TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motivação No Trabalho

Monografias: Motivação No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 3

A avaliação de desempenho é uma ferramenta da gestão de pessoas que visa analisar o desempenho individual ou de uma equipe de funcionários em uma determinada Empresa. É um processo dinâmico que constitui em localizar problemas de supervisão e gerência, de integração das pessoas a organização, de adequação da pessoa ao cargo, de localização de possíveis dissonâncias ou carências de treinamento de construção de competências e, consequentemente, estabelecer meios e programas para melhorar continuamente o desempenho humano.

Este processo é adquiro a longo prazo e requer um total alinhamento com o RH da Organização para que se defina o que a Empresa almeja, e até onde ela quer chegar. Um sistema de Avaliação de desempenho eficaz deve estar baseado no planejamento estratégico, a fim de garantir que o desempenho da equipe e os resultados almejados façam a organização caminhar rumo ao norte que determinou para si.

Através desse planejamento estratégico a empresa declara sua missão, a razão de sua existência, seus objetivos estratégicos, seus valores, competências essenciais e todos os demais elementos todas as suas ações estratégicas, seus projetos e seu modelo e ferramentas de Gestão de Pessoas.

Para que se tenha um resultado positivo da Avaliação de Desempenho é preciso que a Empresa tenha um estilo gerencial bastante participativo, que procura conhecer seus subordinados, identificar as capacidades de cada um e delegar de acordo com essas capacidades, estimular a participação na solução de problemas na área, orientar e treinar; enfim, procurar canalizar o esforço de sua equipe e suas potencialidades na direção dos objetivos que a mesma se empenhou a alcançar, transformando o pró-trabalho numa força motivadora.

O gerenciamento existe para associar os funcionários aos resultados que precisam ser atingidos para que a organização possa alcançar sua meta. Atualmente, isso requer motivação. A motivação é um quadro complexo, mas, para a grande maioria das pessoas, há certas constantes: obtemos melhor desempenho quando nos sentimos bem sobre o que fazemos, e esse sentimento de satisfação é promovido através do reconhecimento, louvor, feedback positivo dos resultados, bons relacionamentos no trabalho, e assim por diante. A motivação também é necessária para a aprendizagem contínua. Juntas, são essenciais ao desempenho excelente. Mediante o encorajamento da motivação e a facilitação do aprendizado, qualquer pessoa pode progredir.

Para tornar a avaliação de desempenho uma ferramenta motivacional, antes de qualquer coisa é preciso termos objetivos alcançáveis e mensuráveis, para isso é preciso antes me determinar as equipes de acordo com os perfis e também com as qualificações de cada um de seus membros. Em seguida a determinação do que deve ser feito, e como de ver feito e por fim o porquê ele deve ser feito, regras claras são fundamentais para que as ações sejam feitas da melhor forma possível.

Com as ações certas e determinações claras com relação e mensuração e definição clara de objetivos, montagem de equipe levando não só critérios técnicos, mas também perfis dos colaboradores as avaliações de desempenhos se tornaram algo que irá estimular uma competição saudável entre os membros das equipes, estimulando novas lideranças e trazendo assim uma ferramenta poderosa de união da equipe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com