TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como são tratados o direitos e deveres de homens e mulheres em diferentes lugares do mundo

Por:   •  6/10/2015  •  Dissertação  •  3.715 Palavras (15 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 15

Irã

São criminalizadas as relações sexuais entre pessoas do mesmo gênero, sendo punidas a pena de morte segundo os Direitos Humanos do Irã.

A cirurgia para mudança de gênero é apoiada pelo governo local, apenas para correção de supostas falhas de identidade sexual.

Os homossexuais fogem para Israel a fim de evitar que a população mate-os.

• Direito e deveres das Mulheres: Segundo a Lei tirada a partir do Alcorão (Bíblia da religião Islâmica) as mulheres tinham suas vidas muito restritas, pois tinham que pedir autorização ao seu marido para poder trabalhar, não tinham direito as terras de seu marido, não podiam estudar, não podiam dirigir, entre outras coisas.

Após 1979 onde houve a Revolução Islâmica, as mulheres puderam participar de diversas atividades, por exemplo: Estudar, trabalhar, dirigir, votar, participar da área política, entre diversas coisas.

• Direito e deveres dos Homens: Para os praticantes do Islamismo é permitido a poligamia (casamento de um Homem com mais de uma Mulher), o Homem pode ter um matrimônio temporário, porem o país proíbe o matrimônio de mulheres com um homem não-muçulmano

A homossexualidade é crime neste país e o preso pode apanhar e ser morto tanto pelo governo como pelos moradores, o governo não dá suporte para esses casos.

Afeganistão

• Homossexualidade: No Afeganistão o homossexualismo é proibido por lei apenas para o sexo masculino, prevendo pena máxima de 15 ano e mínima de 5 anos. O país não protege as pessoas contra a discriminação e podem ser mortos pelo grupo Talibã que tem um regime de intolerância a homossexualidade.

• Deveres e direitos da Mulheres: Como no Irã a religião seguida é o Islamismo, logo tem as mesmas leis, após a troca de governo as mulheres tiveram seus direitos iguais aos dos homens, porem com o estado enfraquecido foi fácil para os povos mais religiosos, das aldeias e dos campos, conseguiram derrotar o estado e assim voltar a ter sua cultura Islâmica.

• Dever e direito dos Homens: Como em outros países árabes o Afeganistão permite a poligamia, o dever do homem é trabalhar, alimentar e cuidar de sua família.

Tribo indígena Ticuna

• Homossexualidade: Entre os índios ticuna, a etnia mais populosa da Amazônia brasileira, um grupo de jovens não quer mais pintar o pescoço com jenipapo para ter a voz grossa, como a tradição manda fazer na adolescência, nem aceita as regras do casamento tradicional, em que os casais são definidos na infância.

Esse pequeno grupo assumiu a homossexualidade e diz sofrer preconceito dentro da aldeia, onde os gays são agredidos e chamados de nomes pejorativos como "meia coisa". Quando andam sozinhos, podem ser alvos de pedras, latas e chacotas

• Dever e direito dos Homens: Enquanto vive sob a autoridade do pai ou sogro, o rapaz não é considerado um adulto e só se torna efetivamente um"homem" quando, em torno dos 18 anos, com um casamento mais estável, um ou dois filhos, constrói sua própria casa, assumindo suas próprias responsabilidades e participando das esferas de poder e decisão.De modo geral, a partir dos 19 já estão todos casados e até os 25 anos o casal deve ter em torno de 3 filhos. Neste período, o homem é considerado um adulto (mareãmakê) e a partir dos 25 o homem passa a ser considerado "velho", no sentido de que é mais "experiente" (djaguanta), com maior capacidade de trabalho e com um discernimento mais amplo do mundo que lhe permite aconselhar os mais novos.

• Deveres e direitos da Mulheres: A divisão sexual do trabalho é o suposto da produção e tem nas atividades femininas o ponto basilar da organização do trabalho. Na etnia ticuna da Amazônia brasileira a mulher é preparada para realizar o trabalho de artesã. A menina quando atinge a menarca é submetida a um noviciado moçangol. Ela fica mais de 30 dias isolada num determinado local sem ver o sol. Somente a mãe ou a irmã mais velha têm a autorização do pajé ou xamã para entrar no local, dar-lhe alimento e auxiliá-la na higiene corporal. A menina entra em reclusão para aperfeiçoar as prendas domésticas e aprender a fazer os utensílios que irá utilizar na sua casa após o casamento, depois de passar pelo ritual da menina-moça.A moça só estará apta para casar quando souber fazer vários objetos e prendas domésticas, pois "para ser digna de ter um marido bom caçador uma mulher deve saber fabricar uma louça de qualidade para cozinhar e servir a sua caça". Nenhum homem desposaria uma moça que não saiba fazer nada, considerando-se que "mulheres incapazes de fazer louça seriam criaturas malditas". Além de a mulher saber tratar o peixe, cozinhar e lidar com os encargos da casa, realiza também um trabalho artístico de altíssima qualidade e fina sensibilidade.

Aboriges

• Homossexualidade:Os Aboriges consideram os gay´s como pessoas normais e falam que ser gay não é ser incompatível com a cultura

• Dever e direito dos Homens: os homens caçam animais de grande porte como os cangurus

• Deveres e direitos da Mulheres: As mulheres recolhem os vegetais e o mel, caçam animais pequenos e apanham crustáceos. Os casamentos fazem-se entre primos de segundo grau. Em condições extremas, são possíveis as uniões entre clãs.

China

• Homossexualidade: as grandes religiões na antiga China possuiam algum tipo de códice que tradicionalmente tem sido interpretado como sendo contrário ao homossexualidade quando este interfere na continuação da linhagem da família. Diferente do Cristianismo, essas grandes religiões e as tradicionais filosofias chinesas tendiam a ser neutras com relação à homossexualidade. O Confucionismo diz que tanto o homem quanto a mulher devem se comportar de acordo com o tradicional Papel social de gênero. As escrituras do Confucionismo não incluem os homossexuais na lista de pecadores.O Taoismo destaca o equilíbrio que deve haver entre Yin e Yang, as forças complementares feminina e masculina respectivamente. Acredita-se que uma relação entre dois homens (Yang com Yang) pode resultar para ambos enfraquecimento e até mesmo doença. Nesse caso não houve a harmonia que é alcançada através da relação entre Yin e Yang. Em um relacionamento lésbico (Yin com Yin), não haveria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (70.6 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com