TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monografia Pecuária No Brasil

Artigos Científicos: Monografia Pecuária No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  2.924 Palavras (12 Páginas)  •  631 Visualizações

Página 1 de 12

Índice.

1. Introdução___________________________________Pág.3

2. Desempenho _________________________________Pág.4

2.1. História da pecuária no mundo e no Brasil ____________Pág.4

2.2. Subdivisões da Pecuária e Economia_________________Pág.4

2.2.1. Pecuária de Corte e de Leite __________________________Pág.4

2.2.2. Confinamento (intensiva) x Pasto (extensiva)_____________Pág.8

2.3. Problemas Ambientais e Soluções __________________Pág.9

3. Considerações Finais__________________________Pág.11

4. Bibliografia_________________________________Pág.12

5. Relatório Canteiro___________________________ Pág.14

5.1. Resumo_____________________________________ Pág.14

5.2. Introdução___________________________________ Pág.14

5.3. Materiais e métodos____________________________ Pág.15

5.4. Resultados e discussões _________________________ Pág.15

5.5. Conclusões ___________________________________ Pág.18

5.6. Bibliografia___________________________________ Pág.18

1. Introdução

O Brasil destaca-se por seu amplo território, condições edafoclimáticas e ambiente socioeconômico favorável como um dos países mais importantes para afiançar a segurança alimentar no planeta (FORESIGHT, 2011)

Segundo Lourenço (2009), a pecuária é um ramo do agronegócio, ou agrobusiness, que é um conjunto de negócios relacionados à agricultura, do ponto de vista econômico. Este ramo representa os produtores rurais, como pessoas físicas (fazendeiros), ou jurídicas (empresas). Uma análise da Pecuária deve partir do reconhecimento de que o grande objetivo da produção agrícola é o de satisfazer necessidades humanas.

Emprega 1,3 bilhões de pessoas e cria meios de subsistência de um bilhão de pobres no mundo. Produtos de origem animal fornecem a um terço da humanidade a ingestão de proteína, são contribuidores da obesidade e um remédio potencial para a desnutrição (SOUZA, 2010). Por isso, com o passar do tempo, a pecuária cresce rapidamente no mundo.

Com um contingente de 204,7 milhões de cabeças em 2006, o rebanho bovino brasileiro é o maior rebanho comercialmente explorado do mundo. Ainda em 2006, o Brasil produziu 8,95 milhões de toneladas de carne em equivalente carcaça proveniente do abate de 44,4 milhões de cabeças o que resultou em uma taxa de abate de 21,67%. Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil - CNA (2007), o PIB da pecuária em 2006 que foi de R$ 64,82 bilhões correspondeu a aproximadamente 2,8% do PIB brasileiro, R$ 2,322 trilhões (FILHO, 2008).

Hoje, no Brasil, encontram-se um rebanho de aproximadamente 220 milhões de cabeças, que são criadas em 150 milhões de hectares, ou seja, há 0,8 animais por hectare na extensão do território brasileiro. Ele é dado como o celeiro mundial em termos de agronegócio (RODRIGUES, 2006). O agronegócio brasileiro é uma atividade próspera, segura e rentável. (BORGES, 2007). É hoje a principal locomotiva da economia brasileira e responde por um em cada três reais gerados no país. (MAPA, 2005). O objetivo geral desse artigo é tratar da pecuária no Brasil e mostrar suas ramificações, benefícios e malefícios, por meio de uma pesquisa bibliográfica.

2. Desempenho

2.1. História da Pecuária no mundo e no Brasil.

A palavra Pecuária vem do latim, pecus, e significa “cabeça de gado”. Esta prática surgiu muito antes da agricultura, e derivou-se da atividade dos caçadores-coletores, que no período neolítico, precisou cercar e domesticar o gado a fim de obter carne e leite para sua alimentação (RODRIGUES, 2006). Primeiramente, aprisionavam os animais vivos para logo fazerem o abate, mas com o aperfeiçoamento desta prática, aprenderam a fazer a reprodução dos animais. O homem ainda era nômade, mas ao invés de mudar de lugar em busca de caça de alimentos para ele, agora buscava alimentos para seu rebanho.

No Brasil, a definitiva expulsão do gado para os sertões, possibilitou que a pecuária fosse implantada por Garcia de Sousa d'Ávila, fundador do maior latifúndio das Américas, a Casa da Torre, em Salvador, no ano de 1609, e em seguida uma vasta rede de fazendas de gado (SILVA, 2013). Estas propriedades surgiam por meio de doações, principalmente, àqueles que haviam ajudado militarmente contra os indígenas. Com uma grande seca no nordeste e uma mina de metais preciosos encontrada em Minas Gerais, o pólo pecuário do Brasil migrou para as regiões sudeste e sul.

Atualmente, a pecuária de bovinos se situa, principalmente, no centro-oeste, sudeste e sul, a de caprinos e muares no nordeste, ovinos no sul e nordeste, e suinos e aves no suldeste e sul.

As regiões Centro-Oeste e Sudeste comportam aproximadamente 53,6% do contigente bovino economicamente explorado no país (FILHO, 2008)

2.2. Subdivisões da pecuária e Economia.

É possível a criação, domesticação e reprodução visando leite e carne em suínos, bovinos, caprinos e ovinos. Além dos produtos mais comercializados que são a carne e o leite, existem outros produtos bastante utilizados pelo homem como o couro, que é insumo para a indústria calçadista, o sebo, que é insumo para a indústria química, a bílis, utilizada pela indústria farmacêutica e farinhas de carne e de ossos que são insumos para a indústria de rações (FILHO, 2008).

2.2.1. Pecuária de corte e de leite.

O crescimento demográfico e de renda, junto com a mudança nas preferências alimentares, só fazem crescer rapidamente a demanda por produtos de origem animal, enquanto a globalização estimula o comercio e o consumo dos produtos de origem animal (SOUZA, 2010).

O Brasil é atualmente o maior exportador e o segundo maior produtor mundial de carne bovina (Gomes, et al., 2013). A bovinocultura de corte é uma das principais atividades produtivas do agronegócio brasileiro (Barros, et al., 2011).

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com