TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mulheres são maioria no mundo dos negócios

Resenha: Mulheres são maioria no mundo dos negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/8/2013  •  Resenha  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 2

Mulheres são maioria no mundo dos negócios

Reconhecida pela sua força, a mulher brasileira supera os homens no mundo dos negócios. Dos 18,8 milhões de pessoas à frente de empreendimentos em estágio inicial ou com menos de 42 meses de existência no país, 53% são mulheres e 47% homens.

Os números estão na última pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor). Realizada no Brasil desde 2000, por meio do IBPQ (Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade), a partir de 2001 o levantamento passou a contar com a participação do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

O empreendedorismo, consequentemente, vem junto com o poder. Agora, as mulheres sentem isso mais fortemente com a posse da presidente Dilma Rousseff, um marco na história política do Brasil.

A realidade do mercado de trabalho mostra que elas realmente chegaram lá. Em Minas Gerais são vários os exemplos.

Na política, o novo governador Antônio Anastasia (PSDB) nomeou cinco mulheres para o secretariado do governo, entre elas Maria Coeli Simões Pires, que ocupa secretaria extraordinária: Casa Civil e Relações Institucionais.

Advogada e procuradora aposentada da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, ela atuou junto ao Poder Legislativo em diversos cargos técnicos, entre eles o de Consultora Geral e Secretária Geral da Mesa.

Sem medo do futuro

Mesma característica tem a empresária Beth Pimenta, 61 anos, fundadora da perfumaria Água de Cheiro. Aos 17 anos, ela saiu de São João Evangelista para morar em Belo Horizonte e estudar. Junto com os livros começou a trabalhar no departamento de expansão da ACMinas.

Foi nesse período que descobriu seu tino comercial. Com três filhos (o primeiro quando tinha 34 anos), ela não esconde que chegou a ficar dividida entre os afazeres na empresa e os do lar.

- Não sabia se ficava com meus filhos na natação ou se iria atender executivos estrangeiros que visitavam a empresa. Foi então que assumi meu lado mais forte, que é o empresarial. Meus meninos sempre entenderam.

Decidida, no final de 2009, Beth repassou a empresa para um grupo de executivos e continua franqueada em três lojas na capital. Ela conta que nunca teve medo do futuro, nem saudade do passado - virtudes que herdou do pai.

A psicóloga organizacional Viviane Cristina dos Santos comenta que, além da capacidade de decidir e de se posicionar, a mulher tem ainda a intuição a seu favor.

- [A mulher] sabe usar a palavra certa, no momento certo.

Ela afirma que a mulher poderosa fala claramente o que pensa, sobre o que gosta ou o que não gosta e sabe que não passa de um mito a crença de que precisa ser igual ao homem ou como as outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com