é uma das empresas líderes no movimento de implantação do Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação de Viçosa –

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com