TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Moeda E Sua Evolução

Dissertações: Moeda E Sua Evolução. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2014  •  2.189 Palavras (9 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 9

Moeda e sua Evolução

1- Sobre o conceito de moeda:

a) Defina moeda e suas funções:

Moeda é um instrumento ou objeto aceito pela coletividade para intermediar as transações econômicas, para pagamento de bens e serviços. Essa aceitação é garantida por lei, ou seja, a moeda tem “curso forçado”.

A moeda serve para intermediar o fluxo de bens, serviços e fatores de produção da economia; possibilita que sejam expressos em unidades monetárias os valores de todos os bens e serviços produzidos pelo sistema econômico; é um padrão de medida; é uma reserva de valor.

b) Defina moeda fiduciária e moeda lastreada:

Moeda fiduciária é aquela cujo único valor é devido a sua aceitação (ou a seu curso forçado imposto por lei), sua emissão é livre de qualquer necessidade de reservas pela autoridade monetária. Já a moeda lastreada é um título que tem por base a existência de reservas de metais preciosos (principalmente ouro) pela autoridade monetária (nos primórdios do advento do papel-moeda, qualquer indivíduo que tivesse papel-moeda podia realmente resgatar a parte de reservas associada ao papel moeda – cujo valor, ressaltamos, na maioria das vezes não era o mesmo valor de face da nota), sendo sua emissão baseada na existência de tais reservas em quantidade suficiente para que cada unidade monetária tenha a mantenha a mesma quantidade de ouro associada.

2. Com relação aos meios de pagamento:

a)Conceitue meios de pagamento.

Os meios de pagamento são o total de moeda disponível ao setor privado não bancário, de liquidez imediata, ou seja, que pode ser utilizada imediatamente para efetuar transações.

b)Defina M1, M2, M3 e M4

M1: São os meios de pagamento, conceituados como moeda de liquidez imediata, que não rendem juros;

M2 = M1 + depósitos de poupança + títulos privados (depósitos a prazo, letras cambiais, hipotecárias e imobiliárias);

M3 = M2 + fundos de renda fixa + operações compromissadas com títulos federais;

M4 = M3 + títulos públicos federais, estaduais e municipais.

Os meios de pagamento no conceito M1 também são chamados de ativos ou haveres monetários. Os demais ativos financeiros, que rendem juros, são chamados de ativos ou haveres não monetários.

c) O que vêm a ser monetização e desmonetização? Qual a relação desses conceitos com a taxa de inflação?

A desmonetização da economia é a diminuição da quantidade de moeda sobre o total de ativos financeiros da economia, enquanto a monetização é o processo inverso: o aumento da quantidade de moeda sobre o total de ativos financeiros da economia. O processo inflacionário leva a uma maior desmonetização da economia.

d) Dê dois exemplos de criação e dois exemplos de destruição de meios de pagamento.

Ocorre criação de meios de pagamento quando:

A1) Há o aumento de empréstimos ao setor privado pois os bancos comerciais retiram moeda de suas reservas e a emprestam ao público;

A2) Saques a cadernetas de poupança, pois há um aumento de M1 com a redução do estoque de moeda em poder do sistema bancário

Ocorre destruição de meios de pagamento quando:

B1) o depositante retira depósito à vista e o coloca em depósito a prazo, pois os depósitos a prazo não são meios de pagamento, dado que não são de liquidez imediata, e rendem juros

B2) Uso de recursos em depósitos a vista em aplicação de renda fixa.

e) O saque de um cheque representa criação ou destruição de meios de pagamento?

O saque de um cheque no balcão do banco não é nem criação nem destruição de meios de pagamento, pois simplesmente há uma transferência de depósitos à vista (moeda escritural) para moeda em poder do público (moeda manual).

3. Sobre oferta e demanda de moeda:

a) Quais as funções do Banco Central? Quais os instrumentos de que dispõe para operar a política monetária?

As Funções clássicas do Banco Central são:

• execução da política monetária

• banco emissor

• banco dos bancos

• banco do governo

• controle e regulamentação da oferta de moeda

• execução da política cambial e administração do câmbio

• fiscalização das instituições financeiras.

Os instrumentos de que dispõe para operar a política monetária são:

• controle das emissões: o Banco Central controla, por força de lei, o volume de moeda manual da economia;

• depósitos compulsórios ou reservas obrigatórias: os bancos comerciais são obrigados a depositar no Banco Central um percentual determinado por esse sobre os depósitos à vista. Basta o Banco Central aumentar ou diminuir o percentual do depósito compulsório para influir no volume ofertado de empréstimos bancários

• operações com mercado aberto (open market): consistem na compra e venda de títulos públicos ou obrigações pelo governo. O Banco Central mantêm um carteira de títulos para realizar operações reguladoras da oferta monetária.

• operações de redesconto: englobam a liberação de recursos pelo Banco Central aos bancos comerciais, que podem ser empréstimos ou redesconto de títulos.

b) O que são reservas ou depósitos compulsórios? Qual o efeito de um aumento da taxa de reservas compulsórias sobre a oferta de moeda?

Os depósitos compulsórios ou reservas obrigatórias são um percentual determinado sobre os depósitos à vista que os bancos são obrigados a depositar no Banco Central. Através da elevação (ou redução) destas reservas, o Banco Central consegue diminuir (ou aumentar) a oferta de moeda na economia, sendo este um instrumento de política monetária.

c) Por que bancos de investimentos, financeiras e outros intermediários financeiros não podem afetar a oferta de moeda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com